UOL Esporte Futebol
 

Eto'o e Iniesta comemoram o gol da classificação do Barça

06/05/2009 - 17h43

Barcelona elimina o Chelsea no fim e decide a Liga contra o Manchester

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Barcelona confirmou a boa fase e conseguiu quebrar a hegemonia inglesa nas semifinais da Liga dos Campeões com um empate por 1 a 1 fora de casa contra o Chelsea, conquistado nos acréscimos com um gol de Iniesta. Como o jogo de ida na Espanha terminou no zero, o time catalão avançou à final pela vantagem de gols fora de casa, e vai tentar o seu terceiro título europeu contra o atual campeão Manchester United.

BARÇA CONSEGUE GOL DRAMÁTICO
Gerry Penny/EFE
Logo no início do jogo, Essien aproveitou sobra e pegou em cheio para acertar o gol
Eddie Keogh/Reuters
Tudo dava certo para o Chelsea até Iniesta chutar de fora e marcar nos acréscimos
Dylan Martinez/Reuters
Para desespero de Lampard, eliminado pela quarta vez em cinco semifinais
VEJA AS FOTOS DA PARTIDA
DANIEL ALVES NÃO JOGA A FINAL
ESPANHOIS FALAM EM MILAGRE
INIESTA: "CLASSIFICAÇÃO MERECIDA"
HIDDINK PÕE A CULPA NO JUIZ
LEIA MAIS DA LIGA DOS CAMPEÕES
Com o empate, o time espanhol evitou que, pela primeira vez na história, uma final da competição se repetisse no ano seguinte, já que Manchester e Chelsea decidiram no ano passado. O Barcelona vai fazer uma final inédita contra o time de Alex Ferguson em jogo único no dia 27 de maio, em Roma.

Semifinalista de cinco das últimas seis edições da Liga, o Chelsea foi eliminado pela quarta vez, mas ampliou para 18 jogos a invencibilidade jogando em casa pelo torneio continental. A última derrota havia sido em 2006, justamente para o Barcelona, no jogo de ida das oitavas-de-final.

Desde que venceu o Arsenal na final de 2006, o Barcelona amargou duas eliminações seguidas para times ingleses. Nos últimos anos, perdeu para Liverpool e Manchester United. Após golear o Real Madrid por 6 a 2 no último sábado, o time espanhol superou a eficiência tática do time de Guus Hiddink, e evitou mais um revés nas fases decisivas da Liga.

Essien esfriou os ânimos da equipe catalã logo no início, mas o Chelsea não segurou a classificação, mesmo apoiado por 42 mil torcedores em Londres. Boa parte era do Barcelona. E se na primeira partida o ataque formado por Messi, Eto'o e Henry não furou o bloqueio inglês, desta vez o Barça conseguiu com um chute no ângulo de Iniesta, nos acréscimos. Mesmo com um a menos em campo, e um desfalque importante no ataque.

Henry sofreu uma lesão no joelho na goleada do Barcelona sobre o Real no último sábado e desfalcou o time de Josep Guardiola, que precisou adiantar Iniesta para formar o trio de ataque. Não bastasse isso, o Barça não contou com Puyol, suspenso, e Rafa Márquez, machucado. O técnico teve que recuar Touré para a defesa.

O jogo

O time espanhol começou dominando a posse de bola e tentando jogar no ataque, embora não conseguisse acertar o último passe. E na primeira oportunidade do Chelsea, aos 8 minutos de jogo, o time da casa marcou. Essien aproveitou a sobra de uma jogada de Lampard e pegou de pé esquerdo, de primeira, marcando um golaço. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar ângulo de Valdés.

O Barcelona continuou no ataque, e aos 20 minutos Daniel Alves cobrou falta rente à trave esquerda de Cech. Mas o Chelsea continuou apostando nos contra-ataques, e aos 23 minutos, Malouda ganhou de Daniel Alves na corrida pela esquerda e só foi parado na linha de fundo, perto da área. O juiz deu falta, que foi cobrada em cima da linha por Drogba. O atacante bateu fechado e quase surpreendeu Valdés. No escanteio, Terry voltou a assustar de cabeça.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Chelsea teve três pênaltis não marcados pelo árbitro norueguês.
BLOG DO JUCA KFOURI
Em seguida, Drogba recebeu livre e avançou na área, mas foi puxado por Abidal, mas o juiz não marcou nada. Daniel Alves ainda assustou Cech aos 27 minutos, com uma cabeçada. E apesar da superioridade do Barcelona no primeiro tempo, o Chelsea foi para o vestiário com a vantagem. O time espanhol teve 61% da posse de bola, e finalizou quatro vezes - mas todas para fora.

O segundo tempo começou melhor para o Chelsea, que continuava armando oportunidades de ataque já na saída de bola da defesa. Com 8 minutos, Drogba recebeu livre de Anelka, tirou o zagueiro Piqué, mas chutou em cima de Valdés. No rebote, Malouda chutou com perigo, na rede pelo lado de fora.

Aos 20 minutos, Abidal foi expulso e agravou a situação do Barcelona. O juiz viu um toque do defensor francês em Anelka, e mostrou o cartão vermelho porque o jogador seria o último homem. Lampard bateu a falta na entrada da área, mas o chute saiu dem direção, ao lado do gol. Logo em seguida, Drogba sentiu dores e foi substituído por Belletti.

Com apenas dez em campo, o Barcelona ficou ainda mais desorganizado nas subidas para o ataque. Mas o time espanhol continuou tendo mais iniciativa, e conseguiu o gol da classificação aos 47 do segundo tempo, com um chute de Iniesta de fora da área, no ângulo.

CHELSEA 1 X 1 BARCELONA

Data: 06/05/2009 (Quarta-feira)
Local: Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Tom Henning Ovrebo (NOR)
Assistentes: Geir Age Holen (NOR) e Dag-Roger Nebben (NOR)
Cartões amarelos: Daniel Alves (Barcelona), Alex (Chelsea), Essien (Chelsea), Eto'o (Barcelona)
Cartão vermelho: Abidal (Barcelona)
Gols: Essien (Chelsea), aos 8min do primeiro tempo; Iniesta (Barcelona), aos 47min do segundo tempo

Chelsea:
Cech; Bosingwa, Terry, Alex e Ashley Cole; Malouda, Ballack, Essien e Lampard; Anelka e Drogba (Belletti)
Técnico: Guus Hiddink

Barcelona:
Valdés; Daniel Alves, Piqué, Touré e Abidal; Xavi, Busquets (Krkic), Keita e Iniesta (Gudjohnsen); Messi e Eto'o (Sylvinho)
Técnico: Josep Guardiola

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host