Topo

Bem vindo à Copa das lesões: Brasil demora, mas enfrenta maldição do Qatar

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

24/11/2022 21h00

Classificação e Jogos

A maldição que atingiu as principais seleções da Copa do Mundo até demorou, mas também chegou no Brasil. Apesar de vencer a Sérvia por 2 a 0 na estreia na competição, a seleção deixou o estádio Lusail com Neymar mancando, abatido e como dúvida para a próxima partida do time, marcada para as 13h (de Brasília) da próxima segunda-feira (28), contra a Suíça.

Ele teve uma lesão no tornozelo direito após um choque com o jogador sérvio, chegou a ficar mais 10 minutos em campo, mesmo com as dores, e depois foi para o banco de reservas chorar, enquanto fazia tratamento de gelo no local.

Na saída do estádio, não quis falar com ninguém e agora espera a reação do seu corpo para saber se vai precisar fazer exames de imagem ou não.

Para formar a lista de convocados, Tite só não pôde contar com jogadores que não seriam titulares: Philippe Coutinho, do Aston Villa, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, tiveram lesões que o afastaram da competição. Mas não chegam nem perto do peso que tem Neymar ou das baixas de outras seleções.

O principal jogador da seleção agora se junta uma extensa lista que já tinha nomes de peso. A seleção mais falada é a da França. Benzema machucou nos treinos já no Qatar, assim como Nkunku. Os dois nem entraram em campo, diferentemente de Lucas Hernández, que chegou a estrear, mas foi substituído e cortado por lesão ligamentar. A maldição já tinha atingido o time antes mesmo da viagem para Doha: Kimpembe, Pogba, Kanté, Maignan e Kamara também não tinham condições.

Karim Benzema, da seleção francesa, em treino preparatório para a Copa do Mundo - Glenn Gervot/Icon Sportswire via Getty Images - Glenn Gervot/Icon Sportswire via Getty Images
Benzema, da seleção francesa, em treino para a Copa
Imagem: Glenn Gervot/Icon Sportswire via Getty Images

A Argentina entrou em campo com Lionel Messi longe de suas condições ideias. O craque perdeu treinos por conta de dores no tornozelo e enfrentou a Arábia Saudita com proteção no local, sem conseguir desempenhar o seu melhor futebol. Antes disso, Lo Celso já havia virado baixa por lesão e nem viajou ao Qatar — Nico González e Joaquín Correa também foram desconvocados por contusões.

Tornozelo de Lionel Messi chama a atenção em treino da seleção argentina - Reprodução - Reprodução
Tornozelo de Lionel Messi chama a atenção em treino da seleção argentina
Imagem: Reprodução

Em Portugal, Cristiano Ronaldo começou os treinos com a sua seleção sem poder ir a campo, perdeu amistoso e não conseguiu jogar os 90 minutos na vitória contra Gana. De saída do Manchester United, ele tenta recuperar a condição para ter melhores condições na Copa do Mundo. Diogo Jota já havia ficado fora da lista por lesão na panturrilha.

A Alemanha começou o Mundial sem Timo Werner e Marco Reus, assim como a Holanda não pôde convocar Wijnaldum. A Bélgica ainda tem esperanças, mas já estreou sem poder escalar Lukaku e sofreu contra o Canadá. Senegal não está entre os favoritos, mas perdeu um dos que seriam uma das estrelas da competição: Sadio Mané também foi cortado.

Por fim, a Inglaterra fez a lista de convocados sem Ben Chilwell e Reece James e agora vive a expectativa da situação de Harry Kane. O atacante teve dores no tornozelo, mas conseguiu treinar e deve ter condições de jogo para amanhã contra os Estados Unidos.

Harry Kane, da Inglaterra, em jogo contra o Irã pela Copa do Mundo do Qatar - Visionhaus/Getty Images - Visionhaus/Getty Images
Harry Kane, da Inglaterra, em jogo contra o Irã pela Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Visionhaus/Getty Images

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola