UOL Esporte Futebol
 

Luís Fabiano marcou o terceiro gol brasileiro e depois foi expulso da partida

06/06/2009 - 17h57

Brasil ignora obstáculos, atropela Uruguai e assume a liderança

Alexandre Sinato
Em Montevidéu (Uruguai)*
Nem tabu, nem melhor ataque, nem pressão. O Brasil ignorou todos esses obstáculos e goleou o Uruguai por 4 a 0 neste sábado. Em pleno estádio Centenário, em Montevidéu, a equipe de Dunga conquistou uma vitória convincente e com placar inesperado. Assim, assumiu a liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
11min - GOOOOOOLLLLLLLL DO BRASIL!!! Daniel Alves arrisca chute da intermediária e conta com falha grotesca de Viera para abrir o placar no Centenário.
21min - Maximiliano Pereira cruza rasteiro da direita e Daniel Alves, quase sobre a linha do gol, afasta o perigo da área brasileira.
26min - Após levantamento da direita, Eguren cabeceia na área e manda rente à trave direita de Júlio César.
35min - GOOOOOOOLLLLLL DO BRASIL!!! Em rebote de escanteio, Elano cruza na medida para Juan, que se antecipa a Viera e manda de cabeça para o fundo da rede.
38min - Alvaro Pereira é acionado na entrada da área e toca rasteiro, mas Júlio César consegue desvio salvador.
43min - Suárez avança pela esquerda dentro da área, mas seu chute para em Júlio César, bem posicionado.
SEGUNDO TEMPO
6min - GOOOOOOLLLLLLL DO BRASIL!!! Após arrancada de Robinho, Kaká abre na direita para Elano. Ele toca para Luís Fabiano, que chuta com força para fazer um belo gol.
13min - Luís Fabiano recebe na área e toca com categoria na saída de Viera, mas o desvio no meio do caminho impede o gol.
17min - Maximiliano Pereira chuta de fora da área e a bola sai à esquerda de Júlio César com certo perigo.
29min - GOOOOOOLLLLLLL DO BRASIL!!! Kaká sofre pênalti e ele mesmo cobra com categoria para fazer o quarto gol brasileiro no jogo.
35min - Júlio César evita o gol de honra do Uruguai em cabeçada de Abreu. Bela defesa.
38min - Abreu aproveita cruzamento da direita, domina e manda no travessão. A bola desvia no meio do caminho.
VEJA AS FOTOS DO JOGO
CLASSIFICAÇÃO DO TORNEIO
ARTILHARIA COMPLETA
MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL
Velocidade, marcação forte e uma dose de sorte foram as armas dos brasileiros nesta tarde. O time visitante chegou a sua sexta vitória no torneio com um "frango" do goleiro Viera, uma cabeçada certeira de Juan, um belo gol de Luís Fabiano e um pênalti convertido por Kaká.

Os pentacampeões agora têm os mesmos 24 pontos do Paraguai, derrotado pelo Chile por 2 a 0, mas levam vantagem no saldo de gols (18 a 8). "Nosso objetivo é ganhar todos os jogos. Se pudermos classificar com folga será ainda mais importante", analisou Robinho.

"O momento-chave do jogo foi o gol do Daniel Alves [o primeiro, aos 11min da etapa inicial]. Ele fez com que a gente tivesse uma atuação melhor, com os contra-ataques funcionando. Era o que todo mundo esperava para quebrar mais um tabu", comentou Kaká.

Com a vitória, o Brasil acabou com uma marca que já durava 33 anos. Desde 1976, quando triunfou por 2 a 1, a seleção verde e amarela não ganhava da equipe celeste na casa do adversário. Desta vez, calou mais de 50 mil torcedores e superou até as próprias expectativas, com o placar mais amplo conquistado no Uruguai.

Na véspera do jogo, os brasileiros admitiram que até um empate seria um resultado importante em território uruguaio. Mas bem posicionado atrás e contando com arrancadas de seus jogadores mais velozes, o time de Dunga se impôs diante do Uruguai para vencer duas seguidas pela primeira vez nessas eliminatórias (vinha de triunfo sobre o Peru).

Nem mesmo a presença do uruguaio Forlán, artilheiro da Europa na última temporada, foi suficiente para dar trabalho à melhor defesa do torneio. O Brasil, agora, tem cinco gols sofridos em 13 partidas.

Com o Centenário tomado pelos uruguaios, a seleção anfitriã iniciou a partida como se esperava: sufocando o Brasil. Teve maior volume de jogo e chegou com frequência à meta brasileira. No entanto, esbarrou na falta de pontaria e nos erros na hora de definir.

A equipe de Dunga não teve nenhuma oportunidade clara de gol no começo do jogo. E nem precisou disso para abrir o placar. Em um chute da intermediária de Daniel Alves, o goleiro Viera falhou feio e viu, logo aos 11min, os brasileiros saírem em vantagem: 1 a 0.

O susto não mudou a forma de jogar do Uruguai. O time seguiu pressionando a saída de bola e tentando diminuir os espaços. O Brasil, por sua vez, apostou nas saídas em velocidade, com Robinho, Kaká e Daniel Alves. Deu certo. Depois de conseguir um escanteio dessa maneira, Juan aproveitou cruzamento de Elano no rebote e cabeceou para fazer 2 a 0. Segundos antes, Juan quase marcou em lance parecido.

Minoria no estádio, a torcida brasileira passou a ser ouvida. "Aha, uhu, o Centenário é nosso", gritaram os brasileiros. Diante da desvantagem, o Uruguai foi ainda mais para cima. Até criou duas boas chances, mas Júlio César defendeu ambas e mostrou por que a seleção chegou para esta rodada como a melhor defesa das eliminatórias.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Desenhava-se uma goleada, mesmo com Kaká irreconhecível"
BLOG DO JUCA KFOURI
No segundo tempo, o Uruguai voltou com o atacante Abreu em campo para tentar diminuir o prejuízo. O time anfitrião, porém, não contava que o Brasil acertaria belo contra-ataque que terminou com gol de Luís Fabiano, aos 6min.

Depois de marcar seu sétimo gol, o artilheiro do Brasil nas eliminatórias foi expulso. O árbitro interpretou a simulação de um pênalti e ele recebeu o segundo cartão amarelo no jogo. Perdido no ataque, o Uruguai tentou de tudo. Quem fez, porém, foi o Brasil. Kaká sofreu pênalti e converteu para ampliar para 4 a 0, aos 29min.

Os brasileiros presentes nas arquibancadas fizeram a festa. E em bom "portunhol". "Adiós, Celeste!", entoaram os torcedores. Em campo, o Brasil só administrou a larga vantagem e ainda contou com bela participação do setor defensivo para triunfar com tranquilidade e ouvir gritos de "olé".

URUGUAI 0 X 4 BRASIL

Uruguai
Viera; Maximiliano Pereira (Fernández), Valdez, Godín (Cavani) e Cáceres; Martínez, Pérez (Abreu), Eguren e Alvaro Pereira; Suárez e Forlán
Técnico: Oscar Tabárez

Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Juan, Lúcio e Kléber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Ramires) e Kaká (Júlio Baptista); Robinho (Josué) e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Data: 06/06/2009 (sábado)
Local: estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Árbitro: Saúl Laverni (ARG)
Auxiliares: Gustavo Esquivel (ARG) e Ariel Bustos (ARG)
Cartões amarelos: Valdez, Eguren (URU)
Cartões vermelhos: Maximiliano Pereira (URU); Luís Fabiano (BRA)
Gols: Daniel Alves, aos 11min, e Juan, aos 35min do primeiro tempo; Luís Fabiano, aos 6min, e Kaká, aos 29min do segundo tempo

*Atualizada às 21h52

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host