UOL Esporte Futebol
 
10/10/2009 - 17h27

Sérvia goleia Romênia por 5 a 0 e está na Copa-2010; França vai à repescagem

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Sérvia garantiu sua classificação para a Copa do Mundo-2010. Neste sábado, a equipe goleouu a Romênia por 5 a 0 em Belgrado e assegurou a primeira colocação do grupo 7. O resultado foi ruim para a França, que mesmo com a goleada por 5 a 0 sobre Ilhas Faroe depende da repescagem para ir à África do Sul.

A Sérvia abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo com Zigic. Os donos da casa ficaram em situação ainda mais tranquila na etapa final. Aos 15 minutos, Pantelic marcou o segundo. Kuzmanovic fez o terceiro aos 33.

Para selar a goleada e a classificação sérvia para o Mundial-2010, Jovanovic foi às redes duas vezes, aos 42 e aos 45. Esta é a primeira vez na qual a Sérvia disputará uma Copa "sozinha" - em 2006, a seleção foi à Alemanha como Sérvia e Montenegro.

"É como um sonho. Esta é a primeira vez na qual a Sérvia vai para uma Copa com seu nome verdadeiro", destacou Pantelic. "Estou extremamente feliz, pois selamos a classificação em grande estilo. Se continuarmos assim na África do Sul, seremos uma força a ser reconhecida", avaliou o treinador Radomir Antic.

Com a vitória, a Sérvia chegou a 22 pontos e não pode mais ser alcançada pela França. Os Bleus, atuais vice-campeões mundiais, tentam agora se classificar para o Mundial-2010 pela repescagem.

Em Guingamp, a França fez sua parte e derrotou a frágil seleção de Ilhas Faroe também por 5 a 0. Os Blues pressionam os rivais desde o começo, mas levavam azar nas finalizações. Por duas vezes, os donos da casa acertaram a trave. A primeira foi aos onze minutos, com Toulalan; na segunda, aos 24, foi a vez de Govou mandar no poste.

Os franceses respiraram aliviados aos 34. Após jogada pela esquerda, Anelka tocou rasteiro para Gignac, que girou e tirou do alcance do goleiro Mikkelsen. Três minutos depois, Gallas acertou o travessão ao desviar de cabeça uma falta cobrada por Henry. Aos quatro, Gignac ampliou, mesmo marcado e em ângulo desfavorável.

Na etapa final, a França fez o terceiro logo aos oito minutos. Em uma cobrança de escanteio, Gallas cabeceou para as redes. Aos 41, Henry recebeu de Benzema dentro da área e chutou; Mikkelsen rebateu nos pés e Anelka, que só empurrou para marcar. Dois minutos depois, Benzema acertou o canto direito para fechar a goleada.

"Não dá para pedir muito mais. O time mostrou que merece ser apoiado. Há qualidade na equipe e precisamos confirmar isso em um mês. A classificação nunca foi fácil e qualquer rival que tivermos na repescagem será duro, mas este time está crescendo e mostrando ter estilo", comentou Raymond Domenech, treinador da seleção francesa.

Com o resultado, a França foi a 18 pontos e assegurou o segundo lugar no grupo 7. Agora, para se classificar para a Copa, os franceses precisam superar a repescagem.

*Atualizada às 17h51

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host