Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Vasco: Vice considera posse de Conselho Deliberativo como "ato nulo"

Salão nobre da sede do Vasco na Lagoa, zona sul do Rio: palco das reuniões do Conselho Deliberativo do clube - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Salão nobre da sede do Vasco na Lagoa, zona sul do Rio: palco das reuniões do Conselho Deliberativo do clube Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/01/2021 04h00

Em contato por mensagem de texto com a De Primeira, o vice do Conselho Deliberativo do Vasco, Sérgio Romay, classificou a sessão solene de amanhã (22) na sede Náutica do Vasco - que dará posse aos conselheiros eleitos e votará os integrantes dos conselheiros Deliberativo e Fiscal — como "irregular" e, portanto, um "ato nulo".

Na última segunda-feira (18), Romay foi notificado pelo presidente do clube, Alexandre Campello, a fazer uma retificação na convocação do atual presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, que havia marcado o evento para o dia 25. No entanto, nem ele e nem Monteiro responderam aos ofícios, fazendo com que o mandatário vascaíno convocasse a sessão de amanhã baseado no artigo 99, inciso XXI, do estatuto. A alegação de Campello para tal é a de que a carta magna cruzmaltina é clara em afirmar que tal posse precisa ser feita na primeira semana da segunda quinzena de janeiro.

Santos volta a promover gerente de futebol

O Santos irá promover Jorge Andrade do cargo de Gerente de Futebol para o posto de Superintendente de Esportes — que ficou vago após a demissão de Felipe Ximenes. A escolha leva em conta a avaliação boa do trabalho de Andrade desde que chegou ao Peixe no fim de 2019 como Gerente de Base, mas também tem um viés econômico. A nova diretoria encabeçada pelo presidente Andrés Rueda procura enxugar gastos e não irá repor as saídas de Ximenes e Márcio Santos. Jorge Andrade tem ótima relação com o técnico Cuca e já tinha ficado no comando do Departamento de Futebol por dois meses após William Thomas pedir demissão. Com isso, Everson Rocha, chefe do Departamento de Scout do clube também ganha força internamente — os dois foram contratados por William Thomas e auxiliaram no projeto desenhado pelo ex-executivo. (Por Eder Traskini)

Liga francesa lança concorrência para direitos de transmissão

A Ligue 1 lançou na última terça-feira (19) a concorrência para os direitos de transmissão para o Campeonato Francês em todo mundo, inclusive no Brasil. O vencedor terá direito a todos os jogos da principal liga do futebol francês entre as temporadas 2021/2022 e 2023/2034, incluindo partidas do PSG de Neymar. Além do campeonato em si, quem se interessar poderá exibir a Supercopa da França, que une os campeões da Ligue 1 e da Copa da França. A De Primeira apurou que Grupo Globo, Disney, Band e a atual dona dos direitos no país, o aplicativo OneFootball, foram alguns dos convidados para participar da disputa. Propostas devem ser enviadas até a última semana de fevereiro. Se os critérios pedidos pelos franceses forem atendidos, o anúncio do vencedor ocorrerá em março. (Por Gabriel Vaquer)

Pepê e Pará participarão de evento de Fortnite com Neymar

Pepê, do Grêmio, e Pará, do Santos, participarão de um evento de Fortnite — jogo do estilo Battle Royale — junto com Neymar, Dybala, Douglas Costa e Richarlison, a convite de Pelé. Parceiro da Epic Games, o Rei do Futebol dá nome à "Pelé Cup", que será realizada nos próximos dias. Pepê, fã do jogo, irá "ensinar" o lateral santista, que não costuma jogar. Depois, irão formar uma dupla. A gravação da participação deles no evento ocorrerá na sexta-feira (22) e irá ao ar na próxima terça (26) no Instagram de Pelé. (Por Marinho Saldanha)

Flu depende de 'boa vontade' de Marcos Paulo

Com contrato vencendo no meio do ano, Marcos Paulo deseja deixar o Fluminense. A vontade é tanta que, também em função de toda sua formação nas divisões de base do clube, em Xerém, o atacante deseja que o Tricolor seja recompensado por sua saída, já que a pretensão é que seja imediata. Depois de recusar proposta aos 14 e 16 anos, o jovem, de 18, fez questão de pedir aos seus agentes, da "TFM Agency", que procurem um time disposto a pagar por seus direitos econômicos. O Atlético de Madrid fez a melhor proposta salarial, e por isso, seu empresário, Lucas Mineiro, está em Madrid negociando para os Colchoneros pagarem pela negociação. O problema é que o clube espanhol não tem pressa em esperar até o vínculo de Marcos Paulo se esgotar, e o impasse persiste após a primeira reunião. Sem barganha na negociação, o Fluminense depende da boa vontade do jogador para não perder sua maior joia sem receber nada em troca. (Por Caio Blois)