UOL Esporte Futebol
 
09/09/2009 - 17h27

Noruega vence, é beneficiada por revés escocês e sonha com repescagem

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Holanda encerrou sua participação no grupo 9 das eliminatórias européias para a Copa-2010 com mais uma vitória. A oitava consecutiva. Derrotou a Escócia por 1 a 0, em Glasgow, e, de quebra, definiu a segunda colocação da chave e que ainda tem chances de assegurar presença na repescagem. O tento eliminou os escoceses e manteve o sonho vivo da Noruega, que derrotou a Macedônia por 2 a 1, em Oslo.

No entanto, ainda não sabe se estará classificada para a repescagem. Precisará secar, e muito, os rivais das outras chaves nas duas últimas rodadas. De acordo com o regulamento, ao final da fase de grupos, os segundos colocados das outras oito chaves --todas com seis times cada um-- terão descontados os resultados contra o lanterna de cada grupo.

Só assim, a Europa saberá quais serão as oito seleções que disputarão as últimas quatro vagas continentais para o Mundial da África do Sul. No grupo 9, o único com cinco times, a Holanda já havia confirmado sua presença na Copa do próximo ano. Chegou aos 24 pontos (100% de aproveitamento). A rodada definiria a segunda posição. E os noruegueses levaram a melhor. Somou dez pontos, mesma pontuação da Escócia. No entanto, levou vantagem nos critérios de desempate.

Mas a conquista da segunda posição foi suada. Foi para o intervalo com uma tranquila vitória sobre a Macedônia por 2 a 0, com tentos anotados Helstad e Riise fizeram os tentos. Porém, o resultado não adiantava. A Escócia segurava o empate contra os holandeses, que chegaram a acertar uma bola na trave da etapa inicial, com Kuyt.

Aos 34min do segundo tempo, a Macedônia diminuiu, com Grncarov. Tudo levava a crer que a Escócia ficaria com a segunda posição. No entanto, a Holanda pressionou e chegou ao seu primeiro gol, com Elia, aos 36min. Com isso, chega aos 17 tentos anotados na fase de grupos e coloca ponto final nas chances do time escocês.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host