Topo

A última Copa de Messi e CR7

As principais histórias do último mundial dos melhores jogadores do século

Dono da bandeira de Messi brinca: 'Ronaldo vai ser sempre o segundo melhor'

e Bruno Andrade

Colunista do UOL, em Doha (Qatar)

25/11/2022 07h52

Classificação e Jogos

Uma bandeira. Um salto. Um olhar. Diversos profissionais a fotografar. Uma história e tanto para contar. A Copa do Mundo de 2022 ainda vai na segunda rodada, mas já proporcionou uma das maiores e mais marcantes imagens da competição: Cristiano Ronaldo comemorando com uma bandeira de Lionel Messi ao fundo.

Nada disso teria existido não fosse os irmãos argentinos Leandro e Fede Mansilla. Os torcedores fanáticos do tradicional Banfield foram os responsáveis por levar a faixa em homenagem a Messi na partida de Portugal contra Gana, na última quinta-feira (24), no Stadium 974. Uma iniciativa que, no entanto, não teve como objetivo provocar o craque português.

"A bandeira foi feita exclusivamente para esta Copa no Qatar, numa ideia era representar o nosso amor pela Argentina, por Messi e também pelo Club Atlético Banfield, que é o nosso clube do coração. São as nossas maiores paixões na vida. Somos, acima de tudo, apaixonados pelo futebol argentino", revelou Leandro, de 31 anos, ao UOL Esporte.

"Levar a bandeira para o jogo de Portugal não foi uma provocação, foi uma maneira de mostrar para os nossos amigos e familiares na Argentina que estávamos assistindo de perto o Cristiano Ronaldo. Também de colocar o Banfield em evidência para todo o mundo. Chegamos mais cedo em busca de um local estratégico, e conseguimos", completou.

Ainda durante o aquecimento, antes de a bola rolar, Leandro sentiu que Ronaldo percebeu a presença da faixa do histórico adversário. Vibrar perto dela, depois do pênalti que abriu a vitória portuguesa por 3 a 2, pode ter sido mesmo de propósito.

"Não pensamos que fosse despertar tamanha atenção. A ideia, repito, era mesmo representar a Argentina, o Messi e o Banfield nos estádios no Qatar. No entanto, acredito que o Ronaldo tenha visto a bandeira quando subiu ao campo pela primeira vez. Percebemos ali também que vários jornalistas começaram a olhar e comentar. Nos enche de orgulho ver as nossas cores em todos os jornais e televisões do mundo. Talvez já seja mesmo a grande imagem desta Copa", destacou.

cr7 - Eric Verhoeven/Getty - Eric Verhoeven/Getty
Cristiano Ronaldo comemora gol diante de retrato de Messi na partida entre Portugal e Gana, pela Copa do Mundo
Imagem: Eric Verhoeven/Getty

"Conheço bem a história e o estilo do Cristiano Ronaldo, sabemos que, além de grande jogador, é bastante provocativo. Talvez tenha ido comemorar de propósito perto da bandeira, mas nunca para faltar com respeito a Messi. Pode ter sido apenas uma maneira de dizer 'estou aqui', como costuma fazer sempre, e mostrar que está no mesmo nível de Messi", reforçou.

Leandro e Federico chegaram a Doha no mesmo dia da derrota da Argentina, por 2 a 1, diante da Arábia Saudita. Têm ingressos para os dois próximos duelos dos hermanos: contra México e Polônia. Depois, voltam para Buenos Aires. Precisam trabalhar. Até até, vão cumprindo vários sonhos no Qatar. Ver ao vivo CR7, o "segundo maior de todos", é um deles.

"Comemorei muito o gol de Portugal. Sempre sonhei vibrar com um gol do Ronaldo no estádio. Fiquei muito contente quando ele foi comemorar perto da nossa bandeira, porque senti mesmo que poderia render uma linda foto. Mas nunca imaginei que fosse rolar tanta repercussão. Foi um momento lindo", destacou.

"Sem dúvida alguma e sem qualquer discussão, considero que Lionel Messi é o melhor de todos. É diferente de todos os outros, tem um amor único e especial pelo futebol. Tem uma qualidade impressionante, conseguiu todos os troféus, faltando apenas a Copa. Admiro muito Cristiano Ronaldo, é uma estrela, mas Messi sempre esteve acima dele. Ronaldo é incrível, mas sempre vai ser o segundo melhor do mundo. Messi representa da melhor forma a minha Argentina, por isso eu amo tanto ele", finalizou.