UOL Esporte Futebol
 
17/06/2009 - 16h59

Coreia do Norte empata com Arábia Saudita e se classifica para a Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Coreia do Norte empatou sem gols contra a Arábia Saudita fora de casa nesta quarta-feira e se tornou a quarta seleção das eliminatórias asiáticas classificada para a Copa do Mundo de 2010, ao lado de Austrália, Japão e Coreia do Sul. É o retorno do time ao Mundial após 44 anos, desde que causou choque ao eliminar a Itália na primeira fase em 1966.

COREIA DO NORTE NA COPA 2010
Reuters
Norte-coreanos comemoram empate fora de casa que os classificou para a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1966
VEJA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO
Naquela Copa, a Coreia do Norte estreou com derrota de 3 a 0 para a União Soviética, mas depois conseguiu um empate de 1 a 1 contra o Chile e venceu a Itália por 1 a 0, classificando-se em segundo lugar no seu grupo e deixando a Azzurra para trás. Nas quartas de final, chegou a abrir 3 a 0 sobre Portugal, mas tomou a virada e perdeu por 5 a 3 da seleção comandada pelo artilheiro Eusébio.

Desde então, a Coreia do Norte não conseguiu outros resultados expressivos. Nesta eliminatória, o time começou eliminando a Mongólia com duas goleadas, e depois deixou para trás Jordânia e o Turcomenistão no grupo 3 da terceira rodada, classificando-se para a fase final ao lado da vizinha Coreia do Sul.

As duas Coreias entraram juntas no grupo 2 da fase final, e conseguiram a classificação. Já a Arábia Saudita, mesmo com o empate em casa, assegurou a terceira posição na chave e está classificada para a repescagem, que será disputada em setembro contra o Bahrein. O vencedor deste jogo enfrenta a Nova Zelândia em disputa direta por vaga na Copa de 2010.

Jogando em casa, a Arábia Saudita precisava vencer para obter a classificação direta e participar de sua quinta edição consecutiva da Copa. Pressionou desde o início, mas a Coréia do Norte, que chegou a ter um jogador expulso no fim do jogo, se segurou e garantiu o segundo lugar do grupo com 12 pontos, mesmo número dos sauditas, mas com vantagem no saldo de gols. Primeira colocada, a Coréia do Sul já estava classificada com 16 pontos.

Com o empate, a Arábia Saudita e se beneficiou do resultado do jogo do Irã, que empatou com a Coreia do Sul e estacionou nos 11 pontos, sendo eliminado. Já o Bahrein se classificou para a repescagem ao vencer o Uzbequistão por 1 a 0 jogando em casa, com gol de Mahmood Abdulrahman aos 30 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host