Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Por gramado, seleção tenta tirar mata-mata da Copa América do Engenhão

Neymar ironiza qualidade do gramado do Engenhão - Instagram
Neymar ironiza qualidade do gramado do Engenhão Imagem: Instagram

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/06/2021 08h59

A seleção brasileira ensaia um lobby para tentar tirar do Nilton Santos as quartas de final da Copa América. A justificativa? O gramado. Para o estafe da seleção, saindo de Goiânia depois da última rodada da fase de grupos, qualquer outro destino seria bom, desde que não fosse o estádio do Rio, criticado pela má qualidade de terreno.

A ideia ainda não chegou oficialmente à organização da Copa América. De todo modo, quem toma as decisões sobre o torneio vê como inviável essa manobra. E cita alguns motivos: quando o contrato com um estádio é assinado, já se estipula o valor por um determinado número de jogos, por uma duração específica de dias. Além disso, mudar um jogo de local envolve não só a logística das seleções, mas de todo staff da Conmebol, TV, etc. No contexto geral, levar a transferência do jogo adiante seria um favorecimento ao país anfitrião, que inicialmente conseguiu a benesse de traçar o caminho do líder do Grupo B com menos deslocamentos que os demais. (Por Igor Siqueira)

Clubes se reúnem para debater modelo de negócios da Liga

O pontapé inicial para a formação de uma liga de clubes já foi dado e os grandes do país têm encontro marcado para avançar no assunto. Na próxima segunda-feira, todas as agremiações da Série A e algumas da Série B se reunirão em São Paulo. Na pauta, os participantes irão discutir o modelo de negócios para a futura associação, que visa assumir a organização e a gestão do Brasileirão. Também serão discutidos eventuais entraves jurídicos para a criação de uma sociedade anônima e a ideia é se aproximar de um formato que afaste possibilidades de contestações jurídicas, especialmente por parte da CBF. (Por Leo Burlá)

Chile também não informou sobre covid de atleta a clube brasileiro

A exemplo do que houve com Venezuela e Bolívia com atletas que atuam em clubes brasileiros e testaram positivo para covid-19 durante a Copa América, a seleção chilena também não comunicou o Internacional sobre o quadro de Carlos Palacios, que cumpre isolamento em Cuiabá após ser infectado com o novo coronavírus. A condição, porém, é encarada com naturalidade, pois o isolamento obrigatório vencerá ainda durante a disputa da competição. Palacios não disputou nenhuma partida do torneio de seleções, mas poderá ser reintegrado após cumprir os protocolos da competição. (Por Marinho Saldanha)

Cavani deixa a Arena Pantanal sem máscara após vitória sobre Bolívia

Autor de um dos gols da vitória do Uruguai por 2 a 0 sobre a Bolívia ontem (24), o atacante Cavani deixou a Arena Pantanal (MT) sem máscara. Ele saiu do vestiário sem o adereço e percorreu todo o corredor que estava ocupado por seguranças até entrar no ônibus. Pelas regras, os atletas precisam utilizar a máscara durante todo o momento em que estiver nos estádios. A menos quando estiverem em campo. (Por Bruno Braz)

Trilha sonora neutra da Copa América deixa ambiente dos jogos "sem sal"

Característica marcante no período pandêmico, as trilhas sonoras nos estádios têm sido algo que desperta certa curiosidade nos torcedores. Geralmente os DJ's costumam colocar músicas de torcida da equipe da casa, mas na Copa América isso não tem ocorrido. A Conmebol optou pela neutralidade, deixando somente um barulho de torcida, sem qualquer cântico, algo tem deixado o ambiente das partidas um pouco "sem sal". O único som além desse é o do locutor do estádio, que costuma informar escalações, substituições, gols e sempre encerra sua participação com uma mensagem de agradecimento aos envolvidos no jogo. (por Bruno Braz)