Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Tite convoca Pedro e Bruno Henrique como suplentes da seleção brasileira

Pedro, atacante do Flamengo: em alta e na mira de Tite e da seleção brasileira - Jorge Rodrigues/Jorge Rodrigues/AGIF
Pedro, atacante do Flamengo: em alta e na mira de Tite e da seleção brasileira Imagem: Jorge Rodrigues/Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 04h00

Destaque da última rodada do Campeonato Brasileiro e ponto central de debates entre torcedores e analistas de futebol, o atacante Pedro também está na pauta de Tite. O centroavante rubro-negro é um dos escolhidos pelo treinador da seleção brasileira para a lista de suplentes da equipe para os jogos de novembro das Eliminatórias para a Copa do Mundo - contra Venezuela, em São Paulo, e Uruguai, em Montevidéu. Ele e o companheiro de clube Bruno Henrique são as duas opções para o ataque caso algum dos convocados inicialmente tenha problemas e não possa se apresentar.

A lista de suplentes de Tite tem ainda mais cinco nomes - não divulgados pela comissão técnica da seleção - de outras posições. Tal relação, comum em torneios oficiais como a Copa do Mundo, é uma novidade dentro do novo protocolo para jogos em datas Fifa. Caso algum atleta entre os 23 convocados venha a testar positivo para covid-19 em um dos diversos exames a que são submetidos no período em que estão com a seleção, o treinador já tem jogadores de sobreaviso para a substituição. "A apresentação dos mesmos somente será necessária, mediante nova comunicação, caso um ou mais atletas dos relacionados entre os 23 não reúna condições de participar das partidas", informa a carta da CBF aos escolhidos. O Flamengo já tem o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Everton Ribeiro na lista inicial de Tite para os jogos de novembro. (Por Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida)

Justiça marca audiência final de guerra Globo x Fifa

A Justiça do Rio de Janeiro marcou para o próximo dia 12 de novembro a audiência "final", em segunda instância, que vai decidir se a Globo continuará sem pagar uma parcela de 90 milhões de dólares (R$ 506 milhões na cotação atual) do contrato de direitos de transmissão de eventos organizados pela Fifa entre 2015 e 2022, que inclui a Copa do Mundo do Qatar. O recurso foi pedido pela entidade máxima do futebol em agosto. O julgamento será feito pelo Desembargador Plínio Pinto Coelho Filho e é oriundo da 6ª Vara Empresarial do Rio. Alegando efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus, a Globo conseguiu suspender, com um mandado de segurança, o pagamento do valor previsto para junho. A Fifa disse que não foi avisada da medida pela Globo e tentou um medida cautelar para conseguir o cumprimento do acordo, mas a Justiça negou. A Globo alega que sempre pagou as parcelas em dia e que vai honrar o compromisso quando a situação se normalizar. A decisão do dia 12 ainda poderá ser revertida no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que é pouco cogitado entre as partes, visto a urgência para a definição da retomada ou não dos pagamentos. (Por Gabriel Vaquer)

Palmeiras adota "lei do silêncio" após fracasso com Ramírez

Desde o fracasso na negociação com Miguel Ángel Ramírez, o Palmeiras adotou a "lei do silêncio" e ninguém no clube pode falar sobre a busca por um novo treinador. De funcionários a membros da diretoria, o argumento é de que as negociações estão restritas ao presidente Maurício Galiotte e pessoas como o vice-presidente Paulo Roberto Buosi e o diretor de futebol Anderson Barros. O clube não quer que nada saia da Academia de Futebol até que haja um escolhido, após muitos detalhes da conversa com Ramírez vazarem. Até agora, a diretoria tem ouvido apenas recusas. Sebastián Beccacece, do Racing (ARG), foi o mais recente a dizer "não" ao Verdão. (Por Thiago Ferri)

Hellmann elogia Arthur Gomes e conta que tentou santista no Inter

O técnico Odair Hellmann, do Fluminense, conversou rapidamente com Arthur Gomes ontem (25) após a vitória dos cariocas por 3 a 1 sobre o Santos. No papo, revelado à De Primeira por pessoas próximas ao treinador e que estavam no gramado do Maracanã, o comandante do Flu elogiou o Menino da Vila e contou ao jogador que tentou contratá-lo quando ainda estava comandando o Internacional, entre o fim de 2017 e 2019. Os dois se conhecem desde a seleção de base, onde o comandante do Flu era auxiliar técnico. Arthur passou a última temporada emprestado para a Chapecoense após a disputa do Paulistão com o Santos. No clube de Santa Catarina foram 30 jogos e quatro gols marcados. O Menino da Vila já soma 24 partidas e três gols neste ano e vem sendo utilizado por Cuca como meia de criação. (Por Eder Traskini)

VP do Flu entregou cargo, mas funcionários não sabiam

A renúncia de Ronaldo Barcellos à vice-presidência comercial do Fluminense pegou todos de surpresa. O empresário entregou o cargo no início do mês em carta ao presidente Mário Bittencourt, mas nem os funcionários do departamento sabiam da saída do "chefe". A pasta vem sendo tocada pelo diretor comercial Eduardo Roizman, homem de confiança de Barcellos. O setor tem sido bastante criticado, já que o Flu é um dos clubes sem patrocínio master e teve redução brusca nas receitas em 2020. Desde 2018, quando assumiu a cadeira ainda na getão Pedro Abad, Barcellos acumulou acordos de permutas e propriedades menores na camisa, mas ele e seus funcionários convivem com críticas internas e da torcida. O departamento ainda foi alvo de polêmica neste mês por conta do "caso Live Sorte", onde um intermediário acusa o clube de se utilizar de "rachadinhas" em comissões para acordos comerciais. (Por Caio Blois)