UOL Esporte Futebol
 
02/06/2009 - 10h30

Jornais revelam que Morumbi é pior estádio da Copa e pode reduzir capacidade

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Dias após a escolha de São Paulo como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a cidade mais rica do país viu o seu estádio escolhido para o Mundial receber uma série de críticas da Fifa. Segundo os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, o Morumbi foi considerado o pior estádio entre os 12 que serão usados na Copa, terá de sofrer várias reformas e pode ter a capacidade reduzida para apenas 46 mil pessoas, o que inviabilizaria sua utilização no jogo de abertura, pois a Fifa exige um estádio para, ao menos, 60 mil pessoas nesta partida.

CRÍTICAS AO MORUMBI
Divulgação
Animação mostra como será o Morumbi para a Copa-2014; estádio é alvo de críticas
CONFIRA A PÁGINA DE SÃO PAULO
IMAGENS DA CIDADE DE SÃO PAULO
IMAGENS DO PROJETO DE SÃO PAULO
QUAL O MELHOR PROJETO?
CONFIRA A LISTA DAS SEDES
Segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, inclusive, a cidade só não perdeu o direito de ser sede da Copa por conta do poderio financeiro e da infraestrutura da cidade, considerada a melhor entre todas as candidatas.

As maiores críticas reveladas pelas publicações são as áreas reservadas à imprensa (número de estúdios insuficiente, localização dos equipamentos de geração da transmissão de TV e capacidade reduzida da área para a zona mista de entrevistas), os vestiários e uma série de reformas no estádio. Com isso, o jornal O Globo revelou que a Fifa recomendará a mudança da capacidade do Morumbi de 62 mil pessoas (prevista no projeto, hoje são 70 mil) para 46 mil.

Com tantos problemas, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fala até na escolha de um outro local para receber os jogos da Copa. "Uma das principais discussões com a cidade de São Paulo é sobre o estádio. Necessitamos encontrar uma solução para este estádio ou para a construção de um novo estádio. Mas, definitivamente, o Morumbi não atende a todos os requisitos que necessitamos nos 12 estádios da Copa do Mundo", disse ao jornal O Globo.

No último domingo, o governador de São Paulo, José Serra, mostrou confiança no trabalho do São Paulo Futebol Clube, proprietário do estádio, para atender todas as exigências da Fifa, mas voltou a garantir que não liberará dinheiro público para as reformas no local. O presidente do clube, Juvenal Juvêncio, confirmou que os R$ 135 milhões previstos para as reformas virão do São Paulo Futebol Clube e que "84% das exigências" já estavam sendo atendidas.

Os estádios com projetos mais caros para a Copa do Mundo de 2014 são, justamente, os que correm mais risco de serem pouco utilizados após a competição. A despeito da pouca tradição do futebol local, Manaus e Brasília anunciaram investimentos de R$ 600 milhões para as reformas do Vivaldão e do Mané Garrincha, respectivamente. No entanto, o presidente da CBF e do comitê organizador do Mundial, Ricardo Teixeira, diz acreditar que os dois não se tornarão "elefantes brancos".
NADA DE "ELEFANTE BRANCO"
LEIA REPORTAGEM COMPLETA
ESTÁDIOS DE 1950 ESTÃO FORA
A escolha do Morumbi para ser a sede dos jogos em São Paulo na Copa do Mundo-2014 está longe de ser uma unanimidade. O assunto que tem provocado racha entre autoridades municipais é o estádio que representará a cidade no Mundial. O Morumbi, de propriedade do São Paulo e indicação oficial da capital paulista, é apoiado pelo governador e seus seguidores, mas tem encontrado barreiras na Prefeitura.

O secretário municipal de esportes, Walter Feldman, é um dos defensores do Pacaembu, não por acaso de propriedade da Prefeitura. Sempre que pode, o político tenta, mesmo que sutilmente, desqualificar o Morumbi e deixar acesa a chama em torno do nome do estádio que tradicionalmente é utilizado para receber os jogos do Corinthians.

Os problemas vistos no Morumbi colocam em dúvida o local como sede da abertura da Copa. Além do problema da capacidade, o estádio tem a concorrência de Belo Horizonte e Brasília para receber o primeiro jogo do Mundial. A final deve mesmo ser realizada no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host