UOL Esporte Futebol
 
12/08/2009 - 14h52

Reserva de Henry rouba cena, e França evita vexame contra Ilhas Faroe

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os badalados Thierry Henry e Franck Ribery foram coadjuvantes nesta quarta-feira e viram um reserva pouco conhecido internacionalmente salvar a França de um grande decepção nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010. Atacante de 23 anos do Toulouse, Andre-Pierre Gignac marcou o gol da vitória por 1 a 0 dos vice-campeões mundiais de 2006 sobre as modestas Ilhas Faroe, fora de casa, e manteve o combinado treinado por Raymond Domenech no páreo pela vaga no Grupo 7.

Bob Strong/Reuters
Gignac (d) comemora com Malouda o gol da vitória da França sobre as Ilhas Faroe
ALEMANHA DERROTA AZERBAIJÃO
FUTEBOL PELO MUNDO NA QUARTA
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE FUTEBOL
Sem o lesionado atacante do Barcelona durante todo o jogo e podendo contar com o meia do Bayern de Munique por apenas 25 minutos, a França teve problemas para furar o bloqueio defensivo do país insular, que entrou em campo com três zagueiros, três volantes e apenas um atacante. Restou ao habilidoso Yoann Gourcuff e ao veloz Florent Malouda a função de armar as jogadas ofensivas do time de Domenech, e o oportunismo de Gignac acabou fazendo a diferença contra os lanternas da chave.

Gignac, de 23 anos de idade, conseguiu a importante vitória e os vitais três pontos para a França aos 42 minutos do primeiro tempo. O centroavante do Toulouse recebeu passe de Malouda na área e, com um chute forte, tirou o goleiro Mikkelsen da jogada e salvou o brio dos franceses em Torshavn, capital da ilha localizada entre Escócia e Dinamarca. Tanto antes como depois do gol, os franceses tiveram poucas oportunidades concretas de marcar.

No segundo tempo, Domenech promoveu a estreia de Ribery na temporada. O meia, que não estreou pelo Bayern de Munique no Campeonato Alemão no último final de semana por causa de uma tendinite no joelho esquerdo, entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo na vaga de Malouda e pouco conseguiu produzir.

Ainda sem ritmo, o jogador seduzido pelo interesse do Real Madrid foi incapaz de ajudar os gauleses a ampliarem o marcador em Torshavn. A grande aparição de Ribery na partida foi aos 28 minutos, com um lançamento para Gourcuff. O meia do Bordeaux recebeu o passe e cruzou na cabeça de Gignac, que teve seu segundo gol frustrado por uma bela defesa de Mikkelsen.

O gol salvador de Gignac elevou a França aos 13 pontos ganhos em seis jogos no Grupo 7 das Eliminatórias Europeias, mas o país seguiu na segunda colocação com relativa distância para a surpreendente Sérvia, líder com 18 pontos em sete partidas realizadas. Os pupilos de Domenech, porém, puderam afastar as ameaças da Lituânia, terceira com nove pontos e um jogo a mais que os franceses. As Ihas Faroe seguem no último lugar, com 1 ponto.

O próximo compromisso dos Bleus será dentro de três semanas, em 5 de setembro, data em que recebe a Romênia no Estádio de Saint-Dennis às 16 horas (de Brasília). As Ilhas Faroe, por sua vez, viajam à região central do continente europeu para enfrentar a Áustria em Graz no mesmo dia, mas um pouco mais cedo: às 15h30.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host