UOL Esporte Futebol
 

Os jogadores holandeses aplaudem sua torcida, que apoiou a equipe fora de casa

06/06/2009 - 17h40

Holanda vence com espetáculo e se garante como 1ª europeia na Copa

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Reprodução
Holanda vence por 2 a 1 e vai á Copa-2010
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
A Holanda confirmou todo seu favoritismo no grupo 9 das eliminatórias europeias, venceu sua sexta partida em seis jogos, e se garantiu como primeira seleção do velho continente na Copa do Mundo da África do Sul de 2010. A classificação veio com o triunfo deste sábado, atuando fora de casa, de 2 a 1 imposto sobre a Islândia.

A seleção holandesa, comandada por Bert Van Marwijk, chega a sua nona disputa de um Mundial. Em 2006, a equipe então dirigida por Van Basten, foi eliminada nas oitavas de final da Copa da Alemanha após perder para Portugal, do técnico brasileiro Felipão, por 1 a 0, em jogo marcado por muito violência de ambos os lados. O time entra para o torneio, mais uma vez, credenciado como forte candidato às finais, mas com o velho estigma de "amarelão".

Contra a fraca seleção islandesa, a "Laranja Mecânica" massacrou os retrancados adversários desde o primeiro minuto de jogo, com um futebol bonito, envolvente, cheio de toques rápidos e precisos, característicos da escola holandesa.

No princípio do jogo, após cobrança de falta na entrada da área pela direita, De Jong subiu bem de cabeça e abriu o placar para os visitantes, aos 8min. Os holandeses seguiam muito superiores e dois minutos depois quase ampliaram a vantagem com Robben, que chutou para fora em chance de dentro da grande área.

HOLANDA SE GARANTE NO MUNDIAL
AP
A torcida holandesa compareceu ao estádio do adversário para apoiar sua seleção
AP
O meia De Jong (e) comemora após abrir o placar da vitória holandesa sobre a Islândia
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO 9
VEJA AS FOTOS DAS ELIMINATÓRIAS
INGLATERRA GOLEIA E SEGUE 100%
JAPÃO TAMBÉM SE GARANTE NA COPA
SÉRVIA VENCE E COMPLICA A FRANÇA
Em bonita e rápida troca de passes do ataque laranja, a bola ficou com o meia Van Bommel que, de fora da área, acerto um belo chute rasteiro indefensável para o goleiro Gunnleifsson. Com 16 minutos de jogo, a Holanda já vencia por 2 a 0, e ia vendo a classificação para a Copa do Mundo cada vez mais próxima.

Com 31 minutos, nova jogada envolvente dos holandeses, que por muito pouco não marcaram o terceiro. O chute forte de Van Persie explodiu na trave da Islândia. Instantes depois, Robben apareceu na cara do gol, mas mandou para fora. Com a Holanda mandando na partida, o primeiro tempo terminou com 2 a 0 à favor do time visitante.

A toada holandesa seguia a mesma no início da segunda etapa, e os habilidosos Van Persie, Robben e Van der Vaart infernizavam a defesa adversária. Já com o resultado praticamente assegurado, a equipe laranja manteve a posse de bola, investindo um pouco menos no ataque. A Islândia, quando chegava, não levava perigo.

Para não passar em branco diante de seus torcedores, a Islândia marcou no final da partida, depois de cobrança de escanteio, com o zagueiro Sigurdsson, de cabeça, aos 43 minutos. Apesar do pequeno susto, a Holanda ratificou a vitória e se classificou para a Copa africana, já que a Escócia, vice-líder do grupo, tem 7 pontos e não pode alcançar os 18 conquistados pelos holandeses.

"Ganhar seis partidas das eliminatórias merece um elogio", afirmou o treinador Van Marwijk após a conquista. "Meu objetivo era de se classificar para a fase final da Copa e agora temos um ano para nos preparar, mas também queremos ganhar os dois últimos jogos das eliminatórias", disse ele se referindo aos duelos contra Noruega e Escócia.

Na partida que abriu a rodada do grupo, os lanternas Macedônia e Noruega não saíram de um empate sem gols em Skopje, o que deixou os noruegueses com apenas três pontos e pouquíssimas chances de alcançar a segunda colocação da chave, que permite uma nova chance de classificação à Copa em uma repescagem.

Já em jogo único do grupo 3 na rodada, a Eslováquia foi impiedosa contra San Marino, o pior time das eliminatórias europeias, e goleou os adversários diante de sua torcida por 7 a 0, assumindo assim a liderança da chave, com 15 pontos, dois a mais que a Irlanda do Norte.

*Atualizada às 19h35

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host