! França e Romênia empatam na abertura do "grupo da morte" - 09/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/06/2008 - 14h53

França e Romênia empatam na abertura do "grupo da morte"

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em um jogo morno, França e Romênia estrearam na Eurocopa com empate por 0 a 0, nesta segunda-feira, no estádio Letzigrund, em Zurique, na Suíça. O jogo foi válido pelo Grupo C, considerado o mais difícil, uma vez que conta também com Itália e Holanda, que irão se enfrentar às 15h45 (horário de Brasília), no Stade de Suisse, em Berna, também na Suíça.

AFP
Renovada, equipe francesa de Ribéry não conseguiu passar pela defesa da Romêmia
CONFIRA MAIS FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA DA EUROCOPA 2008
TABELA DO GRUPO C
Bicampeã européia, a França entrou em campo com uma seleção renovada. Novos talentos como Karim Benzema, do Lyon, tentam fazer os franceses esquecer o ídolo recente, Zinedine Zidane, que se despediu da seleção.

Atletas experientes como Nicolas Anelka, que atuou no lugar do poupado Thierry Henry, e Frank Ribery, vice-campeão do mundo em 2006, também ajudaram a compor os titulares do técnico Raymond Domenech.

Já a Romênia aposta suas fichas em jogadores como o zagueiro Cristian Chivu, do Inter de Milão, e os atacantes Adrian Mutu, do Fiorentina, e Ciprian Marica, do Stuttgart, da Alemanha, que juntos marcaram 11 gols na fase eliminatória. Se a França entrou em campo como favorita, a Romênia ostentava o posto de possível zebra.

O jogo

A França começou com lentidão no meio-campo e com dificuldades para fazer a bola chegar até os homens de frente. Aos oito minutos, Anelka fez o giro sobre a marcação, mas bateu para fora sem muito perigo.

Aos poucos, a Romênia foi se soltando e arriscando em chutes de longe, porém sem muita direção. Aos 32, em cruzamento da esquerda, Anelka cabeceou livre próximo da pequena área, e a bola passou por cima do travessão, na melhor oportunidade da primeira etapa.

A França ainda apertou a marcação e tentou fazer uma pressão antes do intervalo. Com isso, chegou mais duas vezes, em chute na rede pelo lado de fora de Anelka, e em desvio de Ribery após cruzamento rasteiro, em que o goleiro Lobont fez a defesa.

Na etapa final, logo aos três minutos, Malouda fez boa jogada pelo lado esquerdo, e bateu com perigo para o gol romeno. Pouco depois, Toulalan arriscou de longe, mas a bola subiu muito.

A Romênia estava bem postada na defesa, mas não conseguia encaixar contra-ataques. Os franceses, por sua vez, continuavam com certa lentidão para armar as jogadas.

Para tentar dar vida nova ao ataque, Domenech mudou, colocando primeiro Gomis no lugar de Anelka, e depois Nasri na vaga de Benzema. Porém, de nada adiantou, pois a França não conseguiu fazer o gol da vitória.

Na próxima sexta-feira, a Romênia joga com a Itália, às 13 horas (horário de Brasília), e a França enfrenta a Holanda às 15h45.

FRANÇA 0 X 0 ROMÊNIA

França
Coupet; Gallas, Sagnol, Thuram e Abidal; Makelele, Toulalan e Malouda; Ribery, Anelka (Gomis) e Benzema (Nasri)
Técnico: Raymond Domenech

Romênia
Lobont, Tamas, Goian, Dinca Rat e Chivu; Contra; Radoi (Dicã), Cocis (Codrea) e Nicolita; D. Niculae e Mutu (M. Niculae)
Técnico: Victor Piturca

Local: Estádio Letzigrund, em Zurique, na Suíça
Árbitro: Manuel Enrique Mejuto González (ESP)
Auxiliares: Carlos Yuste Jiménez (ESP) e Jesús Calvo Guadamuro (ESP)
Cartões Amarelos: Niculae e Contra (R); Sagnol (F)

Hospedagem: UOL Host