Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Grêmio busca clube-satélite no Uruguai para garimpar jovens

CT das categorias de base do Grêmio cresceu em estrutura neste ano após reforma de R$ 10 milhões - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
CT das categorias de base do Grêmio cresceu em estrutura neste ano após reforma de R$ 10 milhões Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/07/2021 04h00

O Grêmio está em meio a uma busca por clube uruguaio para assinar parceria. A ideia gremista é fechar contrato com clube do país vizinho para avançar na prospecção de jovens fora do Brasil. Existem conversas em andamento com mais de uma equipe, no momento. O plano, basicamente, é se antecipar no mercado da bola e criar uma conexão para buscar eventuais destaques no Uruguai antes de eles se tornarem profissionais ou de entrarem no radar equipes da Europa.

A medida dialoga com prática do clube, que nos últimos anos —e antes da pandemia— passou a realizar excursões pela América do Sul atrás de maior nível competitivo para amistosos e torneios de base. Ao mesmo tempo, usava essas viagens como oportunidades para garimpar talentos estrangeiros. Hoje, o time sub-20 gremista conta com dois colombianos: os atacantes Kevin Quejada e Wilmar Rivas.

VAR nas Séries B, C e D inicia contrato da CBF com nova empresa

O anúncio do uso do VAR a partir do returno da Série B e nas fases finais das Séries C e D inaugura uma nova relação contratual da CBF. Diferentemente do que ocorre na Série A, o serviço não será prestado pela Hawk-Eye — empresa que atuou na Copa do Mundo e com quem a CBF tem vínculo até 2022. Para as divisões de acesso, a nova parceira é brasileira, a Sports Hub. O contrato novo assegura para 2021 mais 230 jogos. A conta fica com a CBF. (Por Igor Siqueira)

Novo VAR tem sistema diferente para análise, com touchscreen

Mas a adoção de uma nova parceira traz uma mudança prática para os árbitros de vídeo que ficam na cabine. Há uma diferença no software, especialmente na hora de traçar as linhas para medir o impedimento. No sistema da Hawk-Eye, isso é feito com um mouse. Com a SportsHub, o árbitro maneja a tela, que é touchscreen, dá zoom e indica o ponto desejado. A Spots Hub trabalhou recentemente com a MediaPro, que forneceu as imagens da Copa América em um acerto com a Conmebol. A empresa também atuou na fase final do Carioca 2021 e a CBF acompanhou esse trabalho. (Por Igor Siqueira)

Comissão de arbitragem da CBF tem novo endereço

A comissão de arbitragem, inclusive, não bate mais ponto na sede da CBF. Ela ocupou um prédio próximo, na mesma rua, onde estava situado o Comitê Organizador Local (COL) da Copa América. Um andar inteiro foi separado para abrigar o que a entidade chama de Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira. (Por Igor Siqueira)

Atacante venezuelano é reprovado em teste e deixa base do Inter

O atacante venezuelano Jesús Orozco não foi aprovado nas categorias de base do Inter. Egresso do Deportivo Táchira em abril, o jogador passou por avaliações e foi integrado às equipes de formação, mas não atingiu o nível esperado e se desligou do elenco vermelho, voltando a seu país. Outros dois estrangeiros da base do Inter também deixaram o clube após o fim de seus vínculos. O argentino Maxi Zalazar e o colombiano Andrés Amaya já não fazem parte do elenco gaúcho. (Por Marinho Saldanha)