Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Pressão não surte efeito, e Maia sustenta ideia de caducar MP do Mandante

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília - Adriano Machado/Reuters
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/10/2020 04h00

A pressão dos últimos dias não surtiu efeito. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não pretende colocar a Medida Provisória 984 - "do Mandante" - em votação, mesmo após pedidos e comunicados distribuídos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelos clubes interessados, como Flamengo, Bahia, Vasco, Athletico Paranaense e Palmeiras. A informação foi confirmada à De Primeira por interlocutores de Brasília ligados diretamente ao assunto.

Para que o texto fosse apreciado, o líder do congresso deveria levar a MP para apreciação no plenário até a próxima semana. No entanto, segue firme na ideia de deixar a pauta "caducar". O polêmico despacho foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em 18 de junho passado. Ele teve validade de 60 dias e, depois, foi prorrogado pelo mesmo período. A votação sobre o tema tem até o dia 17 deste mês para ocorrer. Pela vontade de Maia até o momento, no entanto, isso não ocorrerá. (Por Thiago Fernandes)

Esporte da Globo pede silêncio sobre assuntos políticos em redes sociais

Na noite de ontem (7), o diretor de Conteúdo do Esporte da Globo, Renato Ribeiro Soares, enviou um e-mail para todos os contratados esportivos da emissora para que eles evitem se posicionar ou fazer comentários políticos sobre as Eleições deste ano. No comunicado, que a De Primeira teve acesso, Ribeiro lembrou os princípios editoriais do Grupo Globo e afirmou que um deslize da equipe esportiva, majoritariamente composta por jornalistas, compromete a atuação isenta do jornalismo geral. O comunicado de Renato Ribeiro ocorre uma semana após o início do período eleitoral, e aconteceu por que o comando esportivo global identificou exageros e posições políticas a favor de candidatos em alguns comentaristas e repórteres esportivos. Colegas de emissora se queixaram para a chefia, que decidiu soltar o comunicado para todos. (Por Gabriel Vaquer)

Inter teme calote e não aceita parcelamento por Edenilson

O Internacional teme calote do Al-Ittihad por Edenilson. A fama de "mau pagador" do time da Arábia Saudita fez o Colorado rejeitar parcelamento na negociação do meio-campista de 30 anos. Recentemente, a equipe treinada por Fábio Carille não pagou o Grêmio como prometido na contratação de Marcelo Grohe e o clube gaúcho precisou recorrer à Fifa. Na última temporada, o Al-Ittihad chegou a atrasar pagamento de salários ao elenco. (Por Marinho Saldanha)