! França empata com o Paraguai em preparação para a Eurocopa - 31/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

31/05/2008 - 17h55

França empata com o Paraguai em preparação para a Eurocopa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção da França empatou sem gols com a do Paraguai, neste sábado, no estádio Municipal de Toulouse, na França, em um dos amistosos internacional deste final de semana. Os franceses esbarraram na boa marcação paraguaia na maior parte do tempo, e não conseguiram marcar gols no jogo que serviu como preparação para a Eurocopa.

As duas equipes haviam se enfrentado há dez anos, na Copa do Mundo de 1998, na França, quando os anfitriões levaram a melhor, em uma vitória por 1 a 0 na prorrogação, pelas oitavas-de-final. Neste ano, os franceses sagraram-se campeões ao vencer o Brasil por 3 a 0 na final.

Já a partida deste final de semana era o penúltimo teste francês antes da estréia na Eurocopa, no dia nove de junho, contra a Romênia. No amistoso anterior, a França havia derrotado o também sul-americano Equador por 2 a 0.

A imprensa francesa, no entanto, parecendo adivinhar o que estava por vir, destacava antes do jogo que os paraguaios lideram as Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2010, na África do Sul, estando na frente de Brasil e Argentina.

Os franceses também estavam preocupados com a presença do atacante paraguaio Roque Santa Cruz em campo. Porém, o jogador não teve grande atuação. Já a França apostava em Thierry Henry, que jogou como capitão, já que Patrick Vieira estava ausente. O atacante do Barcelona também teve atuação discreta e foi substituído no intervalo.

O jogo

A França começou com maior domínio da bola. Aos 15 minutos, mais organizado em campo e trocando bons passes, o Paraguai conseguiu equilibrar a partida. Aos 17, Benzema bateu para a defesa do goleiro Villar.

A resposta dos sul-americanos foi aos 25, em cobrança de falta de Torres, em que Coupet fez a defesa. Dez minutos depois, Benzema pediu pênalti ao cair na área, mas nada foi marcado pelo árbitro português Pedro Oliveira Proenza.

No intervalo, Diarra entrou no lugar de Makelele, Govou no de Ribéry, e Gomis substituiu Henry. As mudanças continuaram no início da etapa final, quando Anelka ocupou a vaga deixada por Benzema.

Em sua última participação, Benzema havia obrigado o goleiro Villar a espalmar uma bola para escanteio, aos 16. O Paraguai ocupava bem o meio-campo e conseguia evitar ataques constantes da França, e aos poucos passou a levar perigo ao ataque.

Aos 21, o Paraguai assustou em chute de Estigarriba para fora. Três minutos depois, os visitantes perderam outra boa oportunidade de abrir o placar, após jogada de Lopez e Cardozo. No lance seguinte, foi a vez de Da Silva deixar de mandar para as redes.

Já a França, com as mudanças parecia perdida em campo. Porém, aos 38, quase conseguiu o seu gol, em triangulação entre Gomis, Anelka e Govou. A bola sobrou para Nasri, mas goleiro Villar salvou o Paraguai.

França
Grégory Coupet; Francois Clerc, Boumsong, Sebastien Squillaci e Patrice Evra; Frank Ribéry (Govou), Claude Makelele (Diarra), Jeremy Toulalan (Nasri) e Florent Malouda, Thierry Henry (Gomis) e Karim Benzema (Anelka)
Técnico: Raymond Domenech.

Paraguai
Justo Villar, Veron Dario, Pedro Benitez Paulo e Da Silva, Denis Caniza e Aureliano Torres, Edgar Barreto (Paredes), Victor Cáceres (Santana) e Sergio Aquino (Marcelo Estigarribia), Roque Santa Cruz (Oscar Cardozo) e Nelson Haedo (Dante Lopes)
Técnico: Gerardo Martino.

Local: Estádio Municipal de Toulouse, na França
Árbitro: Pedro Oliveira Proenza (Por)
Auxiliares: Cradle Bertinho Miranda e Sergio Manuel Lacrois (Por)

Hospedagem: UOL Host