UOL Esporte Futebol
 
10/09/2009 - 09h31

CSKA confirma demissão de Zico e contrata ex-técnico de Sevilla e Real

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O CSKA confirmou nesta quinta-feira a demissão do técnico brasileiro Zico do comando da equipe. A saída do treinador já vinha sendo especulada pela imprensa russa desde a semana passada, mas foi oficializada hoje pelo clube.

EFE e AP/Arte UOL
Técnico espanhol Juande Ramos (e) chega ao CSKA para substituir o brasileiro Zico
ARGENTINOS CRITICAM MARADONA
LEIA AS 'PATADAS' DE DUNGA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
CAMPEONATOS EUROPEUS
"Por comum acordo entre as partes, foi rescindido nesta quinta-feira o contrato do técnico do CSKA, Zico", diz comunicado divulgado no site oficial do clube. "Somos gratos a Arthur Antunes Coimbra pela passagem por nosso clube e pelas conquistas da Supercopa da Rússia e da Copa da Rússia, ambas sob seu comando. Continuamos bons amigos e desejamos boa sorte ao técnico brasileiro em seus novos trabalhos".

Contratado no início deste ano, Zico vinha sendo questionado pela campanha do CSKA no Campeonato Russo 2009. A equipe ocupa apenas a quarta colocação e acaba de perder seus dois principais jogadores, o brasileiro Vágner Love e o russo Yuri Zhirkov.

Em entrevista ao Sportv, Zico mostrou-se conformado com a decisão do clube. "No futebol nada nos surpreende. Quando você escolhe ser técnico, já sabe que vai ser eternamente interino", afirmou o treinador. "Ontem o presidente me chamou e disse que não gostaria que eu continuasse no time. Agora nós estamos em um processo de rescisão e eu espero que tudo se resolva da melhor maneira possível para eu já estar no Brasil na semana que vem".

O cargo de técnico do time, porém, não ficará vago nem por um dia. Além de anunciar a demissão de Zico, o CSKA já confirmou a contratação do espanhol Juande Ramos, ex-técnico de Sevilla e Real Madrid, entre outras equipes. Horas antes, o próprio treinador já havia antecipado sua contratação.

"Juande Ramos assinou hoje como novo técnico do CSKA Moscou", diz nota publicada na página oficial do técnico. "Juande vai acompanhado pelo preparador físico Marco Alvarez, que forma comissão técnica com Juande desde a temporada 2003/2004, quando ele treinou o Málaga. Eles viajam ainda hoje para estrear já no sábado, no jogo contra Krylya Sovejov [pelo Campeonato Russo]".

Ainda no comunicado, o espanhol se diz preparado para a missão de conduzir o time russo a uma boa colocação na Liga dos Campeões, em cuja fase de grupos o CSKA divide chave com Manchester United, Besiktas e Wolfsburg.

"Eu amo novos desafios. Nós pretendemos ajudar o time a consolidar-se como uma potência na Europa, e vamos trabalhar duro nos próximos três meses", declarou o treinador.

Treinador de larga experiência na Espanha, Juande Ramos alcançou seu auge ao comandar o Sevilla na conquista do bicampeonato da Copa da Uefa, nas temporadas 2005/2006 e 2006/2007.

No ano passado, porém, ele amargou fracassos em duas equipes diferentes. Após deixar o Tottenham na lanterna do Campeonato Inglês em uma passagem de apenas dois meses, Ramos assumiu o comando do Real Madrid em dezembro do ano passado, substituindo Bernd Schuster, mas não obteve sucesso e viu o rival Barcelona conquistar o título do Campeonato Espanhol.

*Atualizada às 12h00

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host