Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Coronavírus: plano para acelerar volta do futebol causa medo em jogadores

Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 04h00

O movimento para a retomada das atividades do futebol brasileiro ganhou força nessa semana, com clubes, CBF e federações falando em retomada dos treinos a partir da primeira semana de maio e contatando autoridades sanitárias. A aceleração da possibilidade de volta aos campos causa, entretanto, medo e receio em jogadores e suas famílias. Pessoas ligadas a vários atletas da Série A relataram à reportagem temor pela saúde dos jogadores e seu entorno. O Brasil, até ontem (29), tinha 5.466 mortes por Coronavírus.

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) confirma o sentimento dos jogadores. "A reação dos jogadores tem sido de medo. Eles estão com medo. Atletas profissionais em geral são jovens, são recém-casados, tem filhos pequenos. Eles têm medo de trazer a doença para casa", afirmou, em entrevista à De Primeira, o presidente da entidade Felipe Augusto Leite. A entidade representa os jogadores nacionalmente e tem participado de reuniões frequentes com a CBF e clubes sobre o futuro do futebol. Acompanhe, abaixo, outros trechos da entrevista na sequência da De Primeira. (Por Pedro Lopes)

"Clube e CBF não têm coração, jogadores têm"

Ainda que haja uma sinalização positiva do governo, serão os atletas que decidirão se retomarão ou não as atividades. A Fenapaf afirma que procurará sempre o diálogo, mas que dará voz à vontade dos jogadores. "Nosso trabalho é valorizar a palavra dos jogadores. A entidade sindical é um transmissor da vontade dos donos dos direitos, são atletas. Nós levaremos como correio a mensagem deles, e orientamos. Se o Ministério liberar, mas, mesmo assim, os atletas recusarem, pode ser que os clubes exijam o retorno. O que nós queremos justamente é evitar conflito, porque já basta tudo isso que estamos vivendo. Clube não tem coração, a Fenapaf não tem coração, CBF não tem coração, mas os jogadores têm coração, têm sentimento. Têm que ser respeitados como pessoas, e a gente valoriza eles acima de tudo. Vamos pelo debate até a última possibilidade de uma conciliação", pontuou Felipe Augusto Leite. (Por Pedro Lopes)

Jogadores aguardam protocolo da CBF e posição oficial de Ministro da Saúde

Para tomarem alguma decisão, os jogadores aguardam uma posição do Ministério da Saúde, que analisa um protocolo de segurança e saúde elaborado pela CBF. "A CBF enviou o caderno de protocolos para o Ministério da Saúde, e vamos aguardar o posicionamento entre hoje e amanhã para, a partir daí, seguirmos de acordo com o que eles orientarem", afirmou Felipe Augusto Leite. "(Depois disso), a gente vai mandar para os sindicatos estaduais e para os jogadores se pronunciarem. Há possibilidade de buscarmos a partir disso um parecer de um infectologista de renome, adotarmos outras medidas, mas a nossa posição, nesse momento é de aguardar esse retorno da CBF e do Ministério". (Por Pedro Lopes)

Jorge Sampaoli é contra volta imediata do futebol brasileiro e prega espera

O técnico Jorge Sampaoli, hoje no Atlético-MG, reprova o retorno imediato do futebol brasileiro. O argentino crê que é preciso aguardar um período para que seja aprovada a volta às atividades. Ele é favorável à retomada dos trabalhos somente depois que houver permissão das autoridades de saúde, conforme apurado pela De Primeira com um membro do estafe do comandante. Há o receio de que o reinício do calendário futebolístico seja responsável pela proliferação do novo coronavírus. Durante a paralisação do esporte, o treinador permaneceu em Belo Horizonte ao lado da família. Ele até foi à Cidade do Galo em algumas oportunidades. (Por Thiago Fernandes)

Flamengo perdeu mais de 20 mil sócios-torcedores durante a pandemia

O Flamengo perdeu cerca de 22 mil sócios-torcedores do início de março até o fim de abril, mês que se encerra hoje (30). O número é aproximado, pois há contratos individuais e outros com dependentes. Mas fato é que o Fla iniciou o terceiro mês do ano com algo na casa de 130 mil adesões, terminando com marca de 119 mil, uma queda de 8,5%. Em abril, o Rubro-Negro fechará a conta perto dos 108 mil, com uma redução de algo em torno de 9% em seu quadro. O clube debate internamente os próximos passos do "Nação" e debate até o ressarcimento de valores pagos. A expectativa antes do início da pandemia era de que o programa rendesse perto de R$ 96 milhões para o clube, valor praticamente inatingível agora. (Por Leo Burlá)

SPFC dá desconto para sócios em mensalidade por causa da pandemia

Para tentar contribuir com os seus sócios, o São Paulo reduziu a sua mensalidade em 20% durante o período da pandemia do novo coronavírus. A sede social está com as suas dependências fechadas desde o início do período de quarentena, em março. O time de futebol profissional também está parado. O clube já se posicionou favorável à retomada dos treinamentos no CT da Barra Funda apenas quando as autoridades estaduais considerarem seguro. O Estado já declarou que até o dia 11 de maio ainda deverá ser feito o isolamento. Ainda não há uma previsão de quando o clube será reaberto para os seus sócios. (Por José Eduardo Martins)

Santos é intimado em ação trabalhista de Jorge Sampaoli

O Santos recebeu, na última terça-feira (28), uma intimação para a ação trabalhista movida por Jorge Sampaoli. O clube terá que apresentar a sua defesa em audiência marcada para 30 de junho, às 13h (de Brasília). O departamento jurídico santista está otimista quanto a uma vitória sobre o atual técnico do Atlético-MG na Justiça do Trabalho. Recentemente, os paulistas levaram a melhor em processos movidos por assistentes do treinador argentino - Jorge Desio e Pablo Fernández. Por isso, o clube demonstra otimismo em relação à disputa judiciária. (Por Eder Traskini e Thiago Fernandes)

Botafogo vibra com dólar alto e vê quadro favorável para gringos investirem

O Brasil atravessa grave crise financeira e vê o dólar atingir patamares inéditos. Além disso, há uma turbulência mundial por conta da pandemia do novo coronavírus. O Botafogo, no entanto, consegue enxergar um aspecto positivo em meio ao caos. É que a desvalorização da moeda local a dívida do Alvinegro fica mais barata, o que torna o projeto de tornar o clube empresa ainda mais atrativo para investidores de fora do país. A diretoria já intensificou as buscas por novos interessados, mas mantém as consequências disso em sigilo. (Por Bernardo Gentile)

Coronavírus deve atrasar novas reformas da Vila Belmiro

O Santos prepara desde o ano passado um novo telão para a Vila Belmiro e iniciou neste ano reformas no sistema de iluminação do estádio, mas ambas devem atrasar por causa da pandemia do novo coronavírus. Para concluir as reformas, estão em produção cerca de 40 toneladas de estruturas metálicas, metade para cada projeto. A entrega das estruturas deve atrasar por causa, da crise e o Peixe não crava quando irá inaugurar o telão que ficará no lado oposto ao já existente além dos novos refletores em LED. Em decorrência disso, parte da reforma do campo três do CT Rei Pelé, onde treinam e jogam as categorias de base do Peixe, também deve sofrer atraso. (Por Eder Traskini)

Gauchão: clubes do interior devem fazer teste por amostragem

Dez clubes do Campeonato Gaúcho deverão fazer teste para a Covid-19 por amostragem. Ou seja, membros da comissão técnica e elenco serão sorteados para indicar se existe ou não contágio na equipe de trabalho. O protocolo está sendo definido pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol), que vai bancar os custos dos exames aos times do interior. A medida é considerada chave para obtenção de aval para retomada do Estadual, em negociação com o governo do Rio Grande do Sul. (Por Jeremias Wernek)

Clube de SC reduz salário de funcionários em 70% e entrega imóveis

O Tubarão, que disputa a Primeira Divisão do Campeonato Catarinense, reduziu o salário dos funcionários de todos os setores em 70%. Além dos cortes, o clube entregou apartamentos alugados que eram cedidos aos colaboradores - inclusive atletas. Ao todo, são 30 imóveis que terão contrato rompido por conta da crise do novo coronavírus. (Por Jeremias Wernek)

Leilão da sede do São Cristóvão é cancelado

O leilão da sede do São Cristóvão, clube que revelou Ronaldo Fenômeno, que estava marcada para o próximo dia 5, foi cancelado. A iniciativa era devido a uma dívida de natureza trabalhista, cuja ação foi ajuizada em 1996 e tramita no juízo da 8ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Vale lembrar que, no último dia 20, a Câmara dos Vereadores do Rio derrubou o veto do prefeito Marcelo Crivella à proposta de tombamento do local, que fica no bairro que dá nome ao clube. O projeto é de autoria de Carlos Caiado, vereador licenciado e deputado estadual pelo DEM. (Por Alexandre Araújo)