UOL Esporte Futebol
 
19/11/2008 - 19h55

Em clima de tensão, Maradona estréia com vitória na Argentina

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Diego Maradona já começou a cumprir a sua promessa e algumas mudanças já puderam ser vistas na estréia do ex-jogador no comando da seleção argentina. Apesar do magro triunfo por 1 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira, o novo chefe pouco inventou e fez poucas alterações durante o confronto, ao contrário de inúmeros treinadores que utilizam amistosos para testar diversos atletas. Ele ainda soube mesclar bem o time ao utilizar conhecidos ídolos e jovens promessas.

AFP
Em sua estréia como técnico da Argentina, Maradona passou pouco tempo no banco
Crédito
Ex-craque passou a maior parte do tempo gritando e passando instuções aos atletas
Crédito
Estréia foi difícil, mas bem sucedida graças a gol de Maxi Rodriguez que valeu a vitória
VEJA MAIS FOTOS DA ESTRÉIA DO "10"
MAIS SOBRE AMISTOSOS DE QUARTA
Mas o dia não foi de muita festa para o eterno camisa 10. Ele pouco pode comemorar depois do apito final no estádio Hampden Park, em Glasgow, por causa da sua filha. Grávida, Giannina Maradona está internada em Madri após ter complicações.

Por causa do problema de saúde da filha, Maradona cogitou não debutar à frente da seleção no amistoso para poder acompanhar Giannina, que é parceira do atacante Sérgio Agüero. O jogador do Atlético de Madri foi liberado do confronto para retornar à capital espanhola.

Com um futebol rápido e de muitos toques, a Argentina começou a assustar os donos da casa logo nos primeiros minutos e fez o único gol do confronto logo aos 8 minutos. Em jogada iniciada por Carlitos Tevez, o avante do Manchester United disparou livre pela direita e tocou para Gutierrez, que estava dentro da área. O meia escorou para Maxi Rodríguez bater no canto direito do goleiro McGregor.

Apesar de balançar as redes dos escoceses apenas uma vez, a Argentina foi superior durante todo o duelo e pouco foi pressionada. A vitória serve também para dar novo ânimo ao selecionado argentino, que foi muito criticado depois do revés para o Chile pelas eliminatórias sul-americanas à Copa do Mundo da África do Sul - os "hermanos" ocupam o terceiro posto no classificatório com 16 pontos, sete atrás do líder Paraguai.

Minutos após o término da partida, Javier Mascherano afirmou que ainda espera mais da Argentina. "Essa vitória foi muito importante, que marca uma nova era. Jogamos bem o primeiro tempo e lutamos no segundo. Foi uma boa estréia, mas ainda precisamos melhorar", comentou o ex-corintiano.

O volante do Liverpool disse que ter Maradona como chefe motiva ainda mais os atletas. "Estamos orgulhosos. É fantástico ver Maradona no banco, é muito difícil compará-lo aos outros treinadores. Quando há um novo técnico, sempre existe uma nova motivação. Mas existe algo mais quando se trata de Maradona."
Com o dever cumprido no estádio Hampden Park, onde Maradona marcou o seu primeiro gol com a camisa da seleção argentina - feito obtido na vitória por 3 a 1 sobre a Escócia, em 2 de junho de 1979, o ex-jogador embarca ainda nesta quarta-feira para Madri.

A Fifa concedeu um avião fretado ao ídolo argentino para apoiar a filha. Apesar do susto, Claudia Villafañe, mãe de Giannina e ex-mulher de Maradona, já declarou que o caso não é grave e que a jovem "sofreu apenas um problema comum, próprio de uma mãe de primeira viagem."

Já na entrevista coletiva, Diego Maradona declarou que ficou satisfeito com o resultado. "Tivemos 25 minutos brilhantes. Depois oferecemos a eles [Escócia] a posse de bola, mas ganhamos com justiça", disse o comandante. "Conseguimos fazer uma grande partida. Sabíamos que estávamos passando por uma pequena crise, mas estes jogadores são homens e sabem sair de situações como essa. Isso me deixa orgulhoso."

O ex-craque ainda prometeu mais resultados positivos aos torcedores. "Encontrei jogadores incríveis neste período em que passamos juntos. Posso assegurar ao povo argentino que estes atletas darão a vida a cada partida. Eles deixarão qualquer coisa para trás para que a seleção melhore", discursou.

O próximo compromisso de Diego Maradona no comando da seleção argentina acontece no dia 11 de fevereiro, no amistoso contra a França, em Marselha. A estréia nas eliminatórias ao Mundial de 2010 será contra a Venezuela, em 28 de março, em território argentino - o palco da partida ainda não foi definido.

ESCÓCIA
Allan McGregor; Alan Hutton, Gary Caldwell, Stephen McManus (Cristophe Berra) e Kirk Broadfoot; Scott Brown (Graham Alexander), Paul Hartley (Shaun Maloney), Barry Ferguson (Scott Robertson) e Kris Commons; James McFadden e Chris Iwelumo (Lee Miller).
Técnico: George Burley.

ARGENTINA
Juan Pablo Carrizo; Javier Zanetti, Martin Demichelis, Gabriel Heinze e Emiliano Papa (Daniel Díaz); Javier Mascherano, Fernando Gago, Jonás Gutiérrez (Luis González) e Maxi Rodríguez (José Sosa); Carlitos Tevez e Ezequiel Lavezzi (Germán Denis).
Técnico: Diego Maradona

Local: Estádio Hampden Park, em Glasgow (ESC)
Árbitro: Félix Brych (ALE)
Auxiliares: Carsten Kadach e Mike Pickel (ALE)
Data: 19/11/2008 (quarta-feira)
Cartões amarelos: Caldwell e Robertson (ESC)
Gol: Maxi Rodríguez, aos 8min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host