Topo

Neymar ainda não voltou a frequentar CT e seleção é cautelosa com oitavas

Nikola Milenkovic, da Sérvia, acerta Neymar em partida da Copa do Mundo. - Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images
Nikola Milenkovic, da Sérvia, acerta Neymar em partida da Copa do Mundo. Imagem: Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

02/12/2022 04h00Atualizada em 02/12/2022 08h50

Classificação e Jogos

Estar disponível para começar as oitavas de final da Copa do Mundo na segunda-feira não será fácil para Neymar. Embora ele tenha apresentado evolução na recuperação da lesão do tornozelo direito, ainda não iniciou a transição para trabalhos em campo - tem permanecido fazendo tratamento no hotel. No sábado, ele pode retornar ao Centro de Treinamento pela primeira vez após a lesão, mas o tempo é muito curto.

Na melhor das hipóteses, com o panorama atual, ele estaria no máximo no banco de reservas para entrar em caso de última necessidade, mas o cenário provável é que ele tenha mais chances de ser aproveitado nas quartas de final, que está marcada para o fim da próxima semana. Isso, claro, em caso de vitória.

Na última quarta-feira (30), ele fez trabalhos na piscina, o que já impõe certa carga na região machucada, mas sem chegar perto do impacto que é jogar futebol. Para que ele tenha chance de entrar em campo nas oitavas, seria necessário mais testes no gramado e trabalho com bola para simular condições de jogo. Isso não aconteceu até aqui e o time tem apenas mais quatro treinos para iniciar o mata-mata confirmando a primeira colocação.

Na verdade, ele ainda está atrás de seus companheiros que também estão no departamento médico. Ontem (1), Danilo e Alex Sandro já foram com a delegação para o Centro de Treinamento enquanto Neymar ficou apenas no hotel. O lateral direito já fez bicicleta e trabalho no gramado, com mudança de direção, mas ainda sem tocar na bola. Na manhã de hoje (2), mesmo no dia do jogo contra Camarões, Danilo e Alex Sandro foram ao estádio Grand Hamad para mais um dia de atividades com fisioterapia e preparação física.

Desde o exame feito pelo departamento médico, ficou claro para a comissão que Neymar não teria mais condições de jogar a Copa com 100% de suas condições físicas, mas o entendimento é que ele poderia fazer sacrifício para continuar na competição mais importante do mundo. Se fosse uma fase preliminar do Francês, por exemplo, o tempo mínimo de recuperação anunciado seria de pelo menos 15 dias.

Como a Copa está entre os principais objetivos da carreira dele, Neymar concordou em atuar no sacrifício caso seja necessário, com estabilizadores no tornozelo e até remédios infiltrados para diminuir as dores. Ele tem feito tratamento com tecnologia avançada, em pelo menos três sessões diárias.

O UOL News Copa traz análises sobre o confronto Brasil x Camarões, a escalação reserva de Tite, a estreia de Dani Alves, os países classificados, VAR polêmico e mais! Confira: