Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Dória passa a bola a prefeitos, e volta de times aos treinos fica próxima

Governardo João Dória (e) sinaliza que prefeitos, como Bruno Covas (d), devem resolver situação em cada município - Miguel Schincariol/Getty Images
Governardo João Dória (e) sinaliza que prefeitos, como Bruno Covas (d), devem resolver situação em cada município Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 04h00

Dirigentes de vários clubes paulistas e da própria Federação Paulista de Futebol já foram informados de que o Governo do Estado de São Paulo não pretende interferir caso haja acordos com as 12 prefeituras pelas quais se espalham os 16 participantes pela retomada dos treinamentos coletivos. Na reunião de amanhã entre presidentes e Federação, a orientação será que para que os clubes articulem a retomada com as autoridades municipais visando o retorno na segunda-feira, dia 15.

No caso da capital, o prefeito Bruno Covas deve se reunir na quinta-feira com dirigentes de São Paulo, Corinthians e Palmeiras para amarrar os detalhes da retomada. A aceleração da volta das atividades do futebol acontece em meio a um novo recorde de mortos pelo novo coronavírus ontem: 334 em 24h. A semana ainda terá a reabertura de comércios e shopping centers na capital. (Por Marcel Rizzo e Pedro Lopes)

Diferença entre municípios já preocupa clubes do interior

Alguns clubes do interior já estão preocupados com a possibilidade das prefeituras decidirem sobre a volta aos treinos. O principal argumento é de que há diferenças grandes de impacto da pandemia de uma cidade para a outra, e diferentes graus de relação entre clubes e prefeituras. O temor é de que algumas equipes consigam liberações antes de outras, gerando desnível em uma eventual retomada do Campeonato Paulista. Há também clubes que estão com as suas estruturas comprometidas pelo poder público para auxiliar no combate à covid-19, e precisarão procurar alternativas. (Por Pedro Lopes)

Jogadores terão de responder inquérito 4 horas antes de jogos do Brasileiro

O guia de recomendações médicas da CBF para a volta do futebol brasileiro exige que todos os jogadores respondam a um inquérito epidemiológico quatro horas antes de a bola rolar. Este procedimento, que também ocorrerá com integrantes da comissão técnica, consiste em avaliação da condição olfativa e aferição da temperatura com termômetro de infravermelho. Os testes serão conduzidos pelos médicos dos clubes e devem ser encaminhados imediatamente para a entidade. Se alguém estiver com temperatura acima de 37 graus, o mesmo será impedido de acessar a área de competição. (Por Leo Burlá)

Inter avança em negociação com Turner e descarta processo

Único clube que negocia sozinho com a Turner para resolver questões contratuais com a programadora, o Inter considera de bom tom a conversa com a empresa. A De Primeira apurou que o clube já descarta entrar na Justiça contra o grupo e que tudo caminha para uma questão amigável. A rescisão contratual é a maior possibilidade. Pesa a favor das conversas o fato de o Inter ter contrato apenas até o fim de 2020, o que faria a Turner pagar um valor menor pelo rompimento em relação aos outros sete times com contrato ativo - todos eles têm vínculo até 2024. A Globo monitora a situação do Inter, bem como observa a questão dos outros clubes. (Por Gabriel Vaquer)

Cruzeiro antecipou receita de patrocínio do centenário para pagar atrasados

O Cruzeiro antecipou receitas de patrocínio do ano do centenário para honrar compromissos atrasados — entre salários e dívidas externas. O clube ainda não tem diretoria definida para 2021, mas já se apossou das cotas que seriam pagas somente a partir de janeiro seguinte. Pedro Lourenço, mecenas e conselheiro do clube, foi o responsável por acertar o adiantamento do montante com Sérgio Santos Rodrigues, eleito mandatário até dezembro deste ano. O sócio-proprietário do Supermercados BH confirmou à De Primeira que fez o adiantamento do valor: "No Cruzeiro, eu já adiantei a receita de patrocínio de 2021, ano do centenário". O atual presidente cruzeirense também confirma o fato à reportagem. (Por Thiago Fernandes)