1. Rio Claro RCL
    Botafogo-SP BOT
  2. Ituano ITU
    Capivariano CPV
  3. São Bernardo SBE
    XV de Piracicaba-SP XVP

Domingo 28/02/2016 - 17:00

Allianz Parque, São Paulo

7ª rodada

1
Palmeiras Palmeiras
  • Cristaldo
Pós-jogo
2
Ferroviária-SP Ferroviária-SP
  • Rafinha
  • Fernando Gabriel

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO Palmeiras começou melhor a partida, com duas chances de gol em 7 minutos: Alecsandro, livre na área, desviou chute torto de Jean e quase balançou a rede. Logo depois, o mesmo Jean recebeu cruzamento rasteiro de Zé Roberto e soltou o pé de primeira, lance em que o goleiro Rodolfo fez bela defesa. Mas a organização de jogo do clube do interior de São Paulo "engoliu" o alviverde. Com quase 61% de posse de bola na etapa inicial, controlou o duelo e merecidamente chegou ao tento, aos 40, em cobrança de falta do meio-campista Fernando Gabriel, no canto de Fernando Prass.
  • Segundo tempoO segundo tempo teve início como o primeiro, com domínio da Ferrinha, que poderia ter aumentado a vantagem aos 15 minutos, mas Prass fez defesa difícil em chute cara a cara com Tiago Adan. Foi quando Marcelo Oliveira lançou mão do seu "banco de luxo": aos 16, colocou Rafael Marques e Cristado - no minuto seguinte, com assistência do primeiro e finalização do argentino, o alviverde chegou ao empate. Desde a igualdade, o jogo esfriou. Aos 48, quando o jogo parecia caminhar para a igualdade, Rafinha invadiu a área livre e fechou a conta, com toque por cima de Fernando Prass.

Destaques

  • 50 vezes Marcelo O treinador do Palmeiras, Marcelo Oliveira, chegou neste domingo ao seu 50º jogo no comando do clube. O título da Copa do Brasil foi sua principal conquista no período, mas os números não são tão bons para ele, que agora soma 22 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. Aproveitamento de 51,3% dos pontos.
  • A proposta da FerrinhaComandada pelo português Sérgio Vieira, a Ferroviária tem proposta de jogo, independentemente do adversário, de manter a posse de bola para atacar nos momentos oportunos. No primeiro tempo contra o Palmeiras, fora de casa, o time do interior somou 61% de posse de bola, e até Robinho, meia do alviverde, reconheceu: "Estamos marcando, mas não estamos jogando. Falta ficar mais com a bola". A posse de bola diminui para 59% na segunda metade.
  • Robinho está fora do próximoAos 31 minutos do segundo tempo, Robinho recebeu cartão amarelo por falta no meio de campo. Acumulou, portanto, três advertências na competição e está fora do duelo da 8ª rodada, contra o Capivariano, no próximo domingo (6 de março). Para o jogo do dia 3 contra o Rosário Central, pela Libertadores, ele está liberado.

Melhores

  • Cristaldo , PalmeirasO argentino não é um primor técnico, mas tem estrela. Ele entrou aos 16 minutos do segundo tempo, no lugar de Alecsandro. Aos 17, no seu primeiro toque na bola, balançou a rede. A despeito do esforço do "talismã", o alviverde perdeu por 2 a 1.

Piores

  • Fernando Prass, PalmeirasFernando Prass já salvou o Palmeiras em outras oportunidades, mas no jogo deste domingo foi o "vilão" da equipe. Fernando Gabriel, da Ferroviária, cobrou falta - infração desnecessária cometida por Gabriel Jesus - no canto do goleiro, que deu um passo para trás da barreira e não conseguiu voltar a tempo para fazer a defesa.

Melhores notas

  • Palmeiras
  • Ferroviária-SP
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
1
6,0
Cristaldo
5
8,6
Fernando Gabriel
 
2
5,5
Fernando Prass
6
8,3
Danielzinho

Próximos Jogos - Palmeiras

  1. Palmeiras PAL
    Fluminense FLU
  2. Palmeiras PAL
    Porto FCP
  3. Palmeiras PAL
    Al Ahly AHL
  4. Inter Miami IMI
    Palmeiras PAL

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos