Quinta-feira 25/02/2016 - 19:30

Pacaembu, São Paulo

6ª rodada

4
Santos Santos
  • Bruno Costa
  • Joel
  • Joel
  • Lucas Lima
Pós-jogo
1
Mogi Mirim Mogi Mirim
  • Wendel

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoAlém da ausência de Ricardo Oliveira, o técnico Dorival Júnior ainda encontra dificuldades para encontrar um substituto para a vaga de Geuvânio e Marquinhos Gabriel, que brigavam pela posição no ano passado e deixaram o clube nesta temporada. O jovem Serginho venceu a concorrência com Paulinho e Patito Rodríguez e foi escalado pela segunda vez consecutiva. Mesmo sem a sua referencia na área adversária, Serginho ajudou bastante o meia Lucas Lima na armação das jogadas. Joel, por sua vez, não acompanhou o ritmo do ataque santista e perdeu boas jogadas. No entanto, o camaronês se redimiu ao ajudar o Santos a abrir o marcador. Lucas Lima tabelou com Joel e cruzou para Gabriel Barbosa, que viu o zagueiro Bruno Costa desviar contra o seu gol aos 26 minutos. O Santos poderia ampliar o placar, mas Joel não dominou a bola após um rebote da trave e perdeu uma chance incrível. O Mogi deu apenas dois chutes ao gol de Vanderlei. O primeiro com Lulinha, sem perigo, e o segundo com Gabriel, que acertou o travessão em chute de longe.
  • Segundo tempoNo segundo tempo, o atacante Joel voltou melhor em campo e ampliou o marcador logo no início. Após tabela com Serginho, o camaronês tocou no canto do goleiro para fazer seu primeiro gol pelo Santos. Serginho, o melhor em campo, quase marcou o terceiro do Santos em jogada individual, mas chutou em cima do goleiro Daniel. Aos 29 minutos, Joel voltou a brilhar. Após chute de longe de Gabriel, o camaronês cabeceou para fazer o segundo dele e o terceiro do alvinegro praiano. Nos últimos minutos da partida, o Mogi Mirim descontou com o lateral Wendel, que aproveitou rebote de Vanderlei e fez o "gol de honra", e Lucas Lima marcou o quarto gol santista em cobrança de pênalti.

Melhores

  • Serginho, SantosO "prata da casa" criou a maioria das jogadas do Santos, deu assistência para gol e finalizou de dentro e fora da área.

Piores

  • Roni, Mogi MirimO ex-atacante do São Paulo não fez nada em campo, sequer finalizou, e foi substituto no intervalo.

Próximos Jogos - Santos

  1. Avaí Kindermann KIN
    Santos SAN
  2. Santos SAN
    Paysandu PAY
  3. Avaí AVA
    Santos SAN
  4. Flamengo FLA
    Santos SAN
  5. Santos SAN
    Fluminense FLU

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos