Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Globo e Turner encerram batalha jurídica sobre direitos após MP caducar

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju (SE)

16/12/2020 04h00

A Globo e a Turner encerraram, na semana passada, a disputa na Justiça por entendimentos diferentes sobre a Medida Provisória 984/20, que dava ao mandante o poder de negociar sozinho o direito de transmissão de um jogo. O processo chegou ao fim sem uma resolução de mérito pela juíza Priscila Fernandes, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Além do pedido das próprias empresas, a magistrada entendeu que não havia condições de seguir com a ação, já que a MP não tem mais validade desde outubro.

Inicialmente, quem pediu o fim da jurisdição foi a empresa americana, alegando que "não tinha mais interesse na discussão". A Globo concordou com o fato em novembro, dizendo que "a Turner se mostrou disposta a seguir os contratos". Com a pacificação da questão, a juíza do caso apenas condenou a Turner a pagar honorários e custas processuais. A programadora pode recorrer desta decisão, já que pediu que a Globo arcasse com esses valores.

Enquanto a "MP do Mandante" esteve em vigor entre junho e outubro, a Turner ganhou o direito de exibir até 12 jogos usando o texto. A programadora chegou a escolher partidas envolvendo Flamengo e Vasco, mas a Globo conseguiu medida cautelar impedindo as transmissões. Além da TV paga, a Turner exibe os jogos do Brasileirão em streaming no EI Plus dos duelos que entre Palmeiras, Santos, Athletico, Internacional, Bahia, Ceará, Fortaleza e Coritiba. A Globo possui acordos para TV paga e pay-per-view com os outros clubes (exceto Athletico) - além de acordo em TV aberta com todos.

Fla passa Warriors e lidera interações no Instagram: quase 1 bi de em 2 anos

O Flamengo ultrapassou a franquia da NBA Golden State Warriors e se firmou como a marca esportiva com maior engajamento em todas as Américas. O Fla atingiu 1,19 bilhão de interações contra 1,17 bilhão da equipe do astro Stephen Curry, segundo estudo do "Deportes y Finanzas". Puxado pelo título na última temporada e a presença de Lebron James, os Lakers fecham o pódio. O Rubro-negro viu este número explodir do início de 2019 para cá. No começo do ano passado, o Fla somou 952 milhões entre curtidas, visualizações e comentários na ferramenta, o que representa 79,8% do total acumulado. Os rubro-negros apontam um volume quadruplicado de conteúdo como o grande responsável pelo número e já contam com 9,4 milhões de seguidores. (Por Leo Burlá)

Santos reformula e aumenta premiação por Libertadores ao elenco

O Comitê de Gestão do Santos decidiu reformular e aumentar a premiação ao elenco por êxitos na Copa Libertadores da América. A decisão foi tomada em reunião no último dia 7 e a De Primeira teve acesso aos documentos. Os dirigentes santistas renegociaram os valores e aceitaram a sugestão de pequeno aumento no valor a fim de "repor as perdas ocasionadas pelos constantes atrasos de pagamento". A reformulação se deu pois, na visão do colegiado, a premiação estava "mal feita e descompassada" pela gestão anterior. Ainda ficou decidido, na mesma reunião, que haverá premiação para as Sereias da Vila e também para as categorias de base do feminino. (Por Eder Traskini e Gabriela Brino)

De saída do Tigres-MEX, Nico López quer voltar ao Inter

Nico López quer voltar para o Inter. O jogador deve deixar o Tigres-MEX e gostaria de retornar ao Colorado, clube que defendeu até 2019. Nico marcou seis gols, deu uma série de assistências, mas ainda assim não é titular absoluto do técnico Tuca Ferretti. Segundo apurou o UOL Esporte, o jogador dá preferência para atuar no clube gaúcho, com o qual estabeleceu relação sentimental. Caso não avance para uma negociação, ele está disposto a ouvir outras ofertas. (Por Marinho Saldanha)