Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Fluminense avalia técnicos, e Eduardo Barroca é o nome mais forte para 2020

Eduardo Barroca comanda treinamento no Botafogo, seu primeiro clube em 2020 - Vítor Silva/Botafogo
Eduardo Barroca comanda treinamento no Botafogo, seu primeiro clube em 2020 Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/12/2019 04h00

O Fluminense começa a dar os primeiros passos para 2020. O planejamento para a próxima temporada, por enquanto, envolve o aproveitamento de atletas das divisões de base, logística de reapresentação no CT Carlos Castilho em janeiro e a contratação de um novo treinador. O nome mais forte no clube é o de Eduardo Barroca, que em 2019 teve boa passagem pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro e conseguiu acesso com o Atlético-GO na Série B.

O estilo de jogo parecido com o que é praticado pelo Tricolor na temporada é visto como um trunfo para o treinador de 37 anos, que já trabalhou no clube em 2014 como coordenador técnico ao lado do presidente Mario Bittencourt, à época vice de futebol, e do diretor executivo Paulo Angioni. A boa relação deles com Barroca também é um ponto a favor do Flu, que tem a concorrência de outras equipes das Séries A e B.

Eduardo Barroca chegou a ser sondado pelo Flu neste Brasileirão em momentos de instabilidade de Marcão e Fernando Diniz no cargo, e por pouco não aceitou o convite mesmo empregado do Dragão. O técnico atual do clube voltará a ser auxiliar permanente em 2020. Sem grande capacidade de investimento no momento, o Fluminense busca nomes disponíveis no mercado. (Por Caio Blois)

Mais Flu: sem gringos e definição rápida

Caso não tenha êxito na busca por Barroca, dificilmente o Tricolor apostará em um "gringo" para a próxima temporada. A realidade financeira do clube pesa contra o que alguns setores da diretoria consideram apostas arriscadas no momento. O Fluminense tem mais alguns nomes na mesa e alguns desdobramentos devem acontecer nos próximos dias. A ideia da cúpula do futebol é fechar um nome já na próxima semana para acertar detalhes necessários na montagem do elenco para 2020. O clube tenta a manutenção de atletas importantes como Nino, Digão, Caio Henrique, Yuri, Allan e Daniel. Há esperança de manter todos, e boas chances de que a maioria siga no Tricolor para o ano que vem, além de algumas baixas já esperadas. A contratação de reforços deve ser pontual, com aproveitamento de mais jovens de Xerém como Marcelo, Luan, André, Calegari, Martinelli e Wallace, além da espinha dorsal da equipe que brigou contra o rebaixamento em 2019. (Por Caio Blois)

Corinthians aguarda Renato Gaúcho para emplacar trocas por Luan

O Corinthians aguarda uma posição do técnico Renato Gaúcho para avançar nas negociações envolvendo o meia-atacante Luan, do Grêmio. Segundo apurou a De Primeira, a diretoria alvinegra evitou apresentar uma lista de atletas negociáveis em troca de Luan para não desvalorizar os seus jogadores. O Timão apenas sugeriu ao Grêmio que indique atletas de seu elenco para abater o valor da transação. A "missão" foi repassada a Renato, que ainda não se posicionou. O clube paulista aguarda. (Por Samir Carvalho)

Grêmio faz primeira oferta a Renato e abre nova fase da renovação

Por outro lado, Grêmio e Renato Gaúcho avançaram para a última etapa da renovação de contrato. Às vésperas do jogo com o Cruzeiro, o clube gaúcho apresentou a primeira oferta salarial para 2020 e foi por isso - arranque da negociação financeira, que o treinador não garantiu permanência depois da vitória na penúltima rodada. As tratativas, agora, serão diretamente entre os dirigentes e Gerson Oldenburg, empresário do técnico. Oldenburg deverá se reunir com Klauss Câmara, executivo de futebol do Grêmio, para tratar dos números. A intenção do clube é resolver o futuro do treinador até a próxima semana. (Por Jeremias Wernek)

Cruzeiro espera ofertas, mas Thiago Neves ainda não atrai interessados

O Cruzeiro aguarda ofertas para liberar Thiago Neves em definitivo no próximo mercado da bola. No entanto, ainda não foi procurado para conversar sobre o futuro do jogador. Afastado desde a última segunda-feira (2), o meia-atacante esperava ter opções sobre a mesa para negociar o novo destino. No entanto, ainda não recebeu propostas para deixar a Toca da Raposa II. (Por Thiago Fernandes)

Sósia de Gabigol vira garoto-propaganda de aplicativo rubro-negro

Um grupo de amigos do Rio de Janeiro do ramo do mercado financeiro transformou um papo de bar em uma ideia viral. O aplicativo 'Segue o Líder' nasceu da conversa acompanhada de chopp, somada à criação de um grupo de WhatsApp e firmada com um contrato escrito em um guardanapo. Hoje, às vésperas de o Flamengo disputar o Mundial de Clubes, o produto simples, que apenas reflete no celular as cores preta e vermelha, alcançou número expressivo de downloads, acima de 20 mil. Para crescer ainda mais rumo ao Mundial, os sócios até acertaram um acordo remunerado com Gabigol da Torcida para promoção nas redes sociais. "Começamos como brincadeira, mas no final das contas achávamos que tinha alguma chance de viralizar. Fizemos um "boca a boca" durante as finais da Libertadores e a coisa começou a bombar", conta à coluna André Portilho, um dos idealizadores do projeto. (Por José Edgar de Matos)

Chuva gera improviso e força-tarefa em dia de Bolsonaro em jogo do Fla

A forte chuva que caiu no Maracanã momentos antes da partida entre Flamengo e Avaí provocou uma força-tarefa de emergência para minimizar os estragos da água para a chegada do presidente Jair Bolsonaro, que acompanhou o jogo no estádio. Munidos de rodos, cinco funcionários tentaram abrir passagem para que o político não pisasse no molhado. Não foi possível. O grupo ainda destampou dois bueiros para ajudar no escoamento, mas as medidas não surtiram tanto efeito. Para "enfeitar" a passagem presidencial, um vaso de planta foi colocado de última hora no local. (Por Leo Burlá)

Vasco x Chape: "festa" terá promoção de cerveja e funk no Maracanã

O Vasco tem dado um tratamento de "final de campeonato" para o jogo contra a Chapecoense que transferiu para o Maracanã, neste domingo (8), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O clube prepara uma grande festa, com shows, promoção de cerveja e outras ações de marketing. A primeira artista convidada é a cantora Lexa, que cantará o hit "Hoje o Vasco joga, amor" ao lado de MC Darlan. Outros músicos negociam e devem ser anunciados ainda hoje. São esperadas mais de 60 mil pessoas no estádio. (Por Bruno Braz)

Torcida do Fortaleza bate recordes em rede social da Sul-Americana após vaga

A conta da Copa Sul-Americana no Instagram bateu recordes de audiência e interação na postagem que confirmava a classificação do Fortaleza para a edição de 2020. A página foi criada em julho de 2018 e nunca uma publicação havia apresentado tanto alcance, curtidas, comentários e impressões. Os torcedores do Leão do Pici invadiram o post, que foi ao ar no fim da noite de quarta-feira, após o empate com o Fluminense no Maracanã. O resultado tirou as chances de vaga na Copa Libertadores da América, mas estar na Sul-Americana já foi um feito histórico para o clube, que nunca disputou um torneio internacional. Houve bom desempenho de audiência com os tricolores também na página em espanhol da competição — nessa versão, a torcida do Vasco da Gama causou mais impacto na postagem sobre a classificação do time. (Por Bruno Grossi)