Topo

Esporte


Haja fôlego: Palmeiras e São Paulo lideram o 'Brasileirão dos acréscimos'

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brenda Mendes

Do UOL, em São Paulo

19/10/2019 04h00

Sabe aquela história de apito final após 90 minutos de jogo? No Campeonato Brasileiro em que o VAR passou a ser aplicado, pode esquecer. Já temos partidas que beiram as duas horas de duração, com tempo adicional, mas sem ser a prorrogação oficial, prevista na regra, para competições de mata-mata. Dentre tantos efeitos causados por esse longo prolongamento do jogo - impulsionado pelas consultas ao assistente de vídeo e, eventualmente, as subsequentes reclamações -, podemos soma os gols nos acréscimos.

Das 26 rodadas disputadas até aqui, para se ter uma ideia, apenas quatro não tiveram gols além do tempo regulamentar. Posto isso, dessas 22 rodadas com gols nos acréscimos, 15 contabilizaram pontos importantes para quem balançou a rede, seja pela definição de um empate ou, mais especial, de uma vitória. Dessas 15 rodadas, 11 rodadas trouxeram vitórias importantes para os times que não desistiram da busca pelo resultado.

O UOL Esporte se debruçou sobre números para conferir quem mais ganhou pontos nesse "Brasileirão dos acréscimos". Nessa disputa em particular, vejam só, não deu Flamengo. O vice-líder Palmeiras e o quinto colocado São Paulo foram os que mais souberam aproveitar a longa vida da cronometragem oficial, ao lado do Goiás. Confira na lista abaixo:

  • Palmeiras

    Vice-líder da tabela oficial, somou quatro pontos ao sair de dois empates para triunfos com gols nos acréscimos - e bota acréscimo nisso. Felipe Melo bem sabe: o volante definiu na quarta-feira passada, pela 26ª rodada, o triunfo sobre a Chapecoense no Allianz Parque ao anotar aos 54 minutos do segundo tempo (1 a 0). Pela 18ª rodada, Gustavo Scarpa marcou o gol da vitória aos 55 minutos do segundo tempo contra o Goiás e trouxe os três pontos para casa, terminando a partida com dois gols de diferença. Sem contabilizar pontos, Bruno Henrique marcou para Palmeiras contra o Fortaleza, fechando a goleada em 4 a 0 na segunda rodada. Por outro lado, o Palmeiras, que não levou nenhum gol nos acréscimos, fica com um saldo de quatro pontos com quase 20 minutos a mais de partida.

  • Flamengo

    O líder do Brasileirão com 61 pontos soma nessas 26 rodadas três pontos com gols nos acréscimos. Pela sexta rodada do campeonato, jogando contra o Athletico, o zagueiro Rodrigo Caio fez o gol da vitória aos 50 minutos do segundo tempo, deixando o placar em 3 a 2. Na 11ª rodada, Gabriel empatou a partida contra o Corinthians em 1 a 1 nos 46 minutos do segundo tempo. O Flamengo marcou ainda mais três gols nos acréscimos, mas esses não somaram pontos.

  • Santos

    Terceiro colocado, o time da Vila Belmiro poderia estar à frente do Palmeiras e um pouco mais próximo se tivesse mais sorte ou fôlego. A equipe de Jorge Sampaoli somou apenas um ponto com gols nos acréscimos. Na prática, seu saldo é negativo. O meia Carlos Sánchez empatou a partida contra o Athletico aos 46 do segundo tempo, jogando pela 18ª rodada do Brasileirão. Em doloroso empate na Vila com o Fortaleza, o Santos perdeu dois pontos quando Tinga marcou aos 49 minutos (3 a 3).

  • Corinthians

    O time de Carille só contabilizou um ponto com gols nos minutos de acréscimo: contra o Goiás na 26ª rodada do Brasileirão. Não é algo de se estranhar, considerando sua ineficiência em geral para fazer gols desde o apito inicial. Contra o Bahia, Clayson marcou aos 50 minutos do segundo, mas o Bahia venceu a partida com o placar de 3 a 2, pela 18ª rodada. Por outro lado, o Corinthians perdeu quatro pontos ao levar o empate contra o Flamengo e Ceará. Na 11ª rodada, Gabriel marcou para o Flamengo aos 46 do segundo tempo (1 a 1). Contra o Ceará, Leandro Carvalho marcou um gol olímpico aos 47 do segundo (2 a 2). Termina, então, com saldo de -3.

  • São Paulo

    O tricolor paulista somou quatro pontos com gols nos minutos finais. Pela 12ª rodada, Reinaldo marcou aos 51 do segundo tempo contra o Fluminense e trouxe a vitória com o placar de 2 a 1. Pela 20 ª rodada, o atacante Pablo balançou a rede do Botafogo aos 46 minutos do segundo tempo e ajudou o São Paulo num triunfo dramático. O São Paulo ainda marcou nessa condição com Vitor Bueno, mas o gol apenas aumentou a vantagem contra a Chapecoense num triunfo por 4 a 0. O time paulista não levou nenhum gol nos acréscimos.

  • Grêmio

    O Grêmio somou dois pontos com o gol de Pepê na partida contra o Fortaleza. Pela oitava rodada do campeonato, o jovem atacante marcou aos 45 minutos do segundo tempo e finalizou a partida com o placar de 1 a 0. O Grêmio ainda marcou mais quatro vezes nos minutos finais, com Everton e Alisson marcando dois gols cada, mas sem interferir na contagem de pontos.O time perdeu um ponto nos acréscimos no jogo contra o Fluminense. Yony Gonzalez marcou para o Fluminense aos 47 do segundo tempo num dos jogos mais emocionantes da competição (5 a 4). Totalizando, o Grêmio tem saldo positivo de dois pontos nos acréscimos.

  • Goiás

    O Goiás ganhou quatro pontos na tabela nos minutos finais, também transformando empates em vitórias. Leandro Bárcia marcou aos 45 do segundo tempo na partida contra o Ceará, pela quarta rodada do Brasileiro, finalizando a vitória de 2 a 1. Na décima sexta rodada, Rafael Vaz marcou aos 50 minutos do segundo tempo contra o Internacional, somando uma vitória com o placar de 2 a 1. Na partida contra o Palmeiras, o time de Goiás perdeu um ponto. Gustavo Scarpa fez o gol da vitória aos 55 minutos. O time fica com um total de três pontos nessas condições.

  • Athletico-PR

    O Athletico Paranaense não somou nenhum ponto. Braian Romero aumentou a vantagem contra o CSA, terminando o placar em 4 a 0, pela 11ª rodada. Marcelo Cirino marcou aos 48 do segundo tempo e aumentou o placar de 4 a 1 contra o Fortaleza. Porém, o Athletico ainda perdeu três pontos com gols no final do jogo. Na partida contra o Flamengo, Rodrigo Caio fez o gol da vitória aos 50 do segundo tempo (3 a 2). Na partida contra o Santos, Sánchez empatou aos 46 do segundo tempo. Sendo assim, o Athletico termina com um saldo negativo de três pontos.

  • Vasco

    O Vasco ganhou dois pontos com gols nos acréscimos ao todo nessas 26 rodadas. Marcos Junior, pela 21ª rodada, marcou aos 48 minutos do segundo tempo e conseguiu a vitória para o time do Vasco. O placar terminou em 2 a 1. Já na partida contra o Avaí, o time levou o empate aos 49 minutos do segundo. O Vasco, no fim, tem saldo zerado.

  • Atlético-MG

    O Atlético-MG somou quatro pontos com gols no final da partida. Jair decretou vitória contra o Ceará aos 47 do segundo tempo, pela terceira rodada. Já em duelo com a Chapecoense, quem trouxe a vitória para o time foi Vinicius, que marcou aos 54 minutos do segundo tempo (2 a 1). O Atlético também marcou outros dois gols no fim do jogo, mas esses não contaram pontos. O time mineiro perdeu um ponto na partida contra o Vasco, que marcou aos 48 minutos com Marcos Junior. Sendo assim, computa três pontos.

  • Botafogo

    O time carioca ganhou dois pontos com a ajuda de Alex Santana aos 48 do segundo tempo na partida contra o CSA, que aconteceu na oitava rodada do Brasileirão (2 a 1). Já contra o São Paulo, o Botafogo perdeu um ponto. Pablo marcou aos 46 minutos e deu a vitória ao tricolor paulista. O Botafogo soma um ponto no total.

  • Ceará

    O Ceará ganhou um ponto na tabela com o empate na partida contra o Corinthians. Leandro Carvalho balançou a rede aos 47 do segundo tempo, em cobrança de escanteio (2 a 2). Já na partida contra o Goiás, Leandro Barcia marcou aos 45 do segundo tempo, derrotando o Ceará. O saldo do time fica zerado.

  • CSA

    O time Alagoano conseguiu somar um ponto. O ligeirinho Apodi empatou partida contra o Cruzeiro pela 16ª rodada (1 a 1). Apodi ainda fez outro gol nos acréscimos, junto de Jonatan Gomez, mas esses não contabilizaram pontos para o clube. O CSA perdeu um ponto na partida contra o Botafogo: Alex Santana marcou aos 48 do segundo tempo e garantiu vitória para o time carioca. O saldo do CSA é mais um zerado.

  • Cruzeiro

    O Cruzeiro somou um ponto com gols nos acréscimos. Sassá empatou a partida contra o Avaí em 2 a 2, aos 48 do segundo tempo. A partida foi jogada na 14ª rodada. O time mineiro perdeu quatro pontos nos jogos contra CSA e Chapecoense. Contra a Chape, Camilo empatou aos 54 do segundo e contra o CSA, Apodi fez o gol aos 49. O Cruzeiro totalizou, dessa forma, um saldo de -3 pontos nos acréscimos.

  • Avaí

    O Avaí conseguiu ganhar um ponto aos 49 minutos do segundo tempo com Daniel Amorim. A partida aconteceu na quinta rodada e terminou em 1 a 1. Já contra o Cruzeiro, Sassá empatou a partida em 2 a 2, o empate tirou dois pontos do Avaí, que terminou com o saldo de -1.

  • Chapecoense

    O time da Chapecoense ganhou um ponto no empate contra o Cruzeiro. Camilo marcou e empatou aos 54 do segundo tempo, jogando pela 25ª rodada. Gum fez um gol no final do jogo contra o Flamengo, aos 47 minutos, mas apenas diminuiu a vantagem do time carioca e não somou pontos. Já contra o Palmeiras, a Chape perdeu um ponto. Felipe Melo marcou aos 54 do segundo tempo e a partida terminou com a placar de 1 a 0. Contra o Atlético, Vinicius também marcou aos 54 do segundo e conseguiu a vitória para o time mineiro, o placar ficou em 2 a 1. O saldo da Chapecoense fica em -1.

  • Fluminense

    O Fluminense somou dois pontos com uma vitória no fim da partida. Yony González marcou aos 47 do segundo tempo e trouxe o triunfo para casa. Na partida contra o Grêmio, pela terceira rodada do campeonato, o colombiano fez o nono gol da partida, que terminou em 5 a 4. Na partida contra o São Paulo, o Fluminense levou a virada e perdeu um ponto, o placar foi de 2 a 1. No total o Fluminense tem um ponto de saldo.

  • Fortaleza

    O Fortaleza contabilizou um ponto na tabela na décima sexta rodada. No jogo contra o Santos, Tinga empatou aos 49 do segundo tempo e deixou o placar em 3 a 3. Na partida contra o Grêmio, o Fortaleza perdeu com o placar de 1 a 0 nos 45 do segundo tempo com Pepê marcando o gol. O saldo, então, do Fortaleza é de zero.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Esporte