Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Salários atrasados foram chave para fracasso de negociação clubes x atletas

Jogadores do Vasco mantém "lei do silêncio" mesmo com parada forçada do coronavírus: atrasos salariais de longa data - Rafael Ribeiro / Vasco
Jogadores do Vasco mantém "lei do silêncio" mesmo com parada forçada do coronavírus: atrasos salariais de longa data Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Do UOL em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e em Aracaju

01/04/2020 04h00

A enorme quantidade de clubes com salários ou direitos de imagem atrasados foi um fator determinante para que as negociações entre atletas e equipes por uma possível redução de salário fracassassem, neste período de crise com o futebol brasileiro paralisado. Os jogadores e os sindicatos que os representam queriam incluir na pauta sobre redução futura uma obrigatoriedade de pagamento dos valores em atraso —como as situações variam de clube para clube, não foi possível uma negociação coletiva.

Há diversos clubes na Série A com salário ou imagem atrasados, alguns deles tradicionais. Nas divisões inferiores, a situação é ainda pior. Com o fracasso das negociações até o momento, equipes e seus atletas têm discutido individualmente a situação salarial. (Por Pedro Lopes)

Atletas se silenciam sobre corte salarial imposto por cúpula do Atlético-MG

O elenco do Atlético-MG não quer se manifestar sobre a redução salarial de até 25% imposta pela diretoria na noite do último domingo (29). A De Primeira procurou líderes do elenco para conversar a respeito da decisão, mas nenhum deles quis falar. A decisão de permanecer em silêncio foi dos próprios atletas. Não há qualquer tipo de recomendação da diretoria ou do departamento de futebol para manter sigilo sobre o assunto. O grupo também evitou procurar o Sindicato dos Atletas de Futebol de Minas Gerais (Safemg) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). (Por Thiago Fernandes)

BBB vira assunto proibido nas redes sociais do Cruzeiro

O Big Brother Brasil 20 se tornou a febre dos jogadores durante a paralisação do calendário por causa do coronavírus. Até clubes e competições aderiram à moda e demonstraram torcida por alguns participantes. Contudo, nas redes sociais ligadas ao Cruzeiro, o reality show da TV Globo é tema proibido. Na última segunda-feira (30), o perfil do time se manifestou de forma contrária à saída de Manu Gavassi. Ao ser indagado sobre a sua preferência, disse também ser avesso às eliminações de Felipe Prior e Mari González. As mensagens foram apagadas na sequência. Há uma recomendação interna do departamento de comunicação para o clube não se envolver em assuntos referentes ao programa. A ideia é evitar a rejeição de parte da torcida. (Por Thiago Fernandes)

Inter parcela dívida da rescisão com Guto Ferreira no fim da Série B

O Internacional acertou parcelamento da dívida com Guto Ferreira, treinador que comandou o time gaúcho durante boa parte da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O acordo foi fechado antes da paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus. Para contratar Guto, o Inter pagou multa rescisória ao Bahia. O treinador sucedeu Antonio Carlos Zago, que abriu a temporada de 2017 no Beira-Rio. Nas últimas três rodadas da segundona, o time gaúcho foi dirigido por Odair Hellmann na condição de interino. (Por Jeremias Wernek)

Decisão global da DAZN suspende pagamento por direitos de torneios suspensos

O DAZN decidiu que não pagará por torneios suspensos ou cancelados em todo o mundo, incluindo no Brasil. A medida é uma das formas que a plataforma de streaming decidiu para minimizar os efeitos da pandemia do cororavírus em suas finanças. A De Primeira apurou que a situação foi avisada pela matriz da empresa, em Londres, nesta última segunda-feira (30) para os membros brasileiros. A situação afeta principalmente o Campeonato Paranaense, que teve todos os jogos exibidos pela plataforma. O DAZN explicou que, se esses torneios voltarem, os pagamentos voltarão a ser realizados. Sem eventos ao vivo, seu principal atrativo, o DAZN tem tentado reforçar seu catálogo com programas e filmes no Brasil. (Por Gabriel Vaquer)

Patrocinadores da Copa do Nordeste questionam SBT sobre campeonato

Patrocinadores das emissoras do SBT que exibem a Copa do Nordeste questionaram nesta semana executivos da rede em relação às transmissões do torneio, que é líder de audiência quando exibido nas tardes de sábado. Segundo apurou a De Primeira, os patrocinadores querem entender qual a chance de competição ser cancelada e quais as medidas que o SBT Nordeste tomará, já que sem os jogos, a entrega comercial poderá ser afetada. Os executivos responderam que esperam primeiro uma posição da Liga do Nordeste, organizadora, mas que um cancelamento definitivo está totalmente fora de cogitação. O SBT tem contrato de exibição da Copa do Nordeste em TV aberta até 2022. A emissora exibe o principal certame regional do país desde 2018, conseguindo altos números de Ibope principalmente em Salvador e Fortaleza. (Por Gabriel Vaquer)