Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Adidas e Puma brigam por jovem do Flamengo; caso pode parar na Justiça

Jovem rubro-negro Reinier virou alvo de duas das principais marcas de material esportivo do cenário mundial - Alexandre Vidal/Flamengo
Jovem rubro-negro Reinier virou alvo de duas das principais marcas de material esportivo do cenário mundial Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 04h00

Duas das maiores marcas de material esportivo do mundo travam uma batalha envolvendo Reinier, jovem do Flamengo, que pode parar nos tribunais. O atleta tem contrato até novembro de 2020 com a Puma, mas já manifestou vontade de acertar com a Adidas. O estafe do jogador nega a informação e o desejo do mesmo.

Ocorre que no acordo vigente há uma cláusula de proteção que garante à Puma a chance de ficar sabendo de qualquer proposta e o direito de igualar antes de uma mudança. A empresa tem conhecimento do interesse da Adidas mas, até agora, não recebeu nenhuma proposta para ter o direito de cobrir. Já há, inclusive, a suspeita que já haja um acerto entre jogador e marca. Por conta disso, o jurídico da Puma estuda levar o caso para a Justiça. (Por Danilo Lavieri)

Treinos de Sampaoli têm garotos convocados para "errarem" em campo

A diretoria do Santos está incomodada com um dos métodos de treino do técnico Jorge Sampaoli. É quando ele usa "sparings" em atividades selecionando um grupo aleatório de jogadores das categorias de base para treinar com os profissionais. A cúpula alega que o argentino pede constantemente para esses jovens errem passes e outros fundamentos simulando situações de jogo para treinar o time principal. Na visão dos dirigentes, o argentino atrapalha a formação dos "Meninos da Vila" nesses exercícios. Além disso, essas sessões geram insatisfação no comando das categorias de base, pois ninguém sabe ao certo quem ficará à disposição para os treinos do sub-20. Jogos importantes da categoria também foram desfalcados por conta desse expediente. (Por Samir Carvalho)

Gauchão terá final do primeiro turno no sábado de Carnaval

A decisão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2020 já tem data. A final foi marcada para 22 de fevereiro, sábado de Carnaval, a pedido do Grupo Globo. A emissora detém os direitos de transmissão do estadual e alterou o calendário original, que previa folga ao longo do feriadão. Grêmio e Internacional poderão se enfrentar nesta final. O Gauchão do ano que vem voltará a usar fórmula inspirada no Campeonato Carioca, com disputa em dois turnos. Nas últimas quatro temporadas, o estadual foi jogado com fase de classificação única e oito classificados para mata-mata. (Por Jeremias Wernek)

Hino do Flamengo entra na lista de músicas mais tocadas do Spotify

As imagens do Centro do Rio de Janeiro —e em várias cidades mundo afora—, no final de semana, já davam boa dimensão da empolgação rubro-negra com a conquista da Libertadores num dia seguida pela do Brasileirão no outro. Foi uma euforia que, no fim, se alastrou naturalmente para o mundo virtual, em diversas plataformas. Pegue o Spotify, por exemplo. Nesse serviço de streaming de músicas, o hino do Flamengo subiu no sábado, dia da final continental, chegou à 38ª posição na lista das mais tocadas no Brasil, tendo canções de Luan Santana, Marília Mendonça e MC Kevin o Chris nas vizinhanças. O hino seguiu no top 100 no domingo (24), ocupando a 89ª posição. No total, foram mais de 405 mil streams. Além disso, no top 200, teve espaço também para a música "Os Coringas do Flamengo", de Mc Poze do Rodo, segue nessa lista até hoje. O funkeiro foi uma das atrações escaladas para festa promovida pelo clube no Maracanã no sábado, reunindo milhares de torcedores para assistir ao duelo com o River Plate pelo telão. (Por Giancarlo Giampietro)

Grêmio pode ter debandada de dirigentes do futebol no próximo ano

Duda Kroeff deve deixar de ser vice de futebol do Grêmio em 2020, mas ele não vai sozinho. É forte a tendência de que Alberto Guerra, diretor de futebol, também entregue o cargo. Com as saídas deles, a situação de Deco Nascimento também fica incerta. O principal motivo da dupla para sair é o desgaste após dois anos de atuação. Críticas da torcida igualmente pesam. (Por Jeremias Wernek)

Final única da Libertadores atrai jornalistas de 28 países

A primeira final única da Copa Libertadores foi cercada de improvisos, mas gerou atenção de parte importante da mídia do mundo. Para a decisão entre Flamengo e River Plate, jornalistas de 28 países foram credenciados. Com o modelo de ida e volta, o deslocamento era mais complicado. Além disso, a decisão em uma partida ganha um caráter de "evento" que antes não existia. Havia profissionais de imprensa de todos os países sul-americanos, claro, e pessoas da Turquia, da Espanha e Portugal, entre outros. Em 2020, a finalíssima será no Maracanã. (Por Leo Burlá e Rodrigo Mattos)