Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Saída de Renato teve conversa por telefone e não gera gastos ao Grêmio

Renato Gaúcho durante Palmeiras x Grêmio, pela final da Copa do Brasil - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho durante Palmeiras x Grêmio, pela final da Copa do Brasil Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2021 04h00

A saída de Renato Portaluppi o Grêmio ocorreu de forma consensual. Segundo apurou a coluna, a opção por romper o vínculo que havia sido renovado havia pouco mais de um mês aconteceu por iniciativa tanto do técnico quanto do presidente do clube, Romildo Bolzan Júnior. O acordo veio de uma conversa por telefone, na manhã de ontem (15). Sem poder ter contato com outras pessoas, em razão da covid-19, o treinador e o dirigente conversaram por longos minutos e decidiram, juntos, que o melhor era o desligamento.

O rompimento não acarreta gastos para o Grêmio. Renato jamais exigiu multa rescisória em nenhum dos contratos que firmou com o clube. O treinador permanecerá em isolamento no hotel onde mora, em Porto Alegre. Com tosse e sob tratamento, só irá voltar ao Rio de Janeiro quando estiver recuperado. O desligamento aconteceu no dia seguinte à frustrante eliminação na Libertadores, diante do Independiente del Valle, do Equador. (Por Marinho Saldanha)

São Paulo espera aumento de 50% em adesões do novo sócio-torcedor

O São Paulo se prepara para lançar o novo sócio-torcedor em parceria com a Feng, empresa que já desenvolveu os programas de Flamengo e Vasco. O projeto foi votado pelo Conselho Deliberativo em 31 de março passado e será lançado para o público entre abril e maio deste ano. Hoje, o clube conta com 20 mil sócios adimplentes. O planejamento da diretoria é que, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, haja um aumento de 50% no número de adesões por causa das novas diretrizes -- cerca de 10 mil novos inscritos. A intenção é conceder benefícios à torcida para que o programa conquiste adesões, mesmo sem a possibilidade de receber público no estádio, por causa da pandemia de covid-19. (Por Thiago Fernandes)

Relator do projeto sobre clube-empresa quer votar texto no Senado em maio

A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) escutou do senador Carlos Portinho (PL-RJ) que o Projeto de Lei para aprovação do clube-empresa será votado no Congresso Nacional até o fim de maio. O relator do projeto articula a apreciação do tema ao lado do presidente da casa, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e faz ajustes no texto para que o conteúdo agrade a todos os envolvidos -- clubes, atletas e governo federal. A ANCF terá uma nova reunião com o senador Carlos Portinho para discutir o projeto na tarde de hoje (16), conforme apurado pela coluna. (Por Thiago Fernandes)

Globo envia profissionais para estudar logística e produção de Tóquio 2020

A Globo enviou na semana passada uma equipe de dez profissionais para o Japão. O motivo da viagem foi produzir estudos de logística e entender como está a produção técnica para as transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem em julho. A De Primeira apurou que os profissionais voltam nesta semana e ficaram bem impressionados com o que viram. Os japoneses prometem novidades tecnológicas na geração de imagens e exibição, com câmeras em 8K. Além do Grupo Globo, o Band Sports transmitirá as Olimpíadas na TV brasileira. (Por Gabriel Vaquer)

Globo adverte afiliada que exibiu jogo com câmeras via internet

A Globo advertiu a TV Anhanguera, sua afiliada em Goiás, por ter exibido na quarta-feira (14) pelo Campeonato Goiano o jogo entre Goiás e Aparecidense com câmeras geradas via internet. O fato fez a imagem da partida cair diversas vezes por causa da instabilidade de sinal, o que provocou reclamações de torcedores nas redes sociais. A emissora carioca ficou sabendo do fato e se colocou à disposição para ajudar a resolver o problema, considerado grave para o padrão de futebol que a Globo costuma entregar ao espectador. (Por Gabriel Vaquer)