Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Universidade terá que indenizar Globo por uso indevido de música do "GE"

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 04h00

A Uninove, uma das principais universidades do Brasil, terá de pagar uma indenização de R$ 15 mil para a Globo por conta de uma publicidade realizada em 2008 - de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A emissora processou a instituição após a faculdade utilizar a trilha sonora de abertura do "Globo Esporte", programa esportivo que chegou a patrocinar durante uma época, em uma peça comercial, sem nenhuma autorização formal. O Tribunal de Justiça de São Paulo deu ganho de causa à emissora nas duas primeiras instâncias julgadas anos atrás.

Na semana passada, o STJ manteve a decisão do TJ-SP sobre danos morais e materiais no último recurso do caso. Isso significa que a Uninove quis usar a credibilidade de uma trilha e um direito que a Globo tinha para conseguir mais alunos. A TV, porém, tentou aumentar o valor do pagamento, mas isto o STJ negou prontamente, por achar 15 mil reais uma quantia justa para o caso. A Uninove tem até 90 dias para cumprir a condenação, sob risco de multa. (Por Gabriel Vaquer)

Filhos com covid: Bandeira pede adiamento de julgamento no Fla

Na mira de um julgamento político no Conselho de Administração do Flamengo, o ex-presidente do clube Eduardo Bandeira de Mello solicitou adiamento da sessão que analisaria seu caso - marcada para esta quinta-feira (26). Como seus filhos, Fábio e Marcelo, que moram com o pai, testaram positivo para covid-19, Bandeira argumentou que seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento. A expectativa é que o presidente do Conselho, Bernardo Amaral, defira o pedido. O processo diz respeito às declarações do ex-presidente quanto ao incêndio no CT Ninho do Urubu e pode, inclusive, gerar a expulsão dele do quadro social. (Por Pedro Ivo Almeida)

'Novo' goleiro do Santos, John é monitorado por clubes europeus

O goleiro John, de 24 anos, está no radar de dois clubes europeus, um da Itália e outro da França. O arqueiro do Santos vai apenas para o seu quarto jogo como profissional pelo Peixe contra a LDU, hoje (24), no Equador, mas já é monitorado pelos clubes desde as categorias de base. John teve duas convocações para seleção brasileira sub-17 e disputou o Sul-Americano de 2013. Além do potencial, o goleiro tem outro atrativo para os europeus: a cidadania italiana, que faria com que ele não ocupasse uma vaga de 'extracomunitário', muito valorizada no Velho Continente. O Santos recebeu propostas de empréstimo no início deste ano, de Juventude e Confiança, para disputar a Série B do Brasileirão, mas o Peixe preferiu segurar o atleta. (Por Eder Traskini)

Organizada do Inter quer impedir músicas em sistema de som

A Guarda Popular realizou dois protestos contra a direção do Inter e os jogadores no último final de semana e, no jogo contra o Fluminense, pendurou suas faixas de cabeça para baixo no Beira-Rio em sinal de protesto. Só que a organizada quer ir além e impedir que seus cânticos sejam reproduzidos no sistema de som do estádio. O pedido já foi feito antes do jogo contra o Flu, mas não foi atendido pelo Inter. Novamente para o duelo com Boca Juniors, eles esperam que as músicas entoadas pela torcida não sejam reproduzidas pelo DJ do estádio, completando o protesto dos aficionados. O Inter entende que as músicas são "dos torcedores" e não especificamente de uma organizada. (Por Marinho Saldanha)