Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Mesmo 'rico', Flamengo se solidariza com rivais e apoia reduções salariais

Gabigol, Everton Ribeiro e Vitinho com a taça da Recopa Sul-Americana conquistada pelo Flamengo - Thiago Ribeiro/Agif
Gabigol, Everton Ribeiro e Vitinho com a taça da Recopa Sul-Americana conquistada pelo Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

Do UOL, em São Paulo, Belo Horizonte e Aracaju

25/03/2020 04h00

Mesmo com situação financeira confortável em relação aos rivais, o Flamengo vem se solidarizando com o pleito dos clubes de redução salários e participando das reuniões entre dirigentes. Cartolas representantes de três clubes da Série A afirmaram à De Primeira que existia um temor de que o Flamengo pudesse, pela solidez financeira, acabar se distanciando ainda mais dos adversários com a crise causada pelo coronavírus.

A solidariedade do Rubro-Negro, mesmo sem tomar as frentes nas negociações, causou surpresa e alívio entre os outros cartolas. A proposta atual dos clubes tenta reduzir os vencimentos dos atletas em 25%, após um período de férias entre os dias 1º e 20 de abril. (Por Pedro Lopes)

Atlético-MG aprova novo uniforme 2020 com logo do Banco BMG na cor preta

A diretoria do Atlético-MG já aprovou o desenho do novo uniforme para 2020. O design é tratado em sigilo, mas a coluna De Primeira apurou que logomarca do Banco BMG será na cor preta. Em todos os anos de parceria - 2011 a 2014 e desde 2019 -, a instituição financeira exigiu a manutenção da sua cor original. A patrocinadora máster aparece em laranja no uniforme alvinegro. A mudança, a princípio, será para o Campeonato Brasileiro 2020. A paralisação do calendário por causa da pandemia do coronavírus retarda os trabalhos da cúpula visando o novo material esportivo. Os demais parceiros —MRV Engenharia, Supermercados BH, Consórcio Multimarcas e LeCoq— também serão desenhados na cor preta. A camiseta terá listras verticais mais finas e manga branca. (Por Thiago Fernandes)

Alerrandro ficou só um dia fora de Bragança Paulista após multa do Red Bull

Alerrandro recebeu uma multa de 40% do salário por ter desobedecido a ordem do Red Bull Bragantino e deixado Bragança Paulista rumo a Lavras-MG, sua terra natal, durante a quarentena do coronavírus. O atacante de 20 anos, no entanto, ficou apenas um dia em Minas Gerais. Ele deixou o município paulista no último sábado (21) e, logo depois, foi notificado pela diretoria do Red Bull. A sua volta ocorreu no domingo (22), no período da manhã. O fato gerou estresse nos bastidores da equipe, mas foi solucionado com a sanção. Alerrandro foi um dos reforços do atual campeão da Série B do Campeonato Brasileiro no último mercado da bola. (Por Thiago Fernandes)

Gauchão: Segunda Divisão é problema maior e gera mais incertezas

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já transmitiu aos clubes que disputam a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho a ideia da CBF: os estaduais de 2020 serão finalizados no campo. Mas o problema no Rio Grande do Sul agora é outro. O futuro da chamada divisão de acesso. Com três rodadas realizadas, a Segundona tem ainda mais incerteza pela dependência de receita de bilheteria e contratos programados. Uma proposta a ser melhor esmiuçada é não realizar a Copa FGF, tradicional competição do segundo semestre, e estender a divisão de acesso até novembro, dezembro. Para tanto, será necessário auxílio financeiro aos clubes para renegociação contratual com jogadores. (Por Jeremias Wernek)

Liga Alemã adia licitação por direitos de transmissão por causa de pandemia

A Bundesliga, liga alemã de futebol, decidiu adiar a licitação pelos direitos de transmissão do torneio a partir da temporada 2020/21 para o fim de maio. A licitação estava prevista para acontecer em todo o mundo, incluindo o Brasil, em abril. No entanto, a pandemia do Covid-19 fez a Budesliga optar por essa troca, juntamente com o adiamento de seus jogos na temporada 2019/20, que só retornará inicialmente em 30 de abril. Atualmente, o Fox Sports tem os direitos da competição em toda a América Latina, incluindo no nosso país. Recentemente, a Bundesliga admitiu que o DAZN, serviço de streaming esportivo, pode entrar com força na disputa. (Por Gabriel Vaquer)

SporTV vai reprisar clássico Brasil x Holanda da Copa de 1994

Ainda sem eventos por conta da pandemia do Covid-19, o SporTV segue recorrendo para o seu arquivo de jogos. Nesta quarta, dentro do programa Faixa Especial, a partir das 19 horas, o canal espotivo da Globo vai reexibir a partida entre Brasil e Holanda, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1994. O jogo terminou em 3 a 2 e ficou marcado pelo gol que sacramentou a classificação brasileira: uma falta cobrada com muita força pelo lateral-esquerdo Branco, que ganhou a alcunha de "bomba santa". A narração será atualizada, como vem acontecendo com os jogos exibidos dentro da Faixa Especial. A narração será de Eduardo Moreno e comentários do ex-jogador Paulo Nunes. (Por Gabriel Vaquer)

Em blindagem a jogadores, clubes vetam até entrevistas durante pandemia

As principais competições de futebol no mundo inteiro estão suspensas em razão da pandemia causada pelo Coronavírus. A maioria dos clubes escolheram blindar os jogadores nesse momento de enfrentamento da crise. Times como Flamengo, Manchester City e Atlético de Madri vetaram qualquer tipo de contato com a imprensa com os seus atletas. A equipe de Gabriel Jesus vetou as entrevistas justamente porque quer evitar o tema da covid-19. O atual campeão brasileiro permitiu que seu plantel apenas fale com os meios oficiais do Rubro-Negro. Enquanto isso, os jogadores se comunicam com os torcedores através de publicações nas redes sociais como lives e vídeos gravados. (Por Beatriz Cesarini)