Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

SPFC e Santos se juntaram a pequenos por mais datas e renda no Paulistão

Santos, do presidente José Carlos Peres (foto) queria calendário diferente no Campeonato Paulista 2019 - Ivan Storti/Santos FC
Santos, do presidente José Carlos Peres (foto) queria calendário diferente no Campeonato Paulista 2019 Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

23/10/2019 04h00

São Paulo e Santos votaram, ontem (22), em Congresso Técnico do Campeonato Paulista, por um Estadual com 18 datas. Isso significa que os dois times defenderam que o torneio continuasse sendo disputado normalmente durante uma data Fifa, ignorando a sugestão de calendário divulgada pela CBF recentemente, com 16 datas. Os dois tiveram a companhia de outros cinco times de menor expressão na votação e acabaram derrotados. Corinthians, Palmeiras e mais sete equipes optaram pelo Estadual com 16 datas, o que forçou a entidade a diminuir o número de partidas do mata-mata. Agora, apenas a final será em dois jogos, com quartas e semi em partida única.

Há dois motivos em especial que fizeram São Paulo e Santos sugerir que jogos do Estadual fossem disputados mesmo nas datas Fifa. O primeiro é o financeiro. Com mais datas, a arrecadação com bilheteria aumentaria consideravelmente, já que toda a grana ficaria apenas com o mandante. No atual formato, haverá a divisão de renda entre os classificados para o mata-mata. Além disso, Santos e São Paulo consideram que o risco de um vexame em um jogo único é consideravelmente maior. (Por Danilo Lavieri e Pedro Lopes)

São Paulo e Palmeiras fogem da imprensa em Congresso do Paulistão

Os representantes de São Paulo e Palmeiras fugiram do encontro com a imprensa no Congresso Técnico do Paulistão 2020 realizado ontem na sede da Federação. Leco e Raí participaram da reunião, desceram para o local do sorteio e, em seguida, saíram com rapidez. Já o Alviverde foi representado por Paulo Buosi, vice-presidente, e Cícero Souza, gerente de futebol. Os dois participaram do encontro de dirigentes e nem se direcionaram ao palco do sorteio. Os quatro alegaram compromissos pessoais. (Por Danilo Lavieri e Pedro Lopes)

Seleção: Rodrygo "fura fila" de Vinícius Jr. e pode ganhar chance com Tite

Não é só com Zinedine Zidane que Rodrygo está com moral. O atacante do Real Madrid tem sido muito elogiado pela comissão técnica da seleção brasileira e pode até ganhar uma chance nos amistosos de novembro contra Argentina e Coreia do Sul. Na avaliação de Tite e companhia, Rodrygo está mais maduro e tem melhor entendimento tático do que Vinícius Júnior, por exemplo, que já foi testado na seleção em setembro e é seu parceiro no Real. Rodrygo já poderia ter ganhado uma oportunidade na data Fifa de outubro, mas a preferência foi dada à seleção olímpica na ocasião. Tite já até colheu referências sobre o ex-santista com outros técnicos, como Jair Ventura. (Por Danilo Lavieri)

Fifa discute calendário da Copa 2022 nesta quinta

Além da definição das sedes do Mundial de Clubes e do Mundial Sub-20, ambos em 2021, o Conselho da Fifa irá discutir em sua reunião nesta quinta (24), em Xangai, o calendário da Copa do Mundo de 2022. É possível que já sejam anunciados a divisão de jogos por estádios e os horários. O Mundial do Qatar será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, e não entre junho e julho, devido ao calor, em 28 dias portanto. As Copas do Brasil e da Rússia tiveram 32 dias e será preciso então reduzir ou os dias de folga ou colocar mais partidas nos mesmos dias. Serão menos estádios - oito, contra 12 no Brasil e 13 na Rússia -, o que também torna a montagem dessa tabela mais difícil para dar descanso suficiente às arenas e seus gramados entre as partidas. (Por Marcel Rizzo)

Flamengo ainda avalia ida de Jorge Jesus a julgamento no STJD

Denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o técnico Jorge Jesus, do Flamengo, ainda é presença incerta no julgamento de quinta-feira, na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Fla estará de folga neste dia, mas o clube ainda avalia se o treinador irá fazer sua defesa presencialmente. Um dia antes, o Rubro-Negro terá decidido sua vida na Libertadores. Presente ou não no tribunal, Jesus terá de responder por "ofensa à honra" e "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". O português foi denunciado após insinuar prejuízo do VAR e da arbitragem na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR. Ele pode pegar um gancho de até 12 jogos. (Por Leo Burlá)

Diniz pegou referência antes de reintegrar Jucilei no São Paulo e elogia volante

Jucilei treina no São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Jucilei se prepara para retornar ao time do São Paulo com Diniz
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Depois de três meses longe do elenco, Jucilei foi reintegrado ao São Paulo. Antes de chamá-lo para trabalhar com os demais jogadores, o técnico Fernando Diniz consultou integrantes do departamento do futebol e outros atletas. As referências foram as melhores possíveis.Ainda de acordo com a apuração da De Primeira, o treinador se surpreendeu positivamente com a condição física do volante, que trabalhou sozinho no Rio de Janeiro. O desempenho nestas primeiras semanas com a equipe está sendo considerado positivo e é provável que ele seja relacionado para o jogo de domingo, com o Atlético-MG. (Por José Eduardo Martins)

Sem cláusulas, contrato de Zé Ricardo deixa futuro do técnico indefinido

Zé Ricardo apresentado pelo Inter - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Zé Ricardo chega ao Inter após longa gestão de Odair Hellmann
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

O contrato de Zé Ricardo com o Inter não possui cláusulas. Nem de renovação automática nem mesmo de multa para rescisão. O acordo deixa o futuro do treinador totalmente indefinido. A permanência para 2020 dependerá do objetivo de colocar o Inter na próxima Libertadores. Enquanto isso, o clube deixou alinhada uma nova conversa com Eduardo Coudet, atual técnico do Racing. (Por Marinho Saldanha)

Comissão convida Rodrigo Maia para discutir clubes-empresa na CBF

A Comissão Nacional de Clubes vai enviar nos próximos dias um convite a Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, para uma conversa sobre clubes-empresa. Representantes que compõem o Conselho se reuniram na CBF na última sexta-feira (18), quando deram sequência aos debates sobre estrutura societária e concluíram por chamar Maia e o deputado Pedro Paulo (ambos do DEM-RJ), o relator do projeto de lei que visa a facilitar a criação de Sociedades Anônimas no futebol brasileiro. O encontro deve acontecer no mês de novembro. (Por Arthur Sandes)