Topo

Neymar vai ser titular? O que os 20 minutos de treino do Brasil mostraram

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

04/12/2022 13h24

Classificação e Jogos

Neymar fez neste domingo (4) o segundo treino com bola depois de se recuperar da lesão de ligamentos no tornozelo direito que lhe fez ser desfalque da seleção brasileira em duas rodadas da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. Se tudo correr como Tite espera nas próximas horas, o camisa 10 será titular nas oitavas de final contra a Coreia do Sul.

O treino de ontem teve portões fechados para a imprensa, mas neste domingo a Fifa determina que pelo menos 15 minutos sejam abertos. A seleção permitiu um pouco mais e foi possível acompanhar 20 minutos do trabalho de Neymar em campo.

O camisa 10 foi o último a entrar em campo, no momento em que os outros 19 jogadores de linha à disposição de Tite já estavam no gramado numa roda de bobinho. Neymar entrou exatamente às 12h08 (de Brasília), já 18h08 e com lua no céu de Doha. O primeiro ato foi dar tchauzinho para um grupo de crianças convidadas pela Fifa que acompanhava o treino no primeiro lance de arquibancadas.

Na sequência, Neymar ajeitou o cabelo e o calção, fez uma oração com os braços para cima e entrou no gramado com o pé direito na frente. Na roda de bobinho, se posicionou entre Antony e Raphinha e aí, sim, começou o treino físico.

Neymar fez o mesmo trabalho de todos. Em um deles, tinha que dar arrancadas de frente e de costas com mudança de direção, um teste para o tornozelo lesionado. Em outra atividade, precisou ficar com o corpo apoiado em cada pé. Apesar da cautela aparentemente maior quando apoiou no pé direito, não fez qualquer expressão de dor ou incômodo.

Em seguida, houve um bobinho um pouco mais intenso e Neymar precisou ir duas vezes para o centro da roda. Ele não foi responsável por recuperar a bola em nenhuma das oportunidades, mas marcou e se movimentou sem restrições. Em alguns intervalos, deu pedaladas curtas, fez embaixadinhas e brincou com a bola.

Teve tempo até para uma brincadeira com os companheiros. Thiago Silva abaixou e segurou o tornozelo direito de Neymar com as duas mãos, como se fosse um gesto de proteção, gritando pelo preparador físico Ricardo Rosa.

O outro preparador físico Fábio Mahseredjian comandou um treino físico logo depois, com tiros curtos de corrida para driblar estacas com o corpo. Neymar foi o último da fila e participou do trabalho sem restrições e sem diferença em relação aos outros jogadores.

Ainda foi possível acompanhar o comecinho de um treino técnico em que Tite dividiu 14 jogadores de linha em dois times. Neymar atuou junto com Casemiro, Bremer, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Raphinha e Richarlison. O outro time foi formado por Thiago Silva, Daniel Alves, Danilo, Everton Ribeiro, Antony, Vini Jr e Pedro.

Éder Militão, Marquinhos, Rodrygo e Gabriel Martinelli treinaram como apoio aos dois times, enquanto Fabinho e Fred só correram ao redor do campo. Alex Sandro, lesionado, foi o único desfalque em campo.

Nessa atividade, foi possível acompanhar só um lance de Neymar, em que desarmou Daniel Alves e finalizou de pé direito para fora do gol defendido por Alisson. Logo depois deste lance, os jornalistas tiveram que se retirar do estádio Grand Hamad às 12h28.

Como disse Tite, se Neymar treinar bem neste domingo, será escalado como titular amanhã, às 16h (de Brasília), contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final da Copa do Mundo. A depender dos 20 minutos em que foi possível vê-lo em ação, as expectativas são boas.