Topo

Copa 2018

Jornais croatas destacam festejos até a madrugada por vice-campeonato

Luka Modric recebe o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2018 - Shaun Botterill/Getty Images
Luka Modric recebe o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2018 Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Da EFE

16/07/2018 07h12

Apesar da derrota da Croácia na final da Copa do Mundo, os jornais do país destacam nesta segunda-feira (16) a comemoração da população até a madrugada pelo vice-campeonato inédito da seleção nacional no torneio.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Na região central de Zagreb, milhares de torcedores se reúnem desde a noite de domingo para receber na tarde desta segunda a delegação que conseguiu o melhor desempenho em Mundiais da pequena nação europeia, que existe apenas desde 1991. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas se concentrem na praça Ban Jelacic, e outros milhares de torcedores estarão no trajeto do time desde o aeroporto.

"Chegamos de Hamburgo (Alemanha) para dizer à nossa seleção que esta prata vale ouro", explicou um croata à emissora de televisão "N1", na manhã desta segunda.

Para facilitar a chegada de cidadãos à comemoração com os jogadores, as passagens de trem ganharam 50% de desconto, enquanto o transporte público e grande parte dos estacionamentos serão de graça hoje na capital do país. As ruas já estão decoradas com bandeiras e mensagens de felicitação.

"Fiquem orgulhosos: são os nossos campeões", "Para nós, a Croácia é a campeã", "Vocês perderam a partida, mas conquistaram o mundo", "Estes são os 22 heróis de todos os tempos", "A Croácia ganhou a prata, mas para nós é ouro" e "Vocês serão nossos heróis para sempre" são algumas das manchetes na imprensa local.

Os jornais dedicam quase todo o conteúdo ao feito da seleção da Croácia na Rússia, principalmente a Luka Modric, eleito o melhor jogador da competição.

"A dor (pela derrota) passará em breve, a memória dos dias de orgulho e glória viverá eternamente", destaca o "Jutarnji list".

Após todo o desfile previsto para esta segunda-feira, a presidente Kolinda Grabar-Kitarovic receberá a delegação no palácio presidencial para condecorar os jogadores e a comissão técnica pelos méritos esportivos e divulgação do país.

Copa 2018