Topo

Copa 2018

Croácia e Suécia são multadas por propaganda irregular na Copa do Mundo

Domagoj Vida, da Croácia, disputa bola com Raheem Sterling, da Inglaterra, durante semifinal da Copa - AP Photo/Alastair Grant
Domagoj Vida, da Croácia, disputa bola com Raheem Sterling, da Inglaterra, durante semifinal da Copa Imagem: AP Photo/Alastair Grant

Do UOL, em São Paulo

13/07/2018 13h06

O Comitê Disciplinar da Fifa divulgou, nesta sexta-feira (13), que Croácia e Suécia foram multadas e advertidas por terem feito propaganda comercial irregular durante jogos da Copa do Mundo da Rússia.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Nos dois casos, as duas seleções terão que pagar 50 mil francos suíços (cerca de R$ 192 mil) por violarem os Regulamentos de Mídia e Marketing e o Regulamento de Equipamentos da Fifa. Porém, a entidade não especificou quem foram os responsáveis pelas infrações.

Os croatas receberam a punição depois quer um membro da equipe “mostrou marca comercial não autorizada no uniforme durante a semifinal contra a Inglaterra”. Na partida, a seleção da Croácia venceu por 2 a 1, na prorrogação, e avançou à final da Copa do Mundo.

O episódio dos suecos foi parecido, mas a Fifa ainda afirmou que já havia alertado a seleção sobre o caso. “Em particular, e, apesar de ter sido previamente solicitado a cessar a atividade que levou à violação e receber uma sanção em 6 de julho de 2018, um membro da equipe nacional sueca (ao contrário de vários jogadores no caso anterior) exibiu marca comercial não autorizada no uniforme durante as quartas de final da Copa do Mundo de 2018, entre Suécia e Inglaterra”, disse a entidade.

Copa 2018