Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Perfil instável de presidente do Conselho vira debate no Palmeiras

Veterano Seraphim Del Grande comanda o Conselho Deliberativo do Palmeiras - Fabio Menotti/Ag. Palmeiras
Veterano Seraphim Del Grande comanda o Conselho Deliberativo do Palmeiras Imagem: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 04h00

Seraphim del Grande, presidente do Conselho Deliberativo, virou um debate interno entre conselheiros e funcionários do Palmeiras. Um dos mais antigos membros do clube, ele tem na sua "carreira" algumas mudanças de lado e problemas com entrevistas. Já em 1996, ele foi o indicado da situação para candidatura à presidência, mas rompeu com Mustafá Contursi e perdeu o posto. Em 2009, com cargo no futebol, ele deu entrevistas criticando Diego Souza e chegou a bater boca com o jogador. Em 2012, foi a vez de Seraphim entrar em conflito com Felipão. O treinador, inclusive, chegou a invadir uma reunião de conselheiros para fazer cobranças aos cartolas e, segundo presentes na ocasião, a discussão só não terminou em algo mais grave pela ação da "turma do deixa disso".

Não à toa, quando Felipão estava perto de voltar para o clube em 2018, ele ligou ao presidente Maurício Galiotte e afirmou que era terminantemente contra a contratação. Com o sucesso do técnico, esqueceu as suas diferenças. Depois disso, Seraphim também teve um áudio vazado em que ele fez duras críticas ao mandatário, ao diretor de futebol Alexandre Mattos e ao então candidato a técnico Mano Menezes. A paz foi refeita, mas as recentes declarações com o conselheiro detonando novamente Mattos reabriram situação de instabilidade no clube. Há uma insatisfação da cúpula Alviverde, inclusive de Leila Pereira, dona da Crefisa. Galiotte não pretende fazer um movimento de reaproximação no momento. No último fim de semana, Seraphim esteve no clube ao lado de Mustafá Contursi em um café da manhã. (Por Danilo Lavieri)

Torcedor volta a ter direito a voto no Vasco após reportagem do UOL

O torcedor do Vasco que relatou ao UOL Esporte ter perdido seu direito a voto na eleição do clube em 2020 voltou a ficar com o status de sócio-geral "ativo" no sistema cruzmaltino. O vascaíno entrou em contato com a reportagem e informou que foi comunicado pela secretaria de que sua proposta de associação novamente foi aprovada, assim como havia sido antes de todo o imbróglio. O episódio ocorreu ontem (24) à tarde, horas depois da matéria ser publicada. (Por Bruno Braz)

Santos contrata coordenador de base ex-Figueirense, Inter e Athletico

O Santos acertou a contratação de Jorge Andrade para ser o novo coordenador das categorias de base do clube. O vínculo deve ser assinado nos próximos dias. O profissional estava no Figueirense e acumula passagens por Internacional e Athletico. O acerto faz parte da nova organização e montagem do Departamento de Futebol do Peixe que é comandada pela dupla Paulo Autuori e William Thomas. Recentemente o Peixe acertou com Everson Rocha para chefiar as indicações do setor de análise de desempenho. Mesmo com o acerto, o desgastado executivo de base Marco Maturana segue no clube com respaldo do presidente José Carlos Peres. Neste momento, ele só deixa o Santos por decisão pessoal. (Por Danilo Lavieri e Eder Traskini)

Ala do Conselho defende mudança com remuneração a presidente no Galo

Um grupo de conselheiros do Atlético-MG se reúne e estuda uma mudança no estatuto do clube. A ideia é que o mandatário passe a ser remunerado em uma futura eleição. Eles querem que o presidente tenha como exclusividade o trabalho à frente da agremiação, evitando o que acontece atualmente na Cidade do Galo. Hoje, por exemplo, Sérgio Sette Câmara é obrigado a se dividir entre o escritório de advocacia que administra e a presidência atleticana. A sugestão feita pelo grupo será debatida em uma nova reunião do Conselho Deliberativo. (Por Thiago Fernandes)

Ausência de Campello em arbitral do Carioca gera críticas no Vasco

Em viagem pessoal ao Chile, o presidente do Vasco, Alexandre Campello, não compareceu ao arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) na última segunda-feira (21) para definir o regulamento do Campeonato Carioca de 2020. Sua ausência foi criticada por grupos políticos cruzmaltinos que sentiram o clube indefeso em questões relevantes. Houve definição, por exemplo, que o setor Sul do Maracanã - nos clássicos com o Fluminense - serão do Tricolor e que São Januário não poderá sediar a final da competição. O Vasco foi representado na reunião pelo diretor-executivo de futebol, André Mazzuco. (Por Bruno Braz)