Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Clubes esperam antecipar lançamento da liga e detectam interesse do mercado

Rodolfo Landim e Guilherme Bellintani, presidentes de Flamengo e Bahia - Igor Siqueira/UOL Esporte
Rodolfo Landim e Guilherme Bellintani, presidentes de Flamengo e Bahia Imagem: Igor Siqueira/UOL Esporte

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/07/2021 04h00

Os dirigentes de clubes que trabalham para criar uma liga com objetivo de organizar o Brasileirão vão se reunir por videoconferência nesta quinta-feira (22). Inicialmente, o planejamento era fazer o encontro presencialmente, em Brasília. Mas o plano vai mudar para 9 de agosto. O evento desta semana é para aproximar os presidentes dos clubes, já que a articulação da liga vai demandar entendimento entre eles.

Ao mesmo tempo, quem debate os passos para criar a liga vê uma aceleração em algumas questões. Tanto que já há uma estimativa otimista de que em 9 de agosto já seja possível assinar os documentos para oficializar a criação do bloco. A meta anterior variava entre o fim de setembro e o início de outubro.

Parte da mudança do cenário se deve a um ajuste de rota. No entendimento dos dirigentes, o momento de ouvir apresentações de empresas/consórcios — como KPMG/TGA/Dream Factory e o bloco Zveiter, Fort e Magrath — foi equivocado. A leitura é que houve uma "cutucada" no mercado prematuramente. Choveram ligações para oferta de serviços, mas ainda há um grupo de trabalho discutindo quais trabalhos na liga demandarão assessoria externa. De todo modo, os clubes perceberam que existe um mercado para a liga, considerando os inúmeros interessados.

São Paulo ficou fora de vídeo da Adidas por discordar de design do uniforme

A Adidas lançou um vídeo comemorativo dos 30 anos da Copa do Mundo feminina. Na peça, aparecem camisas especiais de Cruzeiro, Flamengo e Internacional. Também utilizando os materiais esportivos fornecidos pela empresa alemã, o São Paulo ficou fora das filmagens. A coluna apurou que o motivo foi o design do uniforme especial feito pela Adidas. O São Paulo discordou do modelo e não entrou em acordo para participar do vídeo. Em contato com a reportagem, a empresa alemã se limitou a dizer que os clubes parceiros "podem optar por não participarem do lançamento". (Por Brunno Carvalho)

Oposicionista consegue na justiça direito de voltar ao conselho do São Paulo

O conselheiro do São Paulo Newton Luiz Ferreira, conhecido como Newton do Chapéu, conseguiu na Justiça o direito de retornar ao conselho deliberativo do clube. Membro da oposição, o conselheiro estava suspenso pela Comissão de Ética do clube depois de ser acusado de vazar contratos de empréstimos bancários à imprensa. Ao conduzí-lo de volta ao órgão, a Justiça afirmou que o procedimento interno do São Paulo não tinha garantido ao acusado o direito à plena defesa. (Por Pedro Lopes)

Cleber Reis pode assinar pré-contrato com qualquer clube em agosto

Quando chegar agosto, o zagueiro Cleber Reis, com vínculo até final de janeiro de 2022, estará a apenas mais seis meses do fim de contrato com o Santos e já poderá firmar um pré-contrato com qualquer clube. A expectativa, agora, é que surja alguma proposta para que o jogador, de 30 anos, tenha sua saída antecipada. A direção já tentou acordo com o atleta para rescisão, mas as partes não encontraram um denominador em comum e Cleber segue treinando de forma separada, em horário alternativo (Por Gabriela Brino)