Topo

Copa: Fábio Rabin é detido por embriaguez e diz ter sido ameaçado com arma

Do UOL, em Doha (Qatar) e São Paulo

05/12/2022 19h48

Classificação e Jogos

O humorista Fábio Rabin foi detido no Qatar na tarde de hoje (05) enquanto estava a caminho do estádio 974 para assistir à partida da seleção brasileira contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Rabin ficou detido em uma tenda à qual a polícia leva os torcedores alcoolizados nos arredores do estádio. Consumir bebida alcoólica é ilegal no Qatar, exceto em alguns estabelecimentos licenciados. Ao ser liberado, Rabin foi localizado pela reportagem do UOL Esporte conversando com policiais. Ele chorava muito, apresentava discurso um tanto incoerente e pedia ajuda. O humorista disse que, enquanto estava com os policiais, sofreu ameaças de homens armados e temeu por sua vida.

"Eu achei que nunca mais ia ver minha filha", repetia ele, chorando. "Juro que não estou fazendo isso por engajamento. Eu achei mesmo que ia morrer e só fui salvo por ter feito uma live." A notícia de que Rabin havia sido preso foi comunicada a seus seguidores em uma live no Instagram, na qual o humorista aparece detido. A imagem é interrompida depois que um policial percebe a existência da transmissão.

À reportagem, depois, o artista admitiu ter bebido cerveja e uísque. Ainda de acordo com o humorista, existiam pessoas embriagadas ao seu redor, mas apenas ele foi detido. A reportagem conversou com pessoas que acompanhavam Rabin no momento da abordagem e soube que ele estava embriagado e mal conseguia andar.

De acordo com Rabin, enquanto ele estava detido, os policiais diziam para ele sorrir e tentaram o intimidar, fazendo referências ao Alcorão. Rabin é judeu e disse ter se sentido em perigo junto aos policiais árabes. A reportagem esteve com o humorista durante algumas horas após ele ser liberado.

Eu tô feliz que eu não estou morto. Juro por Deus. Eu fiquei trancado numa sala. Eu fiquei trancado numa sala com esses caras. Liguei uma live lá e acho que se eu não tivesse ligado a live eu tava morto a essa hora, eu e um cara. Tem um negão que está dentro dessa po***. E eu quase morri porque eu tentei ajudar o cara também. Uma hora eles me liberaram. Eu mandei 'esse cara tá comigo também'. Eu quase perdi a minha vida para tentar ajudar o cara. Desculpa o desespero também"
FÁBIO RABIN

O humorista explicou que ligou a live por temer pela vida e achar que não veria a filha Beatriz novamente.

"Os caras falaram: 'E aí, tá sóbrio?' A gente está aqui, no meio do rolê. Os caras me colocaram dentro de uma sala e falaram: 'Vai, sorri'. E eu sou judeu, tá ligado? Eu fiquei sorrindo e fiquei com muito medo de perder a minha vida. Eu juro que não sou sensacionalista. Eu quero que se f*** essa me***. Não. Eu vou deletar a minha rede. Eu não sou sensacionalista. Eu só fiquei com medo de perder a minha vida. Eu quero ver a minha filha. Só isso. Só quero ver a minha filhinha junto comigo. Esse país de bo***, do car****. Eu não estou bem. Se não fosse a minha live eu estava morto", completou o brasileiro.

Segundo a polícia, o homem negro citado por Rabin foi detido por vender ingresso ilegalmente perto do estádio. Os policiais disseram ter vídeos que comprovam a ilegalidade.

Fábio Rabin ainda disse que pretende denunciar o episódio e que entrará em contato com a embaixada brasileira. Após publicar um vídeo em seu perfil no Instagram relatando o caso, o humorista removeu a publicação, a pedido de sua mulher e de amigos.

O Qatar tem política rigorosa contra o consumo de álcool e não abriu mão dela, apesar de pedidos da Fifa para a bebida fosse liberada durante o mundial. Em Doha, os visitantes e moradores podem consumir álcool em lugares específicos, como hotéis e restaurantes. Durante a Copa, a torcida do Brasil tem se reunido em "esquentas" antes dos jogos, nos quais o consumo de bebida também é liberado.