UOL Esporte Futebol
 
07/12/2008 - 19h30

Capítulos de um ano para o Vasco esquecer

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Em campo

Embora tenha ido mal no Estadual (parou nas semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio), o Vasco foi bem na Copa do Brasil: caiu apenas na semi diante do Sport. No Brasileiro, beliscou um quarto lugar na quarta rodada, mas terminou o primeiro turno já na zona de degola.

Dança dos técnicos

Cinco treinadores estiveram à frente do Vasco nesta temporada. Romário iniciou o ano como técnico-jogador, mas logo se desentendeu com a diretoria e deixou o cargo com Alfredo Sampaio. Antônio Lopes e Tita também ocuparam a vaga antes de Renato Gaúcho.

Política

Após sete anos no poder, Eurico Miranda deixa de ser presidente do Vasco. Em março, eleição de 2006 é anulada e novo pleito ocorre em junho, quando Roberto Dinamite, da oposição, ganhou o direito de comandar o clube. “Agora é voltar a fazer o Vasco campeão”, diz ele.

Demissões

Após a saída do preparador-físico Luiz Flávio, criticado por Edmundo, outros nove profissionais do futebol são demitidos depois da eleição de Dinamite, que acumula a função de vice de futebol após o afastamento de Manoel Fonte. Antônio Lopes é mantido no início do mandato.

Problemas internos

Edmundo escancara problemas internos no elenco. Atacante critica Luizão e Morais por abandonarem a concentração alegando medo da torcida, além de afirmar que Leandro Bomfim e Jean fingiram lesões para não precisarem entrar em campo em momento difícil do time.

Baixas e reforços

Enquanto alguns saíram, como Morais e Jean, outros chegaram para tentar resgatar a tradição vencedora do Vasco. Um dos principais reforços, Edmundo chegou a anunciar aposentadoria, sendo convencido por Eurico Miranda a voltar atrás. Já Leandro Amaral retornou ao clube após batalha judicial para defender o Fluminense.

Revolta

Torcedores fazem dois protestos mais intensos em São Januário. No primeiro, criticam principalmente Antônio Lopes e Morais, já temendo o rebaixamento à Série B. Mais à frente, invadem gramado durante treino e cobram os jogadores, que, assustados, correm para o vestiário.

Premiação

Na reta final do Brasileiro, Renato Gaúcho se desentende com a cúpula vascaína após um dirigente revelar que o treinador receberia prêmio financeiro se evitasse a queda à Série B. O elenco, por sua vez, descartou esse tipo de incentivo para livrar o clube do rebaixamento.

A queda

O Vasco chegou à última rodada precisando derrotar o Vitória em São Januário e contar com uma combinação de resultados para conseguir se manter na série A. Mas não conseguiu. O time comandando por Renato Gaúcho não fez sua parte e perdeu para o Vitória por 2 a 0. O jogo marcou também, de forma amarga, o adeus de Edmundo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host