Topo

Filha de Pelé fala sobre estado de saúde do pai: 'Não está dizendo adeus'

Do UOL, em São Paulo

04/12/2022 22h37

Classificação e Jogos

Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última terça-feira (29), e o estado de saúde do tricampeão mundial gerou uma onda de comoção e apreensão no mundo da bola. Em entrevista ao "Fantástico", as filhas Kelly e Flávia e o neto Arthur adotaram um tom de tranquilidade para falar sobre a condição do "rei do futebol".

Flávia afirmou que o pai está em um "quarto normal" e fora de risco. Ela ainda negou que Pelé esteja em estado terminal ou fazendo tratamento paliativo. Já Kelly informou que o ex-jogador teve covid-19 recentemente.

"Eu e a Kelly estamos cansadas de receber 'meus pêsames'. A gente está cansada. Ele não está em uma UTI, está em um quarto normal. Ele não está em risco, ele está em tratamento", falou Flávia.

"Não gosto que falem que o tratamento do câncer não deu certo. Claro que deu, está dando. Enquanto ele está aqui, respirando, está dando super certo. De tempos em tempos eles vão ajustando a medicação para ver o [que é] melhor. É muito injusto falar que ele está em estado terminal, tratamento paliativo. Não é isso. Acreditem na gente", completou.

Kelly afirmou que Pelé foi diagnosticado com uma infecção pulmonar semanas após contrair covid-19 e que, assim que o problema for solucionado, o pai voltará para casa.

"Ele está doente, velhinho, mas no momento ele está lá por causa de uma infecção no pulmão, e quando melhorar ele vai para casa de novo. Ele não está dizendo adeus no hospital. [...] Há umas três semanas ele teve covid. Ele está vacinado, só que por causa do medicamento do câncer, ele pegou uma infecção no pulmão e é por isso que ele foi para o hospital", relatou.

Segundo as filhas, Pelé acompanhou as manifestações de jogadores e técnicos desejando uma pronta recuperação e está assistindo aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar.

"Ele começa a falar de formação tática, que sem Neymar, a gente não consegue criar tanto jogo", contou o neto Arthur, "Ele vai ficar bem, ele vai ver o hexa, vai ver o Brasil ganhar."

Saúde de Pelé

O estado de saúde do Rei gerou preocupação nesta semana depois que foi publicado que ele teve o tratamento suspenso para o combate ao câncer de cólon, já que seu corpo não reagia mais à quimioterapia, e passou a receber cuidados paliativos — visando oferecer qualidade de vida e aliviar sofrimento de pacientes com doenças incuráveis. A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo UOL.

Os últimos boletins médicos do hospital afirmavam que Pelé demonstrou boa resposta ao tratamento contra a infecção respiratória. Não há previsão de uma nova atualização do estado de saúde do ex-jogador. Uma vigília de fãs do Rei aconteceu no hospital Albert Einstein, em São Paulo, hoje.

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images