Topo

Gilberto Gil na Copa: insulto em público pode dar prisão de um ano no Qatar

Do UOL, em Doha (Qatar)

27/11/2022 14h47Atualizada em 27/11/2022 19h27

Classificação e Jogos

Os torcedores brasileiros que insultaram o cantor Gilberto Gil em um estádio da Copa na semana passada podem pegar até um ano de prisão, de acordo com o artigo 329 do Código Penal do Qatar. A lei de 1971 (com emendas de 2004) estipula também a possibilidade de multa para quem ofender outra pessoa em público.

De acordo com o Código Penal qatari, é crime "insultar um terceiro em público, endereçando-lhe palavras impróprias que afetem sua honra e dignidade". A pena, segundo a lei, é de "até um ano de prisão e uma multa de até 5 mil reais qataris, ou uma das duas penalidades". Na conversão atual, 5 mil reais qataris seriam equivalentes a R$ 7,4 mil.

Na última quinta-feira, um torcedor brasileiro gravou um vídeo em que um grupo aparece ofendendo o cantor Gilberto Gil no estádio Lusail, onde a seleção venceu a Sérvia em sua estreia na Copa. Na gravação, os torcedores dizem o nome do presidente Jair Bolsonaro e chamam o cantor de "filho da puta". Gilberto Gil tem 80 anos e foi ministro da cultura do presidente Lula entre 2003 e 2008.

Depois que o vídeo veio à tona, o empresário Ranier Lemache admitiu ser um dos homens do vídeo. Ele afirmou que apenas usou de ironia para provocar o canto, mas alegou que não o ofendeu.

A equipe do cantor está tentando identificar os outros ofensores. Na série de hostilidades, o grupo também faz referência à Lei Rouanet, frequentemente usada por conservadores para provocar artistas progressistas. Um palavrão também é proferido contra o cantor, que estava acompanhado de sua mulher, Flora Gil.

O Código Penal qatari é considerado punitivista quando comparado a legislações ocidentais e impõe penas duras para crimes que no Ocidente são considerados mais brandos ou para atos que não são criminalizados. Na letra da lei, as penas podem ser impostas mesmo a estrangeiros em visitas ao país, o que fica claro no artigo 13: "As imposições dessa lei são aplicáveis a qualquer um que cometa no Qatar um crime mencionado nela."

Na prática, porém, a aplicação da lei tem sido relativizada durante o período da Copa, já que muitos visitantes têm comportamentos mais liberais em relação à tradição e a cultura do país. Hoje de manhã, o cantor divulgou um vídeo no qual agradece mensagens recebidas após as ofensas virem a público. "Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio."

Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Milly Lacombe e Mauro Cezar debatem os destaques da Copa do Mundo do Qatar no Posse de Bola na Copa. Assista ao vivo, todos os dias, a partir das 18h, no UOL Esporte