UOL Esporte Futebol
 
04/05/2009 - 09h47

Atlético-MG demite Leão e acerta com Celso Roth

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Menos de 24 horas depois da confirmação da perda do título estadual, o Atlético-MG já tem um novo treinador. Na manhã desta segunda-feira, a diretoria confirmou a saída de Emerson Leão. Em seu lugar, Celso Roth, que trabalhou no clube mineiro em 2003, foi contratado. A apresentação do novo técnico está marcada para o final da tarde desta segunda.

Gustavo Andrade/UOL Esporte
Gustavo Andrade/UOL Esporte
Leão sai com aproveitamento de 71%, mas derrotas decisivas pesaram na demissão
AE
AE
Celso Roth, que dirigiu o Atlético em 2003, mantém boa relação com presidente Kalil
TIME SÓ EMPATA NA FINAL MINEIRA
HEGEMONIA MAIS AMEAÇADA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
MAZURKIEWICZ, LOLA OU M. CASTRO?
Além da derrota no Campeonato Mineiro, marcada pela vergonhosa goleada por 5 a 0 para o rival Cruzeiro no primeiro jogo final da competição, pesou contra o treinador a situação desconfortável na Copa do Brasil, considerada uma das prioridades do clube. A equipe mineira perdeu, na semana passada, para o Vitória por 3 a 0, em Salvador, e agora tem a dura missão de vencer por quatro gols de diferença para avançar no torneio.

A demissão de Leão foi definida no final da noite do último domingo, logo após o empate por 1 a 1 diante do Cruzeiro. Poucas horas depois, o presidente Alexandre Kalil acertou com Roth por telefone. O ex-treinador do Grêmio fechou acordo até o final da temporada e vai comandar o time no Brasileirão.

Leão deixa o Atlético com 71,01% de aproveitamento à frente do time alvinegro. Em 23 jogos, foram 15 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. No entanto, a goleada vexatória para o Cruzeiro e derrota diante do Vitória expuseram a fragilidade da equipe mineira e complicaram a situação do treinador.

A saída de Leão não podia ser mais melancólica. No empate com o Cruzeiro neste domingo, o treinador invadiu o gramado do Mineirão, no intervalo da partida, para reclamar contra o árbitro gaúcho Leonardo Gaciba. Bastante irritado, o técnico gritou com o árbitro: "Gaciba, não apareça mais que os jogadores".

Depois da partida, Leão voltou a protestar contra a atuação da arbitragem, incluindo a assistente capixaba Katiuscia Mendonça. O treinador disse que foi um erro escalar árbitros de outros estados, como foi exigido pela diretoria do Cruzeiro.

Celso Roth, que deixou recentemente o comando do Grêmio, não é novidade para o torcedor atleticano. Em 2003, o treinador gaúcho trabalhou no clube mineiro, que tinha Alexandre Kalil na diretoria ao lado do então presidente Ricardo Guimarães.

Durante o Brasileirão daquele ano, o Atlético alternou bons e maus momentos, o que gerou insatisfação de parte da torcida com Roth, que chegou a ser vaiado. Para piorar, o rival Cruzeiro fazia excelente campanha, que culminaria no título da competição, e as cobranças em cima do treinador foram mais pesadas.

Roth foi substituído, durante o Brasileirão, por Marcelo Oliveira, que na época trabalhava nas categorias de base do Atlético. Kalil, que já estava afastado da diretoria atleticana, criticou a saída do treinador gaúcho, a quem reputa como um profissional correto e mantém excelente relação.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host