Topo

O que representa a roupa que Messi usou ao levantar a taça da Copa

Danilo Lavieri, Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Pedro Lopes, Rodrigo Mattos

Dos enviados a Doha

18/12/2022 16h28Atualizada em 21/12/2022 11h06

Classificação e Jogos

A cena foi vista por todo o mundo: Messi se encaminha para receber a taça do mundo das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Neste momento, o emir do Qatar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thanim apresentou para Messi uma roupa preta com certa transparência com detalhes em dourado. Começou a vesti-lo, e o jogador argentino aceitou.

Assim, quando levantou a taça, o camisa 10 argentino usava essa espécie de túnica. Ou seja, a imagem mais marcante do Mundial é marcada por essa roupa.

O nome da peça é Bisth, uma roupa tradicionalmente usada pelos qataris em ocasiões especiais. Pode ser utilizada quando há um casamento, noivado ou quando o Emir vai receber uma autoridade de outro país. O próprio Al Thani estava vestido com a roupa.

"Nós sempre colocamos isso para compromissos importantes. É uma peça que usamos para celebrar os momentos importantes da nossa vida", explicou Hassan Al Thawadi, secretário geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Qatar.

O Bisth pode ter diversas cores e é usado por cima de outras roupas. Sua característica principal é ter detalhes em dourado. Por ser uma roupa típica do Qatar está com sua imagem diretamente ligada ao país. Ao colocar a roupa em Messi, o Emir fez com que a entrega da taça tivesse um elemento do país na foto icônica.

O Qatar quis organizar a Copa-2022 como forma de projetar a imagem do país, seja como força política, seja por uma suposta receptividade. Nos preparativos do Mundial, houve severas críticas ao país por leis que são restritivas a direitos da comunidade LGBTQIA+ quanto relacionado a desrespeito a trabalhadores que atuaram na construção de projetos da Copa do Mundo.

Não é costume jogadores utilizarem roupas tradicionais do país na entrega da taça. Em geral, estão com seus uniformes de jogos ou podem usar uma peça pessoal, como foi o caso de Cafu na entrega da taça do pentacampeonato. O ex-jogador customizou a sua camisa de jogo lembrando o bairro em que passou a infância.

Na imagem que Messi levanta a taça, boa parte do uniforme da seleção argentina está tampado pelo Bisth. Na sequência, o jogador tirou a roupa.

Veja últimas notícias do Mercado da Bola, a vida após Copa do Mundo e mais no De Primeira, com Marcelo Hazan: