Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Jogadores temem virar alvo da torcida por recusa a renegociação salarial

Bola em campo antes de partida entre Cruzeiro x Coimbra, pelo Campeonato Mineiro 2020, já com portões fechados - Fernando Moreno/AGIF
Bola em campo antes de partida entre Cruzeiro x Coimbra, pelo Campeonato Mineiro 2020, já com portões fechados Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte e colaboração para o UOL, em Aracaju

07/04/2020 04h00

Jogadores de clubes da Série A e membros do seu estafe responsáveis por gerir suas redes sociais afirmam à De Primeira que há um receio generalizado de reações agressivas de torcedores caso se posicionem contra redução salarial proposta por seus clubes. Pessoas ligadas a atletas de várias equipes afirmam que as redes já tem sido palco de constantes cobranças a respeito do assunto, mesmo em postagens sem nenhuma relação com as negociações. Por isso, são poucos os que têm se manifestado de forma contundente sobre o tema.

As discussões coletivas entre os principais clubes brasileiros e entidades sindicais que representam atletas no Brasil fracassaram. Duas ofertas, uma de redução de 50% e outra de 25%, foram rejeitadas, e as equipes, em sua maioria, concederam férias aos seus elencos. As conversas agora seguem individualizadas, cada clube com os seus jogadores. (Por Pedro Lopes)

Atletas brasileiros voltam à China e ficam 'presos' em quartos de hotel

Alguns jogadores brasileiros estão de volta à China, primeiro local a sofrer com a epidemia do novo coronavírus. Porém, ainda não foram para casa. Nomes como Hulk e Oscar, ambos do Shanghai SIPG, e o atacante Rafael Silva, do Wuhan Zall FC, viajaram para o país e foram obrigados a passar por um isolamento social extremo devido ao receio de contaminação da população com a Covid-19. Eles são obrigados a ficar em um quarto de hotel, sem possibilidade de acessar sequer os corredores. (Por Thiago Fernandes)

Rafael Silva: "São 14 dias num quarto de hotel"

O governo chinês tenta avançar com medidas para que sua população retome alguma normalidade, mas ainda há cidades no país que aliviaram suas restrições de mobilidade urbana e depois foram forçadas a recuar. A ideia é evitar que haja uma nova crise da doença na China. Os brasileiros recém-chegados do exterior entram, então, num grupo de restrições ainda mais rígidas. "Nós já voltamos para a China, estamos aqui de quarentena. Um pouquinho sofrido agora, tem que ficar preso no hotel, não pode nem sair no corredor do hotel durante 14 dias. Depois que passarem esses 14 dias, vai ser liberado para começar a treinar e começar mais uma pré-temporada", disse Rafael Silva, ex-atacante do Coritiba. (Por Thiago Fernandes)

Ferj agiliza testes da Covid-19 para clubes do Carioca e veta "aglomerações"

Com o Campeonato Carioca paralisado por conta da Covid-19, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro corre para viabilizar testes rápidos do novo coronavírus para os jogadores de todos os clubes da Série A do Carioca. A ideia é que a testagem ocorra entre os dias 27 e 30 de abril. Neste mesmo protocolo elaborado pela entidade, ficou determinado que os clubes que tenham de até quatro partidas para serem disputadas só poderão trabalhar em grupo restrito de apenas 40 pessoas, com o intuito de evitar aglomerações. Como tem estruturas maiores, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo terão esse limite de pessoal ampliado. (Por Leo Burlá)

Corinthians orientou elenco para alimentação e espera bom senso em férias

Os atletas do Corinthians foram instruídos a manter uma alimentação balanceada durante o isolamento social. A medida foi tomada em um primeiro momento, durante os dias em que as atividades foram paralisadas no CT Joaquim Grava. Entre os dias 17 e 31 de março, portanto, os jogadores do elenco seguiram recomendações da comissão técnica corintiana. Durante as férias que começou dia 1º e vai até o dia 20 de abril, o clube espera bom senso dos atletas no sentido de evitar exageros, como acontece durante as férias de fim de ano. (Por Diego Salgado)

Record garante retorno de programa esportivo após fim da pandemia

As significativas mudanças na programação nas últimas semanas deixaram profissionais do Esporte da Record assustados. Os jornalistas temiam que a emissora paulista não retornasse com o programa Esporte Fantástico, única atração esportiva da grade da emissora, exibida nas manhãs de sábado. Segundo apurou a De Primeira, após questionamentos de sua equipe, o gerente de esportes da Record, Geórgicos Theodorakopoulos, o Grego, garantiu que a emissora não tem nenhum plano de retirá-la da programação no longo prazo, e que isso só aconteceu agora por causa do Covid-19. A Record não tem muitos eventos esportivos. A emissora transmite apenas a Internacional Champions Cup, principal torneio de pré-temporada dos clubes europeus, e tem contrato para os próximos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. (Por Gabriel Vaquer)