UOL Esporte Futebol
 
03/05/2009 - 18h20

Após 12 jogos, Ronaldo conquista primeiro título na volta ao Brasil

Bruno Thadeu, Carlos Padeiro e Rodrigo Farah
Em São Paulo
Foi necessário entrar em campo 12 vezes para Ronaldo conquistar seu primeiro título pelo Corinthians. Principal contratação do futebol brasileiro na temporada de 2009, o Fenômeno voltou ao país desacreditado por muitos, após 15 anos na Europa, e é campeão paulista.

Sebastião Moreira/EFE
Ronaldo marcou oito gols na campanha vitoriosa do Corinthians no Paulistão
VEJA COMO FOI A PARTIDA
PEGUE PÔSTER DO CAMPEÃO
TAÇA PEGA FOGO E ASSUSTA
DENTINHO ALIVIADO COM TAÇA
Esse é o segundo título de Ronaldo em território brasileiro. Em 1994, faturou o Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro. "Esse time [Corinthians] mereceu ser campeão. Cresceu com o decorrer da competição e mostrou muita força", comentou o atacante.

Na tarde deste domingo, durante o empate por 1 a 1 com o Santos no estádio do Pacaembu, o atacante de 32 anos foi pouco participativo. Mas no jogo que definiu o título corintiano, no último domingo, balançou as redes duas vezes e assegurou a vitória por 3 a 1 em plena Vila Belmiro.

Até o treinador adversário admitiu que o veterano fez a diferença. "Quem desequilibrou foi o Ronaldo. Em dois lances que qualquer outro atleta faria um final razoável, ele fez dois gols", opinou Vagner Mancini, se referindo aos gols marcados pelo corintiano na Vila.

Pelo Estadual, Ronaldo atuou em dez partidas e marcou oito gols. Até o momento, ele jogou dois duelos pela Copa do Brasil e passou em branco.

A primeira chance de Ronaldo na final do Paulistão ocorreu no primeiro tempo em um lance que não é o seu forte, uma cobrança de falta. O camisa 9 chutou de longe, e Fabio Costa espalmou com um soco na bola.

Na saída para o intervalo, discutiu com Roberto Brum. Ele ficou bravo porque o volante santista chutou para frente uma bola que deveria devolver para o ataque paulistano como forma de fair play. "O Ronaldo chamou o Brum de mau caráter", revelou o zagueiro Fabiano Eller, que estava no bolo da pequena confusão.

Aos 12min da etapa final, o Fenômeno teve a sua melhor oportunidade no clássico. Recebeu belo passe de Jorge Henrique, invadiu a área nas costas da zaga e tentou encobrir Fabio Costa, que saíra do gol. Porém, o goleiro santista defendeu.

Aos 38min, Ronaldo provocou a expulsão do zagueiro Domingos, que o marcou durante boa parte do confronto.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host