PUBLICIDADE
Topo

Futebol

De São Caetano a Once Caldas: o que aconteceu com zebras de 15 anos atrás

Do UOL, em São Paulo

11/08/2019 04h00

O ano de 2004 teve uma zebra atrás da outra no futebol. Só para refrescar a memória: o Santo André ganhou a Copa do Brasil, o Once Caldas levou a Libertadores, e na Europa não foi diferente, com o título do Porto na Liga dos Campeões. Abaixo, você vê por onde andam esses clubes 15 anos depois.

  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    São Caetano

    Vice-campeão brasileiro e da Libertadores no início dos anos 2000, o São Caetano conquistou seu título de maior expressão em 2004. A equipe, então comandada por Muricy Ramalho, foi campeã paulista após vencer o Paulista na final. Em 2019, o Azulão voltou a disputar a Série D do Brasileiro, mas não obteve o acesso para a Série C.

  • REUTERS/Paulo Whitaker

    Santo André

    Também da região do ABC, o Santo André foi campeão da Copa do Brasil há 15 anos ao bater o Flamengo, em pleno Maracanã, no segundo jogo da final. Em 2019, o Ramalhão conseguiu o acesso à Série A-1 do Paulista com o título da A2, mas não disputa nenhuma divisão nacional há seis anos.

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Once Caldas

    O Once Caldas foi o responsável por mais uma surpresa em 2004 na América do Sul. O clube colombiano, que não tinha nem muita tradição no futebol local, conquistou a Libertadores. No caminho para o título, eliminou times como Santos, São Paulo e Boca Juniors. Desde então, o Once Caldas foi campeão colombiano em 2010 e participou outras vezes da Libertadores, mas sem o mesmo destaque.

  • REUTERS/Rafael Marchante

    Valencia

    O Valencia já vinha de boas temporadas antes de 2004, com participação em finais de Liga dos Campeões, mas o título espanhol naquele ano foi especial. A equipe de Mestalla superou os galácticos do Real Madrid e o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, que viria a ser eleito o melhor jogador do mundo. Desde então, o máximo que o Valencia conseguiu no Espanhol foi ser terceiro colocado, mas o clube ainda levou duas vezes a Copa do Rei.

  •  AFP PHOTO DDP/DAVID HECKER

    Werder Bremen

    Na Alemanha, o Werder Bremen sobrou e conquistou o Campeonato Alemão em 2004 com direito a festa na casa do Bayern de Munique, vice-campeão. De sobra, a equipe do brasileiro Ailton ainda levou a Copa da Alemanha. Depois disso, o clube ergueu a Copa de 2009 e parou por aí.

  • Associated Press- AP

    Porto

    O Porto chocou o mundo ao conquistar a Liga dos Campeões de 2004 com um time que tinha Deco, Carlos Alberto e o então pouco badalado José Mourinho no banco de reservas. Anos depois, o clube teve a conquista da Liga Europa de 2011 como maior feito no cenário internacional e segue como uma das potências no futebol português.

  • REUTERS/Kai Pfaffenbach

    Grécia

    O ano de 2004 também teve uma zebra nos torneios entre seleções. A Grécia calou Portugal na final com a vitória na Eurocopa disputada em terras portuguesas. Foi o único grande feito dos gregos. A seleção sequer se classificou para a Copa do Mundo de 2006. Depois, disputou os Mundiais de 2010 e 2014 e teve as oitavas de final no Brasil como principal resultado na história. Em 2018, ficou fora de novo.

Futebol