1. São Paulo-RS SRS
    Brasil de Pelotas BRA

Sábado 27/02/2016 - 17:00

Arena Grêmio, Porto Alegre

7ª rodada

4
Grêmio Grêmio
  • Luan
  • Henrique Almeida
  • Geromel
  • Giuliano
Pós-jogo
2
Glória-RS Glória-RS
  • Vinícius Chimbica
  • Pedro Victor

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoUm jogo até os 27 minutos e outro diferente depois. Por quase meia hora, o Grêmio esteve bem perto de reproduzir as atuações do ano passado ? com amplitude, profundidade e chances de gol. A intensa movimentação de Luan, Everton e Giuliano rendeu quatro oportunidades claras para o tricolor. Só que foi o Glória quem saiu na frente. Eder aproveitou passe errado de Maicon e chutou forte no canto esquerdo. A desvantagem transformou os donos da casa. Ansioso, o Grêmio voltou a errar passes curtos. Deu espaço e foi acossado. Até que Giuliano, aos 46, empatou após bonita assistência de Everton.
  • Segundo tempoA desvantagem foi revertida rápido pelo Grêmio. Com três minutos, Geromel desviou de joelho e fez 2 a 1. Mas nem assim, o tricolor conseguiu obter uma vitória tranquila. Empilhando finalizações de fora da área e chances reais, onde Everton acertou a trave esquerda, os donos da casa pagaram preço alto. Vinícius, em contra-ataque, empatou. O tropeço estava se desenhando, mas aos 44 minutos Henrique Almeida salvou. Com um chute forte, rasteiro. Aos 47, Luan confirmou o triunfo em finalização de dentro da área.

Destaques

  • Quase reforçoA escalação do Glória trouxe um nome que por muito pouco não foi bem conhecido do torcedor do Grêmio. Baré, 34 anos, negociou com o tricolor em 2015 e chegou a acertar salários. Na hora de finalizar a transferência, o clube gaúcho mudou de ideia e desistiu do acordo. O centroavante de 1,90m rodou por Al Ahli, Al Jazira e Gamba Ozaka antes de ser preterido por Braian Rodríguez, que foi indicado por Felipão e ficou com a vaga de reforço para o ataque à época.
  • Defesa em baixaSe na frente o Grêmio mostrou melhora, se aproximando do modelo de jogo da temporada passada, atrás o filme de 2016 segue igual. Com falhas individuais e coletivas, a defesa voltou a ser problema. Vazado mais duas vezes, o tricolor deu espaço pelos lados e penou outra vez pelo alto. Marcelo Grohe, que foi vilão contra o São Paulo-RS, salvou pelo menos duas vezes.

Melhores

  • Geromel, GrêmioAlém de marcar o gol da vitória, zagueiro mostrou protagonismo ao liderar time na reação. Participou do princípio da jogada que terminou com o empate. Ao longo da partida, liderou não só a defesa em campo. Também indo bem no confronto um contra um e nas antecipações.
  • Rafael, Glória-RSO placar final do jogo tem grande influência dele. O goleiro do Glória foi vital para o time de Vacaria escapar de outros gols. Com três boas defesas em cada tempo e outras intervenções mais simples, o camisa um foi destaque entre os visitantes.
  • Everton, GrêmioMeia-atacante deu assistência para Giuliano marcar, acertou a trave com uma finalização de dentro da área e se movimentou o jogo todo. Foi peça-chave para abrir espaços flutuando nos lados do campo.

Piores

  • Maicon, GrêmioPilar do modelo de jogo adotado ainda no ano passado, volante voltou após ser preservado e deu sinais de falta de ritmo. Errou passe na frente da área que terminou com o primeiro gol do Glória e em todo jogo pecou em princípios básicos. Foi sacado antes do fim para deixar o time mais ofensivo.
  • Marcelo Oliveira, GrêmioLateral esquerdo falhou na cobertura defensiva em mais de uma oportunidade. Participou bem de organização ofensiva, mas errou no lance que terminou com o segundo gol do Glória.

Próximos Jogos - Grêmio

  1. Grêmio GRE
    Avaí Kindermann KIN
  2. Bahia BAH
    Grêmio GRE
  3. Operário-PR OPE
    Grêmio GRE
  4. Ferroviária FER
    Grêmio GRE
  5. Grêmio GRE
    Criciúma CRI

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos