UOL Esporte Futebol

Top 5: Mazembe repete zebras africanas como Camarões, Nigéria e Senegal

O Internacional não foi a primeira vítima de uma zebra africana. Antes de o time da República Democrática do Congo surpreender, seleções como Brasil, Argentina e França também já sofreram com a força e a habilidade dos africanos. Os pentacampeões, inclusive, têm pelo menos duas lembranças ruins, ambas em Olimpíadas. Confira as maiores zebras oriundas da África:

Camarões x Argentina na Copa de 1990

David Cannon/Getty Images

A Argentina era a grande atração e fazia sua estreia como atual campeã. Mas quem foi ao estádio San Siro, em Milão, viu a surpreendente seleção de Camarões roubar a cena. Com gol de Omam Biyik, aos 22min do segundo tempo, o time africano se tornou a zebra da Copa e venceu por 1 a 0.

Em vez de Maradona, Burruchaga e companhia, quem fez a festa foi a turma de Roger Milla. Na sequência, a Argentina foi vice-campeã ao perder para a Alemanha Ocidental, enquanto Camarões caiu nas quartas de final.

Inter leva 2 a 0 e cai na semi do Mundial


Nigéria x Brasil nas Olimpíadas de 1996

David Cannon/Getty Images

Em duelo da semifinal em Atlanta, a seleção de Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo, Dida e Bebeto abriu o placar com gol de Flávio Conceição logo no começo do jogo. Os nigerianos, contudo, não se entregaram.

Viraram o jogo para 4 a 3, foram para a final e ganharam a medalha de ouro. Zagallo, técnico na época, elege essa derrota como o revés mais duro que sofreu no futebol. E ele já perdeu uma Copa do Mundo ao cair na decisão de 1998 diante da França de Zidane. "Incrível, impossível, mas aconteceu", lamentou o experiente treinador.

'Constrangedor é não estar aqui', diz Inter


Camarões x Brasil nas Olimpíadas de 2000

Reuters

Quatro anos depois da derrota para a Nigéria, o Brasil sofreu com outro africano: Camarões. Comandada por Vanderlei Luxemburgo, a seleção olímpica parou nas quartas de final com uma derrota incrível para os africanos. Mesmo com dois jogadores a mais em campo, o Brasil perdeu por 2 a 1 e viu a zebra africana aparecer.

O time de Luxemburgo tinha nomes como Ronaldinho Gaúcho, Lúcio e Alex, mas tal formação não conseguiu segurar os africanos e faturar o inédito ouro olímpico para o Brasil.

Veja fotos da eliminação do Inter


Senegal x França na Copa de 2002

Reuters

Assim como aconteceu com a Argentina em 1990, a então atual campeã mundial e europeia França começou sua campanha em 2002 passando vergonha. Diante do estreante Senegal, a equipe de Henry e Trezeguet perdeu por 1 a 0 e deu uma mostra da pífia trajetória que teria pela frente.

Depois de uma confusão entre Barthez e Petit, Diop aproveitou cruzamento de Diouf e completou para o gol, decretando o vexame dos franceses em jogo disputado no Seoul Stadium, na Coreia do Sul.

Derrota gera abandono relâmpago do Gigantinho


Mazembe x Inter no Mundial de 2010

Fahad Shadeed/Reuters

O Mazembe já entrou para a história recente das zebras africanas no futebol. Depois de chamar a atenção em sua estreia no Mundial de Clubes, superando o mexicano Pachuca, o time africano fez do Internacional sua maior vítima. A vitória por 2 a 0 desta terça-feira chocou colorados, fez a festa de gremistas e mostrou que favoritismo não entra em campo.

Em vez de Rafael Sóbis e D'Alessandro, brilharam Kabangu e Kaluyituka, autores dos gols da equipe da República Democrática do Congo, classificada à final.

Decepcionado, Roth reclama da pontaria do Inter


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host