UOL Esporte Futebol
 
10/06/2009 - 19h58

Tevez erra pênalti, Argentina perde do Equador e vê 4º lugar ameaçado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Argentina caiu na "armadilha" da altitude pela segunda vez seguida nas eliminatórias sul-americanas para a Copa-2010. Se no dia 1º de abril o elenco treinado por Maradona não suportou os 3.650 metros de La Paz e foi massacrado pela Bolívia, hoje viu Tevez desperdiçar um pênalti e acabou sendo derrotado pelo Equador por 2 a 0, em Quito, que fica a 2.800 metros de altitude.

Crédito
Maradona sofreu o segundo revés consecutivo em jogos na altitude
ASSISTA AOS GOLS DO EQUADOR
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
PÁGINA DAS ELIMINATÓRIAS
Apesar do revés, a Argentina ainda mantém a quarta colocação, com 22 pontos. No entanto, vê a aproximação perigosa do próprio Equador, que subiu para 20 pontos. Não bastasse isso, Messi e seus companheiros terão um compromisso complicado na próxima rodada. Em setembro, enfrentarão a seleção brasileira, em Buenos Aires. Já os equatorianos duelam diante da Colômbia.

Diferentemente do que ocorreu contra os colombianos, a Argentina entrou em campo sem Mascherano, suspenso, e Aguero, contundido. E o técnico Maradona sabia exatamente que precisaria segurar o ímpeto de uma equipe empolgada pela vitória sobre o Peru e que atuava na altitude. Conseguiu na etapa inicial. Para se ter ideia, o primeiro ataque perigoso dos donos da casa ocorreu apenas aos 22min, num chute de Montero.

Apesar de ter menor tempo de posse de bola, os argentinos eram mais perigosos. Com apenas 10min, Tevez e Messi já haviam desperdiçado boas chances. Aliás, a melhor oportunidade saiu dos pés da dupla. Aos 27min, o meia do Barcelona lançou para o atacante, que foi derrubado dentro da área pelo goleiro equatoriano. O juiz chileno Carlos Chandía marcou pênalti. O ex-corintiano cobrou, mas Elizaga defendeu.

O segundo tempo foi bem diferente. O Equador adiantou sua marcação e conseguiu fazer a pressão que não havia feito nos primeiros 45 minutos. Seu lado direito com Mendez e Reasco, por exemplo, começou a funcionar. Aos 3min, Andújar fez uma complicada defesa após falta batida por Ayoví. No entanto, assim como ocorreu na etapa inicial, era ameaçado pelo contra-ataque.

Num deles, aos 13min, Elizaga fez outro "milagre" ao defender um chute cara a cara de Gago. Apesar do susto, os donos da casa mantiveram a mesma postura. Sufocaram os argentinos. De tanto insistir, o Equador abriu o marcador. Aos 26min, Ayoví aproveitou saída errada do rival e bateu forte, sem defesa para Andújar. A equipe de Maradona sentiu o golpe e não conseguiu reagir.

Messi pouco produziu. O treinador argentino tentou mexer com o ânimo da equipe. Chegou até a colocar o experiente Verón em campo. Nada adiantou. Os equatorianos continuaram melhores e chegaram ao segundo gol, aos 38min, Palacios, que bateu no canto direito de Andújar. 2 a 0. Não bastasse o revés, os argentinos ainda foram obrigados a escutar gritos de "olé" dos torcedores locais.

EQUADOR 2 X 0 ARGENTINA

Equador
Elizaga; Reasco; Hurtado, Espinoza e Ayoví; Castillo, Noboa (Palácios), Mendez e Valencia; Tenorio (Montero) e Caicedo.
Técnico: Sixto Vizuete

Argentina
Andújar; Zanetti, Burdisso, Demichelis e Heinze (Milito); Rodríguez, Gutierrez, Gago (Veron) e Battaglia; Messi e Tevez (Bergessio).
Técnico: Diego Maradona

Data: 10/06/2009 (quarta-feira)
Estádio: Olímpico Atahualpa, em Quito (EQU)
Árbitro: Carlos Chandía (CHI)
Cartões amarelos Elizaga, Noboa e Valencia (Equador); Gutierrez (Argentina)
Gol: Ayoví, aos 26min, e Palácios, aos 38min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host